
A delegação da Ponte Preta já está na região Nordeste, de onde espera sair, somente na próxima sexta-feira, em situação melhor do que chegou. Salvador é a primeira parada, para o duelo contra o Vitória domingo. Depois, já vai direto para Recife enfrentar o Santa Cruz, na quinta. Após derrotas para Atlético-MG e Cruzeiro, a excursão pelo Nordeste ganhou ainda mais peso para a sequência da Macaca no Brasileirão.
Fatores não faltam para tornarem os dois jogos fundamentais para os rumos alvinegros: a necessidade de reabilitação e a condição dos adversários elevam o grau de importância. Tratam-se de concorrentes diretos e potenciais rivais em eventual momento de perigo. Enquanto a Ponte tem 13 pontos, na décima colocação, o Vitória aparece com 12, e o Santa Cruz soma 11.
Hoje, a distância da Macaca é a mesma tanto para o G-4 quanto para o Z-4: quatro pontos. Ela está entre a chance de encostar no pelotão da frente e o risco de se aproximar da degola. Os resultados diante de Vitória e Santa Cruz vão potencializar o cenário positivo ou o negativo – ou até mesmo deixar tudo na mesma.
Não é a primeira vez que a Ponte Preta sai pressionada para uma série como visitante. O atacante Felipe Azevedo lembra que a situação era parecida quando, após perder para Corinthians e Flamengo, a Macaca visitou o América-MG em Belo Horizonte e ganhou por 2 a 1. Depois, caiu para o Grêmio por 1 a 0 em Porto Alegre.
Se repetir a dose e voltar com aproveitamento de 50%, está de bom tamanho. Por outro lado, retornar com novos tropeços na bagagem vai jogar pressão para o próximo compromisso no Majestoso, dia 3 de julho, contra o São Paulo.
– Estamos com uma ferida aberta muito grande, mas temos a certeza que vamos dar a resposta e reverter esse quadro. É trabalhar, tirar o que aconteceu de ruim, pegar o que foi de bom e seguir em frente. Não tem uma situação de intranquilidade. Contra o América-MG, também tínhamos perdido duas e conseguimos reagir. É ter o mesmo espírito. Não é a primeira nem será a última vez que entraremos em campo pressionados. O campeonato é longo e cheio de oscilações – comentou Azevedo, artilheiro da equipe na elite, com quatro gols.
>> Veja informações do próximo jogo da Ponte Preta:
Adversário: Vitória
Data e horário: domingo, às 16h (Brasília)
Provável escalação: João Carlos, Jeferson, Fábio Ferreira, Kadu e Reinaldo; João Vitor, Renê Júnior, Matheus Jesus e Galhardo (Ravanelli); Felipe Azevedo e Roger.
Desfalques: Wellington Paulista (suspenso) e Elton (lesão)
Pendurados: Cristian, Fábio Ferreira, Kadu, João Carlos, João Vitor, Pottker, Reinaldo e Galhardo
Transmissão: Premiere (com Thiago Mastroianni e Jorge Allan)
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG) apita, auxiliado por Clovis Amaral da Silva (PE) e Nailton Júnior de Sousa Oliveira (CE)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 15h30