Ribamar com os troféus e os cheques de melhor atacante e revelação do Carioca (Foto: Thiago Lima)
O sucesso de Ribamar no Botafogo chegou à França. E com força. A ascensão relâmpago do jovem de 19 anos, que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior em janeiro deste ano, profissionalizou-se para completar o elenco na pré-temporada e virou titular do ataque alvinegro, pode terminar no futebol europeu em apenas um semestre. O garoto eleito revelação do Campeonato Carioca vem recebendo sondagens do futebol francês desde o fim do estadual e recentemente está sendo observado pelo Nantes, da Primeira Divisão da França. Representantes do clube europeu foram assistir aos últimos jogos do atacante e podem apresentar uma proposta oficial nos próximos dias pela joia alvinegra. A janela de contratações no país abre na quinta-feira da semana que vem e vai até 31 de agosto.
Antes do Nantes, o Lyon e o atual campeão francês, Paris Saint Germain, já haviam procurado Ricardo Gomes para perguntar sobre o perfil do jovem e saber se ele se enquadra no estilo do futebol europeu. O treinador, famoso por passagens e títulos em clubes na França como jogador e técnico, vem sendo consultado com frequência por curiosos. A diretoria do Botafogo alega não ter recebido qualquer oferta pelo jogador, que é o artilheiro alvinegro na temporada com quatro gols em 25 jogos – ao lado de Neilton – e é considerado atualmente como a maior joia em General Severiano. Há pouco tempo, renovou seu contrato até o fim de 2018 e elevou a multa rescisória para R$ 24 milhões.
Em entrevista coletiva no fim de abril, o presidente Carlos Eduardo Pereira avisou que Ribamar não estava sendo vendido. Porém, como o elenco contará para o segundo semestre com muitas opções para o ataque, uma oferta próxima do valor da multa pode fazer a diretoria mudar de ideia. Afinal, o clube, assim como outros no Brasil, precisa fazer caixa durante a temporada, principalmente se continuar sem patrocínio master. E o garoto é um dos principais ativos do Alvinegro ao lado do também atacante Luís Henrique, de 18 anos, e do zagueiro Emerson, de 21. Durante a festa de encerramento do Carioca, no início do mês, ele negou ter recebido ofertas para deixar o Botafogo, mas deixou as portas abertas para jogar na Europa no futuro.
– Eu vi isso (rumor sobre oferta do Lyon), mas não sei nem da onde veio. É só boato mesmo. Chegou nada. Sonho sempre tive de jogar na Europa, mas prioridade é fazer um bom trabalho aqui no Botafogo, quem sabe um dia ir para lá – afirmou, na época.
Bola da vez, o Nantes teve campanha ruim no último Campeonato Francês e terminou em 14º lugar com 48 pontos, nove à frente do Reims, primeiro rebaixado, e 17 atrás do Monaco, dono da última vaga para a Liga dos Campeões da Europa. O clube já conta com um jovem brasileiro em seu elenco: Adryan, meia de 21 anos que está emprestado pelo Flamengo até 30 de junho.
Clube desiste de Alex
O Botafogo tentou uma nova investida em Alex após o atrito do meia com o técnico Argel Fucks. A diretoria aguardou o empresário do jogador, Luis Carlini, retornar de viagem da Europa para conversar com ele no último fim de semana, mas o atleta acabou relacionado pelo Internacional para a partida contra o Santos, viajou com a delegação e foi um dos destaques da vitória na Vila Belmiro. O que colocou panos quentes na relação com o treinador, deixou Alex novamente confortável e fez o Alvinegro desistir do negócio.
Mas a diretoria ainda vai buscar outros nomes no mercado com o dinheiro que investiria em Alex. Até o momento, já foram contratados os atacantes Gustavo Canales (ex-Univerdad de Chile), Rodrigo Pimpão (ex-Emirates Club), Anderson Aquino (ex-Linense) e Geovane Maranhão (ex-Madureira); os meia Marquinho (ex-Macaé) e Camilo (ex-Al Shabab), o lateral-esquerdo Victor Luis (ex-Palmeiras) e o goleiro Sidão (ex-Audax).
Fonte: Globo Esporte