Cáceres e Região

Mulheres de Mirassol D’Oeste e Cáceres transformam babaçu em fonte de renda

Published

on

Foto: reprodução

O projeto ‘ARPEP: Mulheres Gerando Renda com os Babaçuais’, apoiado pelo Programa REM MT, é uma iniciativa liderada por um grupo de 35 mulheres que promove o manejo sustentável do babaçu e impulsiona a cadeia produtiva local, unindo geração de renda e preservação ambiental. O projeto é executado pela Associação Regional das Produtoras Extrativistas do Pantanal (ARPEP).

As mulheres do projeto realizam todas as etapas da produção: coleta, manuseio, fabricação e comercialização de produtos como biscoitos, óleo, farinha e bolo de babaçu. Anualmente, são produzidos em média 200 kg de farinha e 150 litros de óleo, sendo o óleo amplamente utilizado em salões de beleza e reconhecido por suas propriedades hidratantes.

O Programa REM MT investiu R$819 mil no projeto, que possibilitou a reforma de três agroindústrias localizadas nos Assentamentos Facão e Corixinha, em Cáceres, e em Margarida Alves, em Mirassol D’Oeste. O recurso também viabilizou a aquisição de equipamentos como descascadores de babaçu e maquinários para a produção de farinha e óleo.

Foi adquirido um veículo para facilitar a comercialização dos produtos, além da instalação de placas solares para reduzir custos e impactos ambientais. Foi realizada a criação de viveiros para produção de mudas de babaçu e mudas frutíferas como de acerola, caju e manga.

Leia mais:   Acesso aos serviços do IPVA exigirá autenticação a partir de 1º de julho

EMPODERAMENTO FEMININO E SUSTENTABILIDADE

O projeto capacitou as mulheres em comunicação, gestão, manejo de equipamentos e desenvolvimento de novos produtos, além de viabilizar a atualização do estatuto da ARPEP. Para Kesia Cristina, uma das beneficiárias, o apoio do Programa REM foi transformador: “Esse apoio do REM foi muito importante. Antes a associação não tinha condições de realizar todas essas melhorias, como reformas, equipamentos e viveiros. Agora, conseguimos aumentar nossa produção e renda”.

Já para a participante do projeto, Rita Júlia, a ampliação da produtividade e das oportunidades de comercialização foram muito importantes: “Antes fazíamos tudo manualmente, agora, com máquinas, produzimos mais e alcançamos novos mercados. O projeto veio na hora certa, fortalecendo nossa associação”.

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

O óleo e a farinha, derivados do babaçu, contém propriedades benéficas para a saúde. O óleo é analgésico, antiviral e fortalecedor do sistema imunológico, já a farinha tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes e é rica em ferro e fibras.

Com essas características, o projeto, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), já disponibilizou a farinha de babaçu para o Hospital de Câncer, em Cuiabá, para a produção de mingaus oferecidos aos pacientes em tratamento quimioterápico.

Leia mais:   Procuradoria da Mulher discute aplicação do protocolo de notificação de violência doméstica nas unidades de saúde

O projeto ‘ARPEP: Mulheres Gerando Renda com os Babaçuais’ não apenas contribui para a preservação ambiental, como também transforma a realidade de famílias no Pantanal. Com o apoio do REM MT, as mulheres extrativistas reafirmam a relevância das práticas agroecológicas, fortalecendo as comunidades tradicionais em Mato Grosso.

Para demonstrar todo o trabalho desenvolvido pelas mulheres no Pantanal, o Programa REM MT produziu um vídeo documentário que narra a história do projeto e das mulheres que estão à frente dessa iniciativa.

 

Por Popular Online

Comentários Facebook

Cáceres e Região

TRAGÉDIA – HOMEM SOFRE ATAQUE EPILÉTICO EM PESCARIA E MORRE AFOGADO DO RIO PARAGUAI EM CÁCERES

Published

on

Reprodução

Na tarde de ontem, (11), quarta-feira, por volta das 16:50Hs, a senhora Ivania Tomicha procurou a delegacia de polícia relatando aos investigadores plantonista na 1DP que no período da manhã, por volta das 11Hs, Emerson Luís Chaves Rosa, de 42 anos, estava pescando no barranco do rio no sítio campina, quando em dado momento sofreu um ataque epilético e caiu no rio e começou a se afogar, então, o seu irmão e seu pai, pularam no rio com objetivo de salvá-lo, mas, infelizmente não conseguira, onde Emerson afundou e desapareceu nas águas.

Diante da situação ela procurou a delegacia para comunicar o fato.

O corpo de bombeiros foi acionado e compareceu ao local para realizar as buscas, sendo que, no final da tarde o corpo de Emerson foi encontrado próximo de onde se afogou.

Emerson era morador de um sítio, próximo ao Posto Operacional da PRF na zona rural de Cáceres.

 

Por Ripa nos Malandros

Comentários Facebook
Leia mais:   Azul anuncia suspensão de voos de Cuiabá para 5 capitais a partir de julho; veja a lista
Continue Reading

Cáceres e Região

Ambulância furtada em Cáceres é recuperada pela PRF em Poconé/MT

Published

on

PRF

Poconé/MT – Na tarde desta quarta-feira (11), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou uma ambulância furtada em Cáceres, em ação conjunta com o Grupo Especial de Fronteira (GEFRON). O veículo foi interceptado após acompanhamento tático pela BR-070.

A equipe da PRF na Unidade Operacional de Poconé foi informada pelo GEFRON, por volta de 12h, sobre o furto. Minutos depois, um usuário relatou ter sido atingido por uma ambulância que seguia em alta velocidade no sentido Cuiabá.

Os policiais iniciaram buscas e, no km 560, avistaram o veículo retornando no sentido Cáceres. A abordagem ocorreu no km 618 da rodovia.

O condutor, com sinais de surto psiquiátrico, foi preso em flagrante por furto. Ele e a ambulância foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Cáceres.

A condução em alta velocidade colocou em risco a segurança viária, mas a pronta resposta da PRF garantiu a recuperação do veículo e a preservação da ordem pública.

Por: PRF-MT

Comentários Facebook
Leia mais:   Falece Luiz Alberto Vargas Olivarez Rodrigues, liderança política e religiosa de Cáceres
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana