Cáceres e Região

O impacto invisível do feminicídio: 80 crianças ficaram órfãs em Mato Grosso apenas neste ano

Published

on

Nickolly Vilela | Muvuca Popular

Entre os números frios da violência contra a mulher em Mato Grosso, há uma estatística que revela o alcance silencioso do feminicídio: pelo menos 80 crianças ficaram órfãs apenas em 2025. O dado é do Observatório Caliandra e mostra que, por trás de cada mulher morta, há uma família desfeita e um ciclo de dor que atravessa gerações.

A defensora pública Rosana Leite, referência no enfrentamento à violência de gênero no estado, explica que os efeitos do feminicídio vão muito além da perda imediata. “Grande parte das pessoas presas que conheci vivenciaram violência contra a mulher na infância. Viram a mãe sendo agredida e muitas foram vítimas de violência sexual. Essa violência se perpetua e deságua na sociedade”, afirmou.

Rosana ressalta que o impacto desse tipo de crime é social e estrutural, e que o Estado ainda não consegue oferecer suporte integral a essas crianças. Embora o atendimento direto às vítimas indiretas filhos e familiares seja responsabilidade do Poder Executivo, a Defensoria Pública tem atuado para garantir acompanhamento jurídico e assistência.

Leia mais:   CPI das Obras – Câmara adia para próxima semana votação de requerimento que prevê oitiva de citados em aberto ao público

“Existe uma norma federal que prevê o pagamento de auxílio financeiro a órfãos de vítimas de feminicídio, uma medida que consideramos o mínimo de amparo”, explica. Em Cuiabá, cerca de 19 crianças e adolescentes recebem atualmente o benefício, criado em 2019. “Não traz a mãe de volta, mas é um alento para garantir um pouco de qualidade de vida”, complementou a defensora.

Para Rosana, o maior desafio ainda é romper o silêncio. Muitas mulheres vivem sob ameaça e não buscam ajuda por medo de represálias ou descrédito. “A violência doméstica é crime, e o poder público é quem deve enfrentá-la. O maior desafio da sociedade é dar crédito à palavra das mulheres. Fomos desacreditadas por muito tempo. Hoje, quando se fala em violência, não deve haver dúvida sobre quem é a vítima e quem é o agressor, porque as estatísticas mostram isso com clareza”, destacou.

Mesmo diante dos avanços legais, a defensora reconhece que a rede de proteção ainda é frágil. “Falta fortalecimento dos órgãos que fazem parte desse atendimento. A violência contra a mulher é complexa e atinge diversas áreas da vida, então é preciso que o poder público como um todo atue de forma efetiva e integrada”, concluiu.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Justiça Eleitoral realiza mutirão de cadastramento biométrico na sexta-feira e sábado em Cáceres

Published

on

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

 

A Justiça Eleitoral, em Cáceres, realiza nesta sexta-feira e sábado (14 e 15 de novembro) o mutirão denominado “Dia E”. A força tarefa coordenada pela 6ª Zona Eleitoral, tem por objetivo a realização de cadastramento biométrico de eleitores do distrito do Caramujo, na sexta-feira (14), e no sábado (15), eleitores da sede do município, no Jubão, em Cáceres.

 

A meta, de acordo com o juiz eleitoral da 6ª zona, Antônio Carlos Pereira de Souza Júnior, será cadastrar cerca de 700 eleitores no distrito do Caramujo, localidade com maior número de votantes ainda sem biometria, no município. O número de eleitores de Cáceres é de 60.753. A Justiça Eleitoral estima que desse total existe cerca de 4 mil eleitores sem biometria.

 

A realização da coleta biométrica é rápida, conforme a Justiça Eleitoral, dura em média de 10 minutos.

 

Observa ainda que o eleitor que fizer a regularização cadastral e que, por ventura, tiver alguma multa por esse motivo, será isento do pagamento.  Além de cerca de 4 mil eleitores que ainda não dispõe de biometria, o município conta com cerca de 2.600 eleitores com títulos cancelados por não terem votado nas últimas eleições.

 

No distrito do Caramujo, o mutirão será realizado das 8h às 14h na Unidade de Saúde de Familiar. E, no Jubão, em Cáceres, também das 8h às 14 horas. Além da coleta biométrica, durante a ação também serão realizados alistamento eleitoral; transferência de domicílio; atualização de dados e regularização de cadastros eleitorais.

 

A não regularização eleitoral pode acarretar problemas no CPF, junto ao INSS, bolsa família e empréstimos bancários. Além de não pode obter o passaporte e a carteira de identidade, não pode se inscrever em concurso ou prova para ocupar cargo ou função pública.

 

   “O Dia ‘E’ representa um esforço coletivo que demonstra o compromisso da Justiça Eleitoral com uma eleição transparente, rápida, segura e confiável. A iniciativa integra o plano “Biometria 100%”, que busca elevar a cobertura biométrica do estado de 90,8% para 98% ainda em 2025. O prazo final para qualquer alteração no cadastro, incluindo a biometria, encerra em 6 de maio de 2026.

 

Comentários Facebook
Leia mais:   Justiça Eleitoral realiza mutirão de cadastramento biométrico na sexta-feira e sábado em Cáceres
Continue Reading

Cáceres e Região

Desenvolve MT leva soluções de crédito durante evento empresarial em Cáceres

Published

on

Entidade apresentou opções de financiamento, fortalecendo o ambiente de negócios na região

Ana Frutuoso

Apresentação de linhas de crédito no 4º Workshop de Licenciamento Redesim
Crédito –
Divulgação

A Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso está presente no 4º Workshop de Licenciamento Redesim que acontece nesta quinta-feira (13.11), levando soluções de crédito aos empreendedores, no município de Cáceres. O evento reuniu empresários, especialistas e representantes de órgãos públicos e teve como objetivo debater e alinhar práticas que facilitem a abertura e a regularização de empresas.

O workshop contou com diversas palestras sobre temas como viabilidade locacional, fiscalização e notificação, além da racionalização e automação do fluxo de formalização empresarial como forma de aumento de renda. O gerente de Fomento da Desenvolve MT, Laerte Guimarães dos Santos, apresentou as opções de crédito disponíveis e destacou a importância de dar atenção a todos os perfis de empreendedores.

Segundo o secretário de Desenvolvimento de Cáceres, Wilson Massahiro Kishi, a participação do órgão de apoio ao empreendedorismo é essencial para que o evento cumpra seu objetivo.

Leia mais:   Porto Esperidião: Gefron apreende 48 tabletes de cocaína e causa prejuízo de R$ 864 mil às facções criminosas

“O workshop tem uma relevância muito grande para quem quer empreender ou já está empreendendo. É uma oportunidade de conhecer as melhores práticas para o licenciamento no setor público e para a aplicação da Lei de Liberdade Econômica, além de conhecer as linhas de crédito da Desenvolve MT, que oferecem mecanismos financeiros acessíveis aos empresários, melhorando seus estabelecimentos e gerando empregos”, reforçou Wilson.

O espaço de aprendizado contribui para a padronização dos procedimentos legais de licenciamento e para a melhoria do ambiente de negócios, não apenas para os moradores da cidade de Cáceres, mas também para aqueles que estiveram presentes das regiões de Araputanga, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.

Além das palestras, no 4º Workshop de Licenciamento Redesim, a Desenvolve MT oferece atendimento consultivo, no qual os empreendedores podem tirar dúvidas sobre as linhas de crédito disponíveis. A iniciativa reforça o compromisso da agência em estar próxima dos empresários, promovendo o acesso ao crédito e contribuindo para o fortalecimento do ambiente de negócios no interior de Mato Grosso.

Leia mais:   Justiça Eleitoral realiza mutirão de cadastramento biométrico na sexta-feira e sábado em Cáceres
Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana