Destaque

MT registra 316 novos casos de Aids entre janeiro e outubro de 2024, aponta Saúde

Published

on

Neste domingo, 1º de dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

Por: G1 MT

Foto: Shutterstock

Mato Grosso registrou 316 casos de Aids no período de janeiro a outubro de 2024, conforme o levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). Em 2023, foram notificados 2.008 casos da doença no estado.

Em relação ao vírus de HIV, foram registrados 811 casos de janeiro a outubro deste ano e 1.165 novos casos no ano anterior. Esses dados foram divulgados neste domingo (1°), data em que é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

A data marca o início da campanha ‘Dezembro Vermelho’, que tem como objetivo sensibilizar a população sobre a compreensão do vírus como um problema de saúde pública global e incentivar as pessoas infectadas a buscarem tratamento.

A SES orienta que, para realizar o teste de HIV, é necessário apenas ir à unidade básica de saúde mais próxima e solicitar o exame. O resultado fica pronto em menos de 30 minutos.

O HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico e enfraquece a capacidade do corpo de combater infecções e outras doenças. Quando não tratado, ele pode evoluir para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, popularmente conhecida como Aids, estágio mais avançado da infecção.

Leia mais:   Crise na Bolívia: GEFRON está na região e pronto para apoiar forças federais, diz SEJUSP

Quando tratada, a pessoa infectada alcança a carga viral indetectável e o vírus passa a ser intransmissível. O uso contínuo e adequado dos medicamentos antirretrovirais faz com que os níveis virais diminuam e, em poucos meses, se tornem indetectáveis, permitindo a recuperação do sistema imunológico.

Dentre os serviços disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estão:

Preservativos masculino e feminino,
Aconselhamento sobre HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)
Testagem rápida, que é segura e sigilosa
Autoteste; Profilaxia Pós-Exposição (PEP) nos casos de sexo consentido sem proteção, violência sexual e acidentes com materiais biológicos potencialmente contaminados
Profilaxia Pré-exposição (PrEP) para pessoas que não estão infectadas e que fazem parte das populações-chaves, prioritárias e população em geral expostas a situações de risco
Já as pessoas que vivem com HIV/Aids podem ser acompanhadas pelos Serviços de Assistência Especializada (SAE), administrados pelos municípios.

Em Mato Grosso, há 28 unidades de SAEs, sendo duas em  Cuiabá e outras 26 localizadas nos municípios de:

Alta Floresta
Água Boa
Peixoto de Azevedo
Barra do Garças
Cáceres
Canarana
Confresa
Colíder
Diamantino
Itiquira
Juara
Juína
Marcelândia
Nova Canaã do Norte
Primavera do Leste
Ribeirão Cascalheira
Rondonópolis
Sinop
Tangará da Serra
Lucas do Rio Verde
Sorriso
Querência
Itaúba
Nova Xavantina
Nova Mutum
Várzea Grande
O Centro de Referência em Média e Alta Complexidade de Mato Grosso (Cermac), gerenciado pela Secretaria Estadual de Saúde, também oferta tratamento para a doença.

Leia mais:   Proprietários de Veículos Aéreos e Aquáticos em Mato Grosso Deverão Pagar IPVA até Junho de 2025

Como ocorre a transmissão?

A transmissão pode ocorrer por meio de relações sexuais sem proteção, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, caso não sejam adotadas as medidas preventivas necessárias.

Assim, a maneira mais eficaz de prevenir o HIV é a prevenção combinada, que utiliza várias abordagens simultâneas para atender diferentes necessidades e formas de transmissão.

Comentários Facebook

Destaque

Deputados aprovam por unanimidade RGA de 4,83% dos salários dos servidores

Published

on

Os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, a Revisão Geral Anual (RGA) de 4,83% dos salários dos servidores públicos do Executivo estadual. A votação ocorreu em sessão plenária na tarde desta quarta-feira (22.1).

A revisão de 4,83% segue o Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é o indicador oficial para a inflação brasileira em 2024.

O Governo de Mato Grosso vai pagar, ainda em janeiro, os salários com a RGA aprovada pelos parlamentares da Assembleia Legislativa.

A previsão é que o impacto mensal na folha de pagamento dos servidores, com essa RGA, seja em torno de R$ 76 milhões, o que equivale a R$ 855 milhões ao ano.

O Executivo alerta também que se aproxima do limite prudencial da folha, conforme estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual. Os dados do Estado demonstram que a folha está crescendo acima da inflação, porque, além da RGA, existe o crescimento real pelas progressões de carreira. Dados apresentados pela equipe econômica do governo e da Secretaria de Planejamento e Gestão apontam que o aumento é superior a 3%.

Leia mais:   Mato Grosso recebe 83,7 mil testes rápidos para diagnóstico da dengue

Além disso, há as despesas das novas contratações realizadas via concurso público, o que já acende uma luz amarela nos gastos com a folha.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Polícia Civil prende integrantes de facções criminosas flagrados com armas e munições em Barra do Bugres

Published

on

Assessoria | Polícia Civil-MT

Quatro integrantes de facções criminosas flagrados em posse de armas e munições foram presos em flagrante pela Polícia Civil, na noite de terça-feira (21.1), durante a Operação Desarme, deflagrada pela Delegacia de Barra do Bugres e Delegacia Regional de Tangará da Serra.

Os suspeitos- três homens e uma mulher-, foram autuados em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa. A operação, coordenada pelos delegados Igor Sasaki, de Tangará da Serra, e Fernando Albuquerque, de Barra do Bugres, resultou ainda na apreensão de quatro armas de fogo e dezenas de munições.

Durante investigações sobre homicídios em Barra do Bugres e região, os policiais realizavam monitoramento de suspeitos, quando notaram que um dos investigados estava com uma  arma de fogo na cintura no momento em que entrava em uma residência.

Diante das evidências, os policiais realizaram a abordagem do suspeito e da mulher que estavam na casa, sendo apreendidas com eles duas armas de fogo (dois revólveres calibre 38). Questionados, eles confessaram estar associados a um terceiro suspeito que foi preso em seguida em uma quitinete nas proximidades, em posse de diversas munições calibre 32.

      Em continuidade aos trabalhos, os policiais receberam informações sobre dois homens que estavam em posse de uma pistola e um revólver em uma casa no bairro Maracanã, em Barra do Bugres. 

Com base nas informações, os policiais foram até o local, porém ao perceber a aproximação da equipe, um dos suspeitos sacou o revólver dando início a uma troca de tiros. O suspeito conseguiu fugir, porém, durante a fuga deixou cair a arma.

Leia mais:   Linha de crédito do Governo de MT oferece oportunidades para mulheres e jovens empreendedores

Nos fundos da residência, os policiais encontraram o quarto suspeito, que foi flagrado em posse de uma pistola. Na casa também foram encontradas munições calibre 38 e 380.

As armas e munições foram apreendidas e os quatro suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Barra do Bugres, onde após serem interrogados foram autuados em flagrante, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana