Cáceres e Região

Nova diretora da Águas do Pantanal descarta auditoria e nega que estará preparando a autarquia para privatização

Published

on

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

Nova diretora-executiva da Autarquia Águas do Pantanal, Samara Brant Ferreira, descarta a realização de auditoria no sistema.  A afirmação foi em resposta a uma pergunta formulada pelo vereador Flávio Negação. Samara foi sabatinada na manhã desta sexta-feira (17/10) na Câmara Municipal. Ela justificou assinalando que “não existe indício de irregularidade” para realização de auditagem.

Indagada pelo vereador Marcos Ribeiro sobre comentários de que ela iria “preparar” a autarquia para possível privatização, também negou. “Não existe nenhuma orientação nesse sentido, mas quem decide é a prefeita”. Ao afirmar sobre a capacidade reduzida de recursos, a nova diretora garantiu que fará um “trabalho austero no corte de gastos”

Samara assume a direção da Autarquia, a convite da prefeita Eliene Liberato Dias, e, aprovada, por unanimidade, pela Câmara Municipal. A princípio a indicação de Eliene foi o ex-vereador e atual vice-prefeito, Luiz Landim. Porém, um grupo de vereadores se manifestou contrário o que levou a chefe do executivo a reconsiderar a proposta.

Durante o escrutínio Samara respondeu a vários outros questionamentos. Entre eles: a falta d’água nos bairros próximo à sede da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Mato Grosso, sediada em Cáceres, cujas obras serão entregues, na próxima semana, pelo governador Mauro Mendes. Em relação a isso, ela disse que irá “buscar parceria com a população para resolver o problema”.

Leia mais:   Câmara aprova Filé de Pintado à Bororo como prato típico e iniciativas ambientais em sessão ordinária

Respondeu ainda sobre escassez d’água nos bairros e comunidades rurais; denúncias de uso político de cargos na autarquia que, conforme o vereador Jerônimo Gonçalves, se transformou num verdadeiro “cabide de emprego” e o projeto de universalização do saneamento básico na cidade, que atualmente possui apenas 7% de esgotamento sanitário.

Ela apontou como prioridades a compra de novas bombas, a reforma da balsa de captação e a modernização tecnológica para o manejo de equipamentos durante as cheias do Rio Paraguai. Também enfatizou a realização de uma análise sistemática da qualidade da água, valorizando a percepção da população.

Sobre a universalização do saneamento, Samara afirmou que a meta para 2033 já consta no Plano Municipal. Em relação a supostas irregularidades na gestão de empregos, declarou desconhecer a estrutura gerencial, mas garantiu que buscará informações, ressaltando que a autarquia possui 53 servidores, majoritariamente efetivos.

A Lei Municipal 2.476/2015 estabelece que a direção da Águas do Pantanal seja ocupada por profissional com ensino superior, vasta experiência administrativa, preferencialmente em áreas como Engenharia Sanitarista, Química ou Civil, com prévia aprovação da Câmara Municipal após arguição pública.

Leia mais:   Pontes e Lacerda: Justiça suspende demissão e determina retorno de policial militar condenado por roubo

SOBRE A SABATINADA

Samara Brant Ferreira, advogada especialista em Direito Público, atua em licitações, contratos e PPPs. Possui pós-graduações em diversas áreas do direito e experiência como professora. Sua carreira inclui passagens pelo Poder Judiciário, consultoria jurídica e cargos na administração pública estadual e municipal.

Sua experiência abrange funções de gestão e assessoria jurídica em diferentes órgãos. Possui ampla formação complementar em temas relevantes do direito administrativo e constitucional. Esteve envolvida em projetos de desenvolvimento e possui publicações e atuação como palestrante e organizadora de eventos.

As principais áreas de atuação de Samara são Direito Público e Administrativo. Sua trajetória profissional demonstra vasta experiência e conhecimento especializado. Ela possui um histórico de atuação tanto no setor público quanto na área de consultoria jurídica.

(Com assessoria)

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Justiça Eleitoral realiza mutirão de cadastramento biométrico na sexta-feira e sábado em Cáceres

Published

on

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

 

A Justiça Eleitoral, em Cáceres, realiza nesta sexta-feira e sábado (14 e 15 de novembro) o mutirão denominado “Dia E”. A força tarefa coordenada pela 6ª Zona Eleitoral, tem por objetivo a realização de cadastramento biométrico de eleitores do distrito do Caramujo, na sexta-feira (14), e no sábado (15), eleitores da sede do município, no Jubão, em Cáceres.

 

A meta, de acordo com o juiz eleitoral da 6ª zona, Antônio Carlos Pereira de Souza Júnior, será cadastrar cerca de 700 eleitores no distrito do Caramujo, localidade com maior número de votantes ainda sem biometria, no município. O número de eleitores de Cáceres é de 60.753. A Justiça Eleitoral estima que desse total existe cerca de 4 mil eleitores sem biometria.

 

A realização da coleta biométrica é rápida, conforme a Justiça Eleitoral, dura em média de 10 minutos.

 

Observa ainda que o eleitor que fizer a regularização cadastral e que, por ventura, tiver alguma multa por esse motivo, será isento do pagamento.  Além de cerca de 4 mil eleitores que ainda não dispõe de biometria, o município conta com cerca de 2.600 eleitores com títulos cancelados por não terem votado nas últimas eleições.

 

No distrito do Caramujo, o mutirão será realizado das 8h às 14h na Unidade de Saúde de Familiar. E, no Jubão, em Cáceres, também das 8h às 14 horas. Além da coleta biométrica, durante a ação também serão realizados alistamento eleitoral; transferência de domicílio; atualização de dados e regularização de cadastros eleitorais.

 

A não regularização eleitoral pode acarretar problemas no CPF, junto ao INSS, bolsa família e empréstimos bancários. Além de não pode obter o passaporte e a carteira de identidade, não pode se inscrever em concurso ou prova para ocupar cargo ou função pública.

 

   “O Dia ‘E’ representa um esforço coletivo que demonstra o compromisso da Justiça Eleitoral com uma eleição transparente, rápida, segura e confiável. A iniciativa integra o plano “Biometria 100%”, que busca elevar a cobertura biométrica do estado de 90,8% para 98% ainda em 2025. O prazo final para qualquer alteração no cadastro, incluindo a biometria, encerra em 6 de maio de 2026.

 

Comentários Facebook
Leia mais:   Justiça Eleitoral realiza mutirão de cadastramento biométrico na sexta-feira e sábado em Cáceres
Continue Reading

Cáceres e Região

Desenvolve MT leva soluções de crédito durante evento empresarial em Cáceres

Published

on

Entidade apresentou opções de financiamento, fortalecendo o ambiente de negócios na região

Ana Frutuoso

Apresentação de linhas de crédito no 4º Workshop de Licenciamento Redesim
Crédito –
Divulgação

A Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso está presente no 4º Workshop de Licenciamento Redesim que acontece nesta quinta-feira (13.11), levando soluções de crédito aos empreendedores, no município de Cáceres. O evento reuniu empresários, especialistas e representantes de órgãos públicos e teve como objetivo debater e alinhar práticas que facilitem a abertura e a regularização de empresas.

O workshop contou com diversas palestras sobre temas como viabilidade locacional, fiscalização e notificação, além da racionalização e automação do fluxo de formalização empresarial como forma de aumento de renda. O gerente de Fomento da Desenvolve MT, Laerte Guimarães dos Santos, apresentou as opções de crédito disponíveis e destacou a importância de dar atenção a todos os perfis de empreendedores.

Segundo o secretário de Desenvolvimento de Cáceres, Wilson Massahiro Kishi, a participação do órgão de apoio ao empreendedorismo é essencial para que o evento cumpra seu objetivo.

Leia mais:   Operações Lei Seca prenderam 2.998 motoristas embriagados em Mato Grosso

“O workshop tem uma relevância muito grande para quem quer empreender ou já está empreendendo. É uma oportunidade de conhecer as melhores práticas para o licenciamento no setor público e para a aplicação da Lei de Liberdade Econômica, além de conhecer as linhas de crédito da Desenvolve MT, que oferecem mecanismos financeiros acessíveis aos empresários, melhorando seus estabelecimentos e gerando empregos”, reforçou Wilson.

O espaço de aprendizado contribui para a padronização dos procedimentos legais de licenciamento e para a melhoria do ambiente de negócios, não apenas para os moradores da cidade de Cáceres, mas também para aqueles que estiveram presentes das regiões de Araputanga, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.

Além das palestras, no 4º Workshop de Licenciamento Redesim, a Desenvolve MT oferece atendimento consultivo, no qual os empreendedores podem tirar dúvidas sobre as linhas de crédito disponíveis. A iniciativa reforça o compromisso da agência em estar próxima dos empresários, promovendo o acesso ao crédito e contribuindo para o fortalecimento do ambiente de negócios no interior de Mato Grosso.

Leia mais:   Facção de Cáceres divulga comunicado após decapitar irmãos e afirma que vítimas eram ligadas a grupo rival
Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana