Destaque
Operação Inativados cumpre sete mandados contra investigados por tráfico em Poconé
A Delegacia da Polícia Civil de Poconé deflagrou, nesta terça-feira (03.12), a Operação Inativados para cumprir prisões preventivas e buscas contra investigados que, mesmo presos, comandavam o tráfico de drogas no município.
Foram cumpridos três mandados de prisão e quatro de buscas. Com apoio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e da Delegacia Regional de Cáceres foram efetuadas duas prisões e três buscas em unidades prisionais nas cidades de Várzea Grande e Cáceres.
A operação é resultado de um inquérito policial da Delegacia de Poconé para apurar os crimes de associação para o tráfico e tráfico de drogas no município pantaneiro.
A investigação apontou que, mesmo da prisão, os criminosos continuavam comandando a venda de drogas, cooptando pessoas na cidade para ‘ativá-las’ no crime e instalando bocas de fumo em Poconé.
O delegado de Poconé, Eduardo Ribeiro, destaca que a operação é uma medida para remover aparelhos celulares das celas dos investigados e, com isso, diminuir a criminalidade fora dela, ao cortar o contato dos criminosos.
Foram presos preventivamente três investigados – um em Poconé, um em Várzea Grande e outro em Cáceres.
Os presos passarão por audiência de custódia nas respectivas comarcas e as investigações continuarão.
Fonte: Governo MT – MT
Cáceres e Região
Inundado pela chuva, município de Rio Branco entra em situação de emergência e calamidade pública
G1/MT
Prefeitura de Rio Branco, a 367 km de Cuiabá, decretou situação de emergência e calamidade pública após as chuvas que atingiram o município nesta semana. O decreto publicado nesta terça-feira (14) vale por 180 dias e autoriza ações emergenciais para atender a população.
O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução, além da realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.
Por fim, o documento informa que “ficam dispensadas de licitações as aquisições dos bens necessários ao atendimento da situação de emergência ou do estado de calamidade pública e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias, contado da data de ocorrência da emergência ou da calamidade, vedada recontratação de empresas e a prorrogação dos contratos”.
Temporal
As fortes chuvas que atingem causaram alagamentos e enchentes nos municípios de Rio Branco e Salto do Céu, a 361 km e 383 km de Cuiabá respectivamente. Imagens aéreas registradas nesta terça-feira (14) mostram a força da água na região.
Salto do Céu e Rio Branco são cidades próximas, separadas por uma distância de cerca de 10 km. Ao g1, a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros de Cáceres, a 220 km de Cuiabá informaram que equipes estão em deslocamento para ajudar nas buscas e socorro de moradores.
Na sexta-feira (10), a Prefeitura de Rio Branco publicou uma nota em que informava o reforço de ações do Plano de Contingência para enfrentar possíveis enchentes provocadas pelas chuvas e pela oscilação do nível do Rio Acre e dos igarapés.
Cabeça d’água alaga ruas em Salto do Céu (MT)
Em Salto do Céu, moradores foram surpreendidos por uma cabeça d’água na cachoeira central da cidade. O fenômeno foi registrado nessa terça-feira (14) . A cabeça d’água é resultado da chuva em uma área específica do rio ou cachoeira, que faz com que o nível da água suba de forma repentina, reforçando a correnteza.
Também na terça (14), um ponte desmoronou sobre o Rio Branco, que transbordou com o volume da água, nesta terça-feira (14), em Salto do Céu. Vídeos registrados por moradores da região mostram o momento em que a força da água destrói o local.
Cáceres e Região
Instalação de câmeras na Presidência promove mais transparência aos atos da Câmara de Cáceres
Sec. Imprensa – CMC
Visando dar o máximo de transparência e probidade aos atos e processos do Legislativo, o presidente da Câmara de Cáceres, Flávio Negação, determinou a instalação de câmeras de monitoramento e segurança para gravação de áudio e vídeo no Gabinete e na antessala da Presidência do órgão.
A determinação se dá pela portaria 021/2025, publicada na edição desta terça-feira (14/01) do Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso.
Conforme a presidência, para além da questão da segurança, a medida reforça a política de transparência da casa legislativa que nos últimos anos tem ganhado notoriedade no Estado por esse trabalho.
Os exemplos mais recentes dessa política foram as conquistas dos selos Ouro e Diamante de qualidade de transparência, nos anos 2023 e 2024, respectivamente. A certificação foi conferida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e coloca a Câmara de Cáceres como a segunda mais transparente do Estado, entre as 141 analisadas.
“A instalação da câmera de monitoramento na Presidência significa 100% de transparência. O sigilo é exceção, a transparência é a regra. Assuntos particulares, como de famílias e assuntos pessoais são tratados fora da Câmara. O que tratamos no Legislativo são políticas públicas”, afirma o Segundo Secretário da Mesa Diretora, vereador Cézare Pastorello.
A portaria detalha ainda que a medida possui o “condão de auxiliar a gestão administrativa no controle da execução das atividades laborais da equipe, bem como do fluxo de pessoas e material dentro do gabinete e antessala da Presidência”.
Marcio Camilo
Câmara Municipal de Cáceres
-
Cáceres e Região7 dias ago
Grupo Juba apoia possível vinda da Havan e reforça compromisso com o crescimento de Cáceres e recebe Luciano Hang
-
Destaque6 dias ago
Processo seletivo para bombeiros temporários tem mais de 7 mil inscritos
-
Cáceres e Região6 dias ago
Faustino Marinho Natal, do Kaskata Flutuante, morre aos 44 anos
-
Cáceres e Região7 dias ago
Polícia apreende menor identificado como autor de homicídio em Mirassol d’Oeste
-
Destaque6 dias ago
MPU publica edital com 152 vagas e salários de até R$ 13,9 mil
-
Cáceres e Região5 dias ago
Castigadas pelo sol, capivaras no Pantanal ficaram louras em 2024
-
Carros e Motos5 dias ago
Detran-MT alerta que vídeo sobre novas categorias da CNH traz informações falsas
-
Estadual7 dias ago
Deputados aprovam projeto que aumenta rigor na fiscalização nos presídios de MT