conecte-se conosco


Destaque

Mulheres são donas de 31% dos negócios em Mato Grosso

Publicado

Assessoria GD

Estudo do Sebrae “Empreendedorismo Feminino no Brasil” aponta que Mato Grosso conta com 161.238 empreendedoras. O levantamento, que tem como base os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), traz um perfil das empresárias brasileiras até o terceiro bimestre de 2020. Por aqui, elas comandam 31% das empresas e 58% delas têm menos de 44 anos.

Conforme as informações divulgadas pela assessoria do Sebrae, o principal setor de atuação é o de Serviço, com 46% da participação. Sendo assim, 29% das empreendedoras estão no comércio, 27% na área de alojamento e alimentação, 13% na agropecuária, 12% na indústria e 0,5% com a construção.

Para a diretora técnica do órgão, Eliane Chaves, os números são significativos e demonstram o avanço para o empreendedorismo feminino, especialmente pelas mulheres conquistando o mundo empresarial e ocupando cargos de liderança nos negócios.

“Nós vemos isso pela grande participação delas nos cursos e eventos. Sempre com característica de garra, superação e inovação”, destacou Eliane, que acredita na missão de disseminar o empreendedorismo como fonte de renda e realização profissional.

Leia mais:   Casal de bolivianos é preso pelo Gefron e Defron com 3 quilos de cocaína pura no centro de Cáceres

Mais dados

Os dados apontam ainda que, além de gerenciar o próprio negócio, 52% das empresárias de Mato Grosso também são chefes da família.

Ou seja, além de terem que lidar com as tarefas de rotina em casa, se dedicam em mais de 40 horas semanais aos negócios. Em MT, 14% das mulheres são empregadoras e 54% contam uma equipe que varia entre 1 a 5 funcionários.

Presidente do Sebrae, Carlos Melles, contou que os dados coincidem com os resultados da pesquisa feita pelo Sebrae com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), em novembro de 2020, mostrando o impacto do coronavírus nos pequenos negócios.

Nos empreendimentos administrados por mulheres, o prejuízo foi maior. Mas, por outro lado, elas são mais proativas no lançamento de novos produtos e se mostram mais tecnológicas que os homens.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Jovem de 18 anos morre durante racha de moto em Poconé

Publicado

Da Redação

     Um jovem de 18 anos, identificado como José Flávio Germano dos Santos Lira, morreu durante racha entre motocicletas, na manhã de domingo (28), no distrito de Chumbo, em Poconé (104 km ao sul de Cuiabá).

De acordo com informações do boletim de ocorrência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgencia (Samu) acionou a Polícia Militar, relatando que havia uma vítima no local.

Conforme testemunhas, o jovem estava disputando racha com uma motocicleta na MT-451, conhecida como rodovia Adalto Leite. Porém, ele perdeu o controle da direção e acabou caindo fora da pista.

Por conta da velocidade, José não resistiu e morreu na hora. Uma enfermeira do Samu constatou o óbito. A Polícia Civil apura o caso.

Comentários Facebook
Leia mais:   Depois de medir 28 centímetros em outubro, Rio Paraguai em Cáceres registra um dos maiores volumes de água para o mês de novembro em 6 anos
Continue lendo

Cáceres e Região

Instituto Cometa e parceiros realizam plantio de mudas de árvores nativas nas margens do rio Paraguai

Publicado

Assessoria

O Instituto Cometa e parceiros através do Projeto Florestar, realizam ontem 25/11, a plantação de mudas nas margens do rio Paraguai, principalmente nas áreas afetadas pelas queimadas, e doação de mudas para as comunidades ribeirinhas. foram realizada o plantio de 800 mudas.

Estiveram presentes participando das ações de recuperação das matas ciliares e ações de educação ambiental para 20 alunos das escolas municipais Tancredo Neves e Escola Duque de Caxias.

Contamos com a parceria da Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, da Secretaria de Meio Ambiente do Município, Secretaria Municipal Educação, que deram todo o suporte para a concretização da ação.
Foi possível contar com o apoio de voluntários do grupo cometa, monitores e estagiários do curso de Biologia da Unemat.

O apoio dos parceiros foi muito importante para a realização das atividades e ter um resultado gratificante, foram plantadas ao todo 800 mudas, sendo elas de ipê roxo, ipê Branco, genipapo, Jacarandá mimoso e aroeira.

Comentários Facebook
Leia mais:   Franco Valério indica instituição de Seguro Obrigatório contra acidentes para ambulâncias da prefeitura
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana