Mato Grosso

Operação Rota do Sertão cumpre mandados contra investigados por tráfico para o Nordeste do País

Published

on

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (Ficco-MT) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (24.1), a segunda fase da Operação Rota do Sertão, para cumprir seis mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão contra um grupo responsável por um esquema de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, adulteração de veículos e crimes ambientais.

O grupo usava o município de Sinop, no Norte de Mato Grosso, como base estratégica para o envio de drogas para o Nordeste, e de cargas de madeira ilegal a estados do Sudeste.

As medidas cautelares, deferidas pelo da 5ª Vara Criminal de Combate ao Crime Organizado de Sinop, foram cumpridas nas cidades de Sinop, Lucas do Rio Verde e Guarantã do Norte e Picos (PI).

Durante as investigações, a equipe da Ficco-MT apreendeu uma carga de cloridrato de cocaína, de aproximadamente 800 quilos, na cidade de Picos, interior do Piauí. A apreensão ocorreu quando o entorpecente era transportada de caminhão para o Porto de Pecém, no estado do Ceará.

A droga foi adquirida na fronteira do Brasil com a Bolívia e levada até um entreposto em Sinop, de onde foi transferida para outra carreta, com cargas lícita de milho, e seguiu para o Nordeste. A prática era elaborada para evitar que um caminhão suspeito, recém-chegado da fronteira, fosse interceptado durante o deslocamento para outras regiões do país.

Leia mais:   Tolerância Zero derruba criminalidade, fortalece Sistema Prisional e reforça segurança pública em MT

As investigações também mostraram que o grupo estava envolvido com o transporte de madeira ilegal para estados do Sudeste. Em uma das abordagens, em Goiânia, foi apreendida uma carga de madeira sem documentação regular, o que caracterizou crime ambiental e somou mais uma acusação às atividades ilícitas da organização criminosa.

Veículos clonados

O grupo investigado tinha como estratégia fazer o transporte das cargas ilícitas em caminhões clonados, a fim de minimizar prejuízos em caso de uma eventual apreensão das cargas.

A Ficco identificou que um veículo com restrição de roubo foi desmontado em uma oficina na cidade de Sorriso e seria usado para transportar as peças a outro caminhão do grupo investigado. Na ocasião, as equipes da Ficco apreenderam o veículo e o responsável pelo estabelecimento foi preso em flagrante.

Para esconder o fluxo de dinheiro e os bens adquiridos, o grupo criminoso criava empresas de fachada, registradas em nome de terceiros, conhecidos como “laranjas”.

A investigação apurou ainda que as empresas têm uma frota de 22 caminhões, cujas sedes estavam localizadas na residência dos investigados ou em terrenos baldios.

Leia mais:   Sema habilita Nova Ubiratã e Santa Rita do Trivelato para emissão de licenças e fiscalização ambientais

Rota do Sertão

Na 1ª fase da Operação Rota do Sertão, deflagrada em 31 de outubro do ano passado, foram presos temporariamente dois investigados e cumpridos 6 mandados de busca domiciliar, além do sequestro de 26 veículos nos municípios de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte e Tapurah.

A Ficco-MT é uma força integrada composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, e tem por objetivo realizar a atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado no estado de Mato Grosso.

As investigações contaram com apoio da Delegacia da Polícia Federal de Sinop; Delegacias da Polícia Civil de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte e Tapurah; Polícia Militar de Sinop e de Nobres e Polícia Rodoviária de Sorriso.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Programa SER Família Capacita forma mais nove turmas em cursos profissionalizantes gratuitos

Published

on

Mais 124 alunos celebraram a conclusão de cursos profissionalizantes ofertados pelo Programa SER Família Capacita, realizado pelo Governo de Mato Grosso.

A cerimônia de formatura, realizada nesta sexta-feira (18.7), marcou a conquista de novos caminhos para os formandos, que agora estão prontos para ingressar ou se reposicionar no mercado de trabalho.

Idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, o programa é gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT).

Foram formadas turmas nos cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Contábil Financeiro, Eletricista de Instalações Prediais, Operador de Computador e Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial.


Foto: João Reis | Setasc-MT

Durante a cerimônia, o secretário adjunto de Cidadania da Setasc, Emerson Toledo, destacou a importância da iniciativa para a transformação social e econômica dos participantes.

“Hoje é um momento de alegria, pois celebramos a formatura de nove turmas certificadas pelo Senai, nosso parceiro técnico. Esse é um sonho idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, com apoio do governador Mauro Mendes e sob liderança do nosso secretário Klebson Gomes. Já alcançamos 138 municípios e formamos mais de 1.300 turmas. Estamos prestes a atingir 50 mil vagas ofertadas. Isso é o Governo de Mato Grosso enfrentando a vulnerabilidade social com qualificação e oportunidade”, afirmou Emerson.

Um dos formandos, Edinelson Romero, concluiu o curso de Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial e afirmou que, no início, a sua motivação foi a necessidade da família.

Leia mais:   SES promove capacitação sobre gestão de emergências em saúde


Foto: João Reis | Setasc-MT

“A manutenção de equipamentos de refrigeração tem um custo elevado, então decidi aprender para fazer os serviços preventivos em casa. Foram dois meses muito proveitosos, com um professor dedicado, que compartilhou toda sua experiência. Tivemos aulas práticas, visitas ao CRAS, tudo isso agregou muito”, destacou.

O formando também revelou seus planos para o futuro e celebrou a importância da qualificação.

“Agora, a ideia é fazer uma parceria com colegas do curso. Um já tem o local, eu tenho algumas ferramentas, vamos adquirir o restante e começar a trabalhar. O mercado é amplo e o calor está chegando, então a oportunidade está aí. Sou muito grato ao Programa SER Família Capacita. Eu até procurei um curso pago no Senai, mas fui contemplado pelo programa, que veio na hora certa para mim e para tantos outros”, concluiu Edinelson.

A formanda Thaline Alves, que concluiu o curso de Assistente Administrativo, já está empregada na área e afirma que a capacitação foi fundamental para sua recolocação profissional.


Thaline à direita com sua colega de turma, Nathalia Amorim. Foto: João Reis | Setasc-MT
“O curso me ajudou muito a rever conteúdos e me atualizar. Hoje já estou trabalhando na área e, sem dúvidas, isso fez a diferença no meu processo de contratação. O mercado está cada vez mais exigente e a gente precisa se capacitar constantemente. Para quem está indeciso, eu diria: não perca tempo. Aprender nunca é demais”, incentivou.

Leia mais:   Tolerância Zero derruba criminalidade, fortalece Sistema Prisional e reforça segurança pública em MT

Ela também destacou o impacto social da iniciativa.

“O Programa SER Família Capacita é de grande reconhecimento porque atende justamente quem mais precisa. A gente aprende muito em poucos meses, e sem precisar pagar por isso. Um curso desses custaria caro em instituições privadas. O programa ajuda quem quer crescer”, completou Thaline.

O diretor regional do Senai-MT, Carlos Braguini, ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado e o impacto do programa em Mato Grosso.

“Hoje celebramos a formatura de 120 alunos pelo Programa SER Família Capacita, que reflete uma parceria sólida entre o Governo do Estado e o Senai. Já qualificamos quase 30 mil pessoas em 139 municípios e estamos próximos de alcançar 50 mil. Essa união fortalece as estratégias para oferecer oportunidades reais de emprego, empreendedorismo e desenvolvimento para a população mato-grossense. Parabenizo o Governo do Estado por essa iniciativa que tem transformado vidas em todo o estado”, concluiu.


Foto: João Reis | Setasc-MT

O Programa SER Família Capacita faz parte das ações sociais do Governo de Mato Grosso e tem como objetivo oferecer qualificação gratuita e de qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Por meio da parceria com o Senai, o programa garante formação profissional em diversas áreas, ampliando as chances de empregabilidade e inclusão produtiva dos beneficiários.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas

Published

on

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou, de segunda a sexta-feira (14 a 18.7), em Peixoto de Azevedo, uma capacitação sobre epidemiologia, taxonomia, morfofisiologia, identificação e controle de escorpiões e aranhas para os profissionais da Vigilância em Saúde de 11 municípios atendidos pelos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) de Peixoto de Azevedo e Colíder.

Participaram técnicos dos municípios de Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Matupá, Novo Mundo, Terra Nova do Norte, Colíder, Itaúba, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita e Nova Santa Helena.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, Marlene Barros, o treinamento tem 40 horas de duração, com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância e o controle desses animais, além de ampliar o conhecimento técnico das equipes, contribuindo diretamente para a prevenção de acidentes e o monitoramento ambiental.

“A ação integra um esforço contínuo da coordenadoria para qualificar os técnicos da área. Assim conseguimos promover uma atuação mais eficaz na proteção da saúde pública em relação aos riscos causados por animais peçonhentos em Mato Grosso”, destacou.

Leia mais:   SES promove capacitação sobre gestão de emergências em saúde

Os biólogos Márcia Alves Brito e João Sansão Maciel, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, foram os servidores que ministraram a capacitação.

“O treinamento teve ainda atividade prática, em que os profissionais identificam os locais desses animais e também como os coletar de maneira correta”, explicou a coordenadora.

Os profissionais dos municípios de Sinop, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera já receberam o mesmo treinamento ao longo do ano.

“Nos próximos meses, as regiões de Tangará da Serra e de Diamantino serão contempladas com a capacitação para também intensificarem a prevenção de acidentes envolvendo animais peçonhentos.”

A coordenadora reforça a importância do planejamento antecipado por parte dos municípios para a intensificação das ações de prevenção e controle de acidentes com animais peçonhentos, especialmente escorpiões, nos períodos de maior risco.

“Durante o período de queimadas, que se intensifica nos meses mais secos do ano, a destruição do habitat natural dos animais peçonhentos, como escorpiões, serpentes e aranhas, favorece o deslocamento deles para áreas urbanas em busca de abrigo e alimento, aumentando o risco de acidentes, especialmente em áreas periféricas e com acúmulo de entulho ou vegetação”, afirmou Marlene.

Leia mais:   Vigia Mais MT auxilia na recuperação de caminhonete furtada avaliada em R$ 300 mil

Já no período chuvoso, ocorre o alagamento de tocas e ninhos, forçando a migração desses animais para ambientes secos, como residências e edificações públicas, além de favorecer o aumento da população de insetos, que são presas naturais de escorpiões.

Por isso, a SES-MT recomenda que as Secretarias Municipais de Saúde realizem campanhas de orientação à população sobre medidas preventivas – como a vedação de ralos, frestas e vãos em residências –, intensifiquem as vistorias, promovam mutirões de limpeza, atualizem os estoques de soro antiveneno e façam a notificação imediata de acidentes.

O planejamento integrado entre as equipes de Vigilância Ambiental, Atenção Básica e Serviços de Urgência e Emergência é essencial para reduzir a ocorrência e a gravidade dos acidentes.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana