conecte-se conosco


Sem categoria

NÚMEROS DA PANDEMIA – MT registra 3 mortes e 126 novos contágios em 24 horas

Publicado

 

Da Redaçao

Felizmente, a pademia do coronavirus está arrefecida no Estado. Mato Grosso registrou apenas 3 mortes e 126 novos contágios pela covid-19 nas últimas 24 horas. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), na tarde deste sábado (23).

Com a atualização, o estado passou a contabilizar 545.069 contágios, dos quais em 528.834 casos as pessoas infectadas se recuperaram. Contudo, 13.909 pessoas morreram e outras 1.748 seguem em isolamento domiciliar.

Mato Grosso tem atualmente uma taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de apenas 27,64%, enquanto o mesmo índice para leitos de enfermarias está na casa dos 6%.

As cidades com mais casos são: Cuiabá (113.081), Várzea Grande (40.174), Rondonópolis (38.252), Sinop (26.279), Sorriso (18.392), Tangará da Serra (17.796), Lucas do Rio Verde (15.700), Primavera do Leste (14.784), Cáceres (11.932) e Alta Floresta (10.806).

Até sexta-feira (22), o governo federal confirmou 21.711.843 casos da covid-19 no Brasil e 605.139 óbitos oriundos da doença. No levantamento anterior, o país tinha 21.697.341 contágios e 604.679 mortes.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Com recuo da pandemia grandes festas populares como o FIP, Expoagro e Carnaval estão programados para 2022 em Cáceres

Publicado

 

Sinézio Alcântara – Expressção Notícias

O arrefecimento da pandemia, com a redução de contágios, internações e óbitos, em todo o Estado, faz com que as grandes festas populares de Cáceres, suspensas nos dois últimos anos – 2020 e 2021-, voltem a ser realizadas, a partir de 2022.

Já estão, praticante, confirmadas a realização do Carnaval Popular, do Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (FPE) e a Exposição Agropecuária e Industrial de Cáceres. Além da festa de São Luiz, padroeiro da cidade.

Secretária Municipal de Turismo, Alessandra Castilho Paiva Paulino, diz que já está tudo preparado e só não haverá o Carnaval Popular caso surja um imprevisto, como por exemplo, o aparecimento de uma nova variante do coronavirus.

“Estamos preparados para realizar o carnaval. Só será cancelado se ocorrer algum fato novo, como por exemplo, o surgimento de uma nova variante do coronavirus. Ai não iremos colocar a saúde e a vida das pessoas em risco”, enfatizou.

Assim como o Carnaval Popular, Alessandra Castilho confirma a realização do Festival de Pesca Esportiva de Cáceres. A 40ª edição do FPE, prevista para o mês de setembro de 2020, foi adiada em razão da pandemia do novo coronavirus.

De acordo com a secretária, o Festival de Pesca Esportiva de Cáceres está programado para o segundo semestre de 2022. E, assim como o carnaval, está condicionado, ao não surgimento de novas cepas do corona.

“Não vamos passar em branco”. Resume a presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Ida Beatriz Machado de Miranda Sá, ao afirmar a intenção da entidade em realizar a feira agropecuária, neste ano, depois de dois anos de interrupção.

De acordo com a líder sindical, a previsão é de que a Expoagro seja realizada no mês de agosto. Apesar da confirmação, conforme o vice-presidente e diretor da feira, Ricardo Castella, o sindicato ainda está acertando detalhes finais para a realização do evento.

“Estamos acertando detalhes essenciais para a realização da feira. A população deseja uma exposição com realização de shows artísticos, ou seja: uma festa popular; por outro lado, os agropecuaristas defendem uma exposição mais tecnológica com agri-show, cursos, seminários, entre outros”.

Além disso, segundo Castella, para a realização de uma exposição agropecuária, a altura, para atender a população e a classe agropecuarista, será necessária a parceria entre sindicato e o poder público.

“A realização de uma feira agropecuária a altura, com a realização de shows artísticos e outros atrativos, não fica por menos que R$ 1,2 milhão. Portanto, se o poder público não entender que a exposição e algo importante, principalmente, para a economia da cidade, e não firmar parceria, ela se tornará inviável para o sindicato”.

Comentários Facebook
Continue lendo

Sem categoria

Prefeitura adquire com recursos próprios reservatório de oxigênio para a UPA

Publicado

Esdras Crepaldi

Com recursos próprios, a Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu 01 tanque (reservatório) de oxigênio para a Unidade de Pronto Atendimento- UPA.

Segundo a secretária municipal de Saúde,  Elis Fernanda de Melo Silva, o tanque serve para armazenar o oxigênio em grande quantidade e distribuir para os pacientes atendidos na unidade, que necessitem do uso de oxigênio com métodos invasivos e não invasivos.

“Ou seja, tanto para pacientes com uso de ventilação mecânica (entubado) ou catéter tipo óculos, máscara de venturi e outros dispositivos para suporte ventilatório”, informou Elis Fernanda.

O coordenador da UPA Eunatan Soares noticiou  que a capacidade do tanque é de 5 mil metros cúbicos líquidos, e comemorou a instalação do tanque na unidade de Pronto Atendimento 24 horas.

A prefeita Eliene Liberato Dias, observou que uma gestão planejada, traz resultados em curto, médio e longo prazo, com benefícios para toda população e investimentos que possam permanecer  não apenas no combate ao COVID-19, mas para qualquer outra necessidade.

Eliene finalizou dizendo  ter compromisso com a saúde e a vida das pessoas. “Esta é mais uma aquisição com recursos próprios que vai contribuir muito com os pacientes que necessitarem   de oxigênio. Investir em saúde é valorizar a vida”, observou Eliene.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana