conecte-se conosco


Esportes

O embate estratégico de Cuiabá Arsenal versus Corinthians Steamrollers

Publicado

Técnicos não entregam o jogo, mas as estatísticas não mentem

O confronto entre Cuiabá Arsenal e Corinthians Steamrollers está com data marcada para dia 9 de julho, dentro da Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), pela abertura do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, a Superliga Nacional. E, apesar de ambas ostentarem títulos nacionais e terem mais de 10 anos de existência, o jogo só será decidido entre as sidelines. E os clubes tem adotado táticas de ataque diferentes na temporada, um corre e outro passa para touchdown.

Nos estaduais, Arsenal venceu cinco jogos no mato-grossense, marcou 275 pontos, levou 63 e garantiu o título invicto. Enquanto o Corinthians ganhou duas partidas no paulista, perdeu uma, fez 67 pontos e sofreu 59. O estadual paulista ainda não terminou. No entanto, nas estatísticas, 43,7% dos pontos dos cuiabanos foram de corridas, 24% de passes, 12,4% de pontos extras (XPs) e 19,9% de field goals (FGs), safetys, fumbles, interceptações e retornos de punt. Já os paulistas tiveram 52% de passes, 44% de corridas e 4% de XPs e FGs.

Para o técnico principal do Cuiabá Arsenal, o norte-americano Kenneth Joshen, a equipe tem realmente emplacado mais touchdowns com corridas e o ponto forte da defesa é também parar esse tipo de tática. Até pela prática de treinar contra um ataque que faz uso de um play book de jogadas terrestres. Segundo ele, Arsenal sabe fazer e defender jogo aéreo e implantou variações para garantir isso. Apenas as corridas foram as cartas que deram certo contra rivais regionais.

O técnico principal do Corinthians Steamrollers, Fábio Marin Junior, um paulista de 33 anos, formado em Gastronomia com pós em Gestão Estratégica de Negócios, ex-cornerback (2010/11) e cabeça da comissão técnica desde 2008, a melhor estratégia é saber usar as peças disponíveis no tabuleiro. Segundo ele, que esteve presente na entrega da camiseta do Steamrollers para o Hall da Fama do New England Patriots, para saber usar, antes é preciso extrair o melhor de cada.

“Minha estratégia preferida é aquela que encaixa melhor com o material humano disponível no momento da disputa. É preciso encontrar e aplicar, também de acordo com as características de cada adversário, o que trará melhores resultados aos atletas de forma individual e coletiva. Ao invés de tentar forçar sobre eles um outro estratagema somente por gosto pessoal”, avalia o head coach, Fábio Marin Junior.

Trama

O Cuiabá Arsenal veste dois títulos de campeão brasileiro (2010 /2012), dois de estaduais mato-grossenses (2015 /2016) e alguns de torneios menores, mas não menos sérios, como Pantanal Bowl I (2007), Capital Bowl II (2008), Sorocaba Bowl I (2008) e Pantanal Bowl III (2009). E o Steamrollers, traduzido rolo compressor, bi-brasileiro (2011 /2012), quatro estaduais paulistas (2011/12/13 e 14) e campeão latino americano do Torneio Guerrero de Los Andes (2014).

“São equipes tradicionais da bola oval tupiniquim. O Arsenal iniciou como brincadeira em 2002 e virou pessoa jurídica em 2006, a Associação Atlética Cuiabá Arsenal. Atualmente com 14 anos de futebol americano e 10 de clube. História que nos deu a bagagem cultural capaz de realizar partidas com excelência técnica e espetáculos de atrair grande público. E, quanto a estratégia em campo, somos aptos a surpreender”, diz Paulo Cesar Machado, presidente da instituição.

O time paulista foi iniciado com o nome de Diadema Devils em 2004. Designação alterada para Steamrollers Devils em 2005. Com nova modificação para Diadema Steamrollers em 2006. Até se criar a pessoa jurídica intitulada Associação Esportiva Steamrollers em 2008. Mesmo ano em que firmaram parceria com o clube de futebol, Sport Club Corinthians Paulista. E, desde então, sem trocar a razão social de 2008, adotaram a alcunha de Corinthians Steamrollers.

“Temos 12 anos de futebol americano e oito anos de clube. E já tivemos a maior sequência de vitórias do Brasil, com 39 jogos vencidos consecutivamente. Atualmente estamos com um roster de atletas novos, mas ainda temos alguns dos veteranos que fizeram parte dessa história. E continuamos na briga pelo título do campeonato estadual paulista deste ano. Com duas vitórias e uma derrota. No caminho para mais um título”, comenta Ricardo Trigo, presidente.

Conferências

O Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, oficialmente Superliga Nacional, a Série A da modalidade, organizou, 31 times de 16 unidades federativas mais Distrito Federal, em quatro Conferências (Nordeste, Leste, Oeste e Sul). Conferências com cerca de oito equipes cada e ainda subdivididas em dois grupos. A Nordeste terá os grupos A e B, a Leste terá C e D, a Oeste fica com E e F e a Sul com G e H. O Arsenal está no Grupo E e o Steamrollers no Grupo F.

Junior Martins / assessoria

Comentários Facebook
Leia mais:   Cuiabá sobe para a série A pela primeira vez e rede hoteleira prevê movimento no setor após o fim da pandemia

Campeonato Brasileiro de Futebol

Cuiabá sobe para a série A pela primeira vez e rede hoteleira prevê movimento no setor após o fim da pandemia

Publicado

G1 MT

A ascensão do Cuiabá Esporte Clube para a série A do campeonato brasileiro pela primeira vez e um possível fim da pandemia com a chegada das vacinas podem reaquecer o turismo na capital e na rede hoteleira a partir deste ano.

Apesar de ter pedido o jogo por 3 a 1, o Cuiabá subiu para a série A, porque o CSA empatou com o Brasil – RS numa partida realizada um pouco antes.

A diretora de marketing da rede de Hotéis Mato Grosso, Adriana Aires, disse que o grupo está otimista com essa nova fase do time no estado.

“Isso representa mais jogos na nossa capital e mais movimento em toda rede hoteleira, aquecendo a economia e os negócios”, ressaltou. No entanto, ainda não é possível fazer uma estimativa precisa do impacto financeiro para o turismo.

Além disso, ela destaca que com a imunização da população por meio da vacina, consequentemente, chegará também o fim da pandemia e um movimento maior na capital.

“O Cuiabá poderá jogar contra grandes times brasileiros que têm torcidas fortes em todo o estado. Isso fará com que os torcedores do interior tenham a oportunidade de ver seus times atuando ao vivo e aproveitarem para passear pela Baixada Cuiabana. Além disso, torcidas organizadas de todo o país também podem vir para a capital”, explicou.

Em relação à recuperação do turismo neste ano, Jefferson vê com cautela a movimentação dos turistas. Para ele, esta retomada será gradual e os números só melhorarão significativamente em 2022.

“Temos uma campanha de vacinação em andamento, mas não sabemos quando ela será finalizada. Ainda vivemos uma pandemia e precisamos tomar todos os cuidados. Não acredito em um novo lockdown, mas em algumas restrições que visam preservar a saúde da população. Por isso, 2021 será um ano melhor que o anterior, mas ainda não retornaremos à movimentação que tínhamos pré-pandemia”, ressaltou.

Cuiabá Esporte Clube

De 2006 a 2008 por falta de recursos, o Cuiabá anunciou o licenciamento de suas atividades. Em 2009, o time retornou ao cenário do futebol disputando a segunda divisão e conquistando o vice-campeonato. Em 2003, ganhou o primeiro título do campeonato mato-grossense.

Já em 2014, o Cuiabá foi a final novamente, dessa vez contra o recém-promovido para a série B, Luverdense. As duas partidas foram vencidas pelo Dourado por 1 x 0.

Desde então, a equipe tem trabalhado para levar o tima à elite do futebol.

Neste ano, conquistando o 3° lugar no Brasileirão série B, o Dourado disputará o campeonato Brasileiro série A.

Faz 35 anos que Mato Grosso não tem sequer um representante na primeira divisão nacional. A última vez que isso aconteceu foi em 1986, com o Operário.

Comentários Facebook
Continue lendo

Destaque

Falha no pagamento de 4,3 mil contratados da Seduc é identificada; técnicos trabalham para corrigir

Publicado

Secom – MT

As Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Planejamento e Gestão (Seplag) identificaram uma falha no processamento da folha de pagamento. O fato não irá prejudicar o pagamento dos servidores públicos efetivos, pensionistas, aposentados e comissionados.

A falha técnica ocasionou o erro no lançamento do salário de cerca de 4,3 mil servidores contratados da Seduc.

Esses funcionários da Educação irão receber o equivalente a 66% do valor total do salário, no pagamento que será efetuado na tarde desta sexta-feira (27.11), após as 18h.

Os técnicos das duas secretarias trabalham nesse momento para corrigir a falha de comunicação que ocorreu entre os sistemas da Seduc e da Seplag. Contudo, já informaram que o problema será solucionado em uma folha complementar, que deverá ser quitada nos próximos dias.

As duas secretarias lamentam o ocorrido e se esforçam para resolver a situação o mais rápido possível e ressaltam que os demais servidores não sofrerão qualquer problema no recebimento do salário.

Comentários Facebook
Leia mais:   Cuiabá sobe para a série A pela primeira vez e rede hoteleira prevê movimento no setor após o fim da pandemia
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana