Cáceres e Região

Operação Lei Seca em Cáceres resulta em nove prisões por embriaguez ao volante e 74 autuações

Published

on

Reprodução

Joner Campos I Cáceres Noticias

A 14ª edição da Operação Integrada Lei Seca, realizada na noite de sexta-feira (11) na Rua dos Colibris, bairro Cidade Alta, em Cáceres, resultou em nove prisões em flagrante por crime de embriaguez ao volante. A ação, que teve início às 22h, mobilizou diversos órgãos de segurança e trânsito do estado e do município.

A operação integrada contou com a participação de 22 policiais militares, três bombeiros militares, oito agentes do Detran, cinco da Coordenadoria Executiva de Trânsito, 15 policiais civis, quatro policiais penais, um profissional da Politec e dois representantes do Socioeducativo.

Durante a blitz, foram realizados 123 testes de alcoolemia, que culminaram em seis prisões por embriaguez comprovada através do etilômetro (bafômetro) e outras três prisões por embriaguez constatada por termo de constatação.

Além das prisões por embriaguez, a operação registrou um total de 74 autos de infração de trânsito (AIT), distribuídos da seguinte forma:

Art. 165 CTB: 17 autuações por conduzir veículo sob efeito de álcool.
Art. 165-A CTB: 4 autuações por recusar-se a realizar o teste de alcoolemia.
Art. 162, I CTB: 16 autuações por conduzir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Art. 230, V CTB: 22 autuações por conduzir veículo sem registro ou não licenciado.
Outras infrações: 15 autuações diversas.

Leia mais:   Funcionário de empresa terceirizada morre após andaime e pilar desabarem em fazenda em Cáceres

Ao longo da operação, 115 veículos foram fiscalizados, sendo que 27 deles foram removidos ao pátio, incluindo 14 carros e 13 motocicletas. Um total de 35 veículos foram autuados por diversas irregularidades.

A Operação Integrada Lei Seca tem como objetivo principal coibir a condução de veículos sob a influência de álcool e outras substâncias psicoativas, além de fiscalizar outras irregularidades de trânsito, visando garantir a segurança viária em Cáceres. A expressiva quantidade de prisões e autuações demonstra a importância e a efetividade dessas ações preventivas.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

TOLERÂNCIA ZERO – Mato Grosso reduz em 87% o índice de roubo de veículos nos últimos 10 anos

Published

on

Willian Silva | Sesp-MT

Mato Grosso apresentou redução de 87% no roubo de veículos nos últimos dez anos, em uma comparação entre os primeiros seis meses de 2015 e de 2025, conforme balanço do programa Tolerância Zero contra as facções criminosas. De acordo com os dados do Observatório de Segurança Pública (OBS), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), os registros caíram de 1.948, em 2015, para 246, em 2025, na análise estatística dos dois períodos.

A análise mostra, ainda, que o índice de furto de veículos também apresentou queda de 53%. De 1.817 registros no primeiro semestre de 2015, despencou para 863 nos primeiros seis meses deste ano, ou seja, 954 veículos furtados a menos nos primeiros seis meses de 2025.Ao comparar o primeiro semestre de 2019 com o mesmo período de 2025, os dados mostram que os índices se mantiveram em queda. De 2019 para 2025, por exemplo, a redução foi maior ainda, de 77%. O número de furto de veículos caiu de 1.074, em 2019, para 246 no primeiro semestre de 2025.

Leia mais:   ACESSO PROIBIDO - Nem onça assusta: oito ignoram interdição e se arriscam na Praia do Daveron, em Cáceres

Para o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, a redução de roubo e furto de veículos é mais um exemplo do compromisso do Governo de Mato Grosso de reprimir todas as modalidades de violência e levar cada vez mais segurança à população.

“Nossos valorosos policiais, civis e militares, estão nas ruas empenhados no enfrentamento às facções criminosas. Desde 2019, o governador Mauro Mendes tem feito grandes investimentos em todas as áreas da Segurança Pública, e os índices criminais, como os cidadãos podem ver, reduzem ano a ano. Estamos mais protegidos e trabalhamos para que essa sensação de segurança se torne maior”, avaliou.

Roveri também destacou que o programa Tolerância Zero veio para intensificar o trabalho das forças de segurança. “Além de aumentar as ações de repressão às facções com operações ostensivas e reforçar a segurança nos presídios, a Tolerância Zero criou um importante canal de comunicação com a sociedade, com o Disque Extorsão”, apontou. O canal do Disque Extorsão é o 181, número por meio do qual, com garantia de sigilo de identidade e telefone, os cidadãos podem denunciar crimes praticados por facções e todas as modalidades de violência.

       O programa Tolerância Zero às Facções Criminosas foi lançado em 25 de novembro de 2024, em um pacote de medidas integradas que intensificou as ações das forças de segurança para combater todos os tipos de crimes e para a proteção e a defesa do cidadão de Mato Grosso. Dentro do programa, houve também o desmembramento dos sistemas Prisional e Socioeducativo da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), que passaram a integrar a nova Secretaria de Justiça (Sejus).
Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Polícia Civil deflagra operação para cumprir mandados dentro de presídios de Mato Grosso

Published

on

Karina Cabral | Polícia Civil – MT

A Polícia Civil, por meio da Gerência de Polinter e Capturas (Gepol) deflagrou nesta sexta-feira (18.7) a Operação Encarcerados, para cumprir 11 mandados de prisão contra procurados pela Justiça dentro dos presídios de Mato Grosso. Foram cumpridos mandados na Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, na Penitenciária Central do Estado (PCE), na Cadeia Pública de Alta Floresta e na Cadeia Pública de Cáceres.

Em decorrências de inquéritos instaurados pela Polícia Civil, esses criminosos tiveram prisões decretadas por vários crimes, como homicídio, estelionato, tráfico, coação e roubo. A delegada da Polinter, Sílvia de Siqueira, destaca que um dos trabalhos realizados pela Delegacia de Capturas é a busca por pessoas procuradas pela Justiça que foram condenadas, ou tiveram mandado de prisão preventiva decretados no curso do processo.

“As equipes fazem os levantamentos com o intuito de identificar e localizar o paradeiro de foragidos da Justiça, que praticaram os mais variados crimes. Esses criminosos são alvos da Gepol, que trabalha incansavelmente para cumprimento da missão”, reforça a delegada.O cumprimento das ordens de prisão faz com que criminosos que tenham pendências com justiça, e que já estejam cumprindo penas em unidades prisionais, não recebam o benefício da liberdade condicional e se mantenham recolhidos à prisão.

Leia mais:   Funcionário de empresa terceirizada morre após andaime e pilar desabarem em fazenda em Cáceres
Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana