Mato Grosso

MT Hemocentro faz campanha itinerante para coleta de doação de sangue; confira

Published

on

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), via MT Hemocentro, realiza ações itinerantes em Cuiabá, Campos de Júlio, Pontes e Lacerda, e Campo Novo do Parecis para garantir o abastecimento contínuo do banco de sangue e atender às demandas do Estado. 

Campo Novo do Parecis inaugurou o ciclo de ações deste mês, oferecendo aos residentes a chance de doar sangue e se cadastrar como doadores de medula óssea.

As iniciativas ‘MT Hemocentro Itinerante’ e ‘Ir para Incluir’ ainda serão realizadas com a seguinte programação:
 

  • Campos de Júlio: Coletas programadas de 15 a 19 de abril;
  • Pontes e Lacerda: Coletas agendadas de 22 a 26 de abril;
  • Cuiabá (Assembleia Legislativa): Coletas com unidade móvel em 24, 25 e 26 de abril;
  • Cuiabá (MT Hemocentro): Sede aberta para coleta em 27 de abril, das 7h às 12h.
A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, destacou que as campanhas são uma prática constante e a unidade móvel é vital para o sucesso destas.

A programação inclui coletas em Campos de Júlio de 15 a 19 de abril, e em Pontes e Lacerda de 22 a 26 de abril.

Leia mais:   MT avança na gestão apropriada de resíduos sólidos, aponta relatório da Sema

“Além da nossa sede, onde os atendimentos não param, nós realizamos campanhas em cidades estratégicas do interior para conseguir realizar as coletas e suprir a manutenção do estoque de sangue. Na semana dos dias 15 a 19 de abril, a nossa equipe estará no município de Campos de Júlio, recebendo os doadores que estejam dispostos a contribuir com a ação. Já na semana do dia 22 ao dia 26, será a vez de Pontes e Lacerda, que também poderá ajudar através da nossa unidade móvel e outros serviços das unidades especializadas da SES”, completou.

As atividades em Cuiabá terão apoio da unidade móvel no estacionamento da Assembleia Legislativa entre os dias 24 a 26. No sábado, 27 de abril, o Hemocentro estará de portas abertas das 7h às 12h para aqueles que não conseguirem participar durante a semana.

Segundo a diretora, essas ações são extremamente importantes, pois aproximam o MT Hemocentro da população e demais unidades da rede. Para ela, as campanhas destacam o trabalho intenso realizado e reforça a importância do gesto, que possibilita salvar até quatro vidas por bolsa doada.

Leia mais:   Primeira remessa da vacina contra a dengue chega em MT na próxima semana

Critérios para doação

O Ministério da Saúde orienta que doadores devem apresentar um documento oficial com foto, pesar mais de 51 kg, estar em bom estado de saúde, e ter feito uma refeição equilibrada. A faixa etária para doação é dos 16 aos 69 anos, 11 meses e 29 dias, evitando-se o jejum prévio.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo de dois meses entre as doações. Mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando-se um intervalo de três meses.

Até 450 ml de sangue são coletados por sessão. Recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool pós-doação.

As doações podem ser agendadas pelos telefones (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) ou WhatsApp (65) 9 8433-0624. O MT Hemocentro fica na Rua 13 de Junho, nº 1.055, Centro Sul, Cuiabá, aberto de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Tamanduá-bandeira resgatada durante queimada no Pantanal em 2020 inicia processo para voltar à natureza

Published

on

Uma tamanduá-bandeira fêmea resgatada em Poconé durante os incêndios florestais registrados no Pantanal em 2020, quando ainda era filhote, está prestes a ser reintegrada à natureza. Após ser acolhida no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Lucas do Rio Verde, “Miga”, como é chamada, foi levada pela equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), na sexta-feira (27.04), para a Transpantaneira, onde iniciará o processo de readaptação ao ambiente selvagem.

O laudo médico veterinário que autorizou o transporte até Poconé atesta que o animal apresentou desenvolvimento normal e perfeito estado de saúde, sem indicativos de patologia, má formação e ectoparasitas, o que a tornou apta para o transporte entre municípios e para a soltura.
Registro de Miga filhote – Foto: Karen Ramos

A coordenadora do Cetas, Rose Spindler, explicou que o nome ‘Miga’ foi escolhido como um diminutivo de formiga, e destacou que a tamanduá sempre foi muito saudável. Em 2022, inclusive, ela foi doadora de sangue para um tamanduá atropelado que necessitava urgentemente de transfusão. Agora, após quatro anos vivendo no centro, o animal silvestre está apto a voltar à vida livre.

Leia mais:   Setasc divulga lista de autistas sorteados para assistir o jogo entre Cuiabá e Atlético-MG

Rose também compartilhou alguns detalhes sobre os hábitos do tamanduá, como o gosto por se refrescar na água e seu temperamento bravo durante as refeições. A alimentação diária do animal silvestre no Cetas incluía frutas como banana, maçã e mamão, vegetais, ração, leite, gemas de ovo, suplementos e vitaminas.

A analista de meio ambiente e médica veterinária, Danny Moraes, que acompanhou o tamanduá até a Transpantaneira, explicou o processo de aclimatação necessário para a sobrevivência do animal silvestre na vida selvagem. Por ter recebido abrigo e alimentação durante anos de cativeiro, o tamanduá poderá aperfeiçoar sua capacidade de buscar cupins e formigas, além de encontrar abrigo seguro.

“Aclimatar animais silvestres mantidos em cativeiro por certo perigo é fundamental para a sobrevivência com qualidade ao animal. Por ter recebido abrigo e alimentação nesses anos de cativeiro, a Miga vai aperfeiçoar a capacidade de buscar cupins e formigas, além de buscar abrigo seguro”, destacou.

Para o processo de aclimatação, o tamanduá ficará em um recinto da Organização Não Governamental Ampara Silvestre na Transpantaneira. Esse recinto é uma área grande e telada.

Leia mais:   MT aumenta em 32% produção de etanol e se torna o 2º maior produtor do país

Veja AQUI o vídeo de Miga filhote e AQUI dela no recinto da Ampara.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Destaque

Força-tarefa é realizada para evitar bloqueio de pagamento de aposentados e pensionistas de MT

Published

on

O Conselho de Previdência de Mato Grosso aprovou a realização de uma força-tarefa composta pelo MTPrev, sindicatos, secretarias e outros órgãos estaduais. A iniciativa, definida na quinta-feira (25.04), tem como finalidade atualizar os cadastros dos aposentados e pensionistas que ainda não participaram do Censo Previdenciário, para evitar a suspensão dos pagamentos destes beneficiários.

“Sempre procuramos esgotar todas as possibilidades para evitar bloqueio do pagamento daqueles que não fizeram ou não concluíram o Censo dentro do prazo. Nosso limite é até 20 de maio para encontrá-los. Depois disso, o relatório que levará à suspensão dos proventos será consolidado”, afirmou o presidente do MTPrev, Elliton Oliveira de Souza.

Dos 88.945 segurados, 6.632 (7,4%) ainda não fizeram o recadastramento. Destes, 4.178 são aposentados, 2.371 pensionistas e 83 servidores ativos. Os pendentes são servidores aposentados e pensionistas do Poder Executivo, Poder Judiciário, Tribunal de Contas e Defensoria Pública, e os servidores ativos do Poder Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas e Defensoria Pública.

Para regularizar a situação e não ter o pagamento bloqueado, basta acessar o site do MTPrev e entrar no sistema do Censo com o mesmo login e senha registrados no MTLogin ou do sistema GOV.BR. O procedimento é simples e totalmente online. O beneficiário precisará apenas confirmar, ajustar ou alterar os dados que já estão na plataforma.

Leia mais:   SES realiza atendimentos especializados e coleta de sangue em Pontes e Lacerda

O MTPrev também disponibiliza um posto de atendimento presencial para aqueles que têm dificuldade em realizar o Censo pela internet.

Economia aos cofres públicos

Durante a reunião, o presidente do MTPrev, Elliton Souza, destacou a parceria estabelecida com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). A Seplag disponibilizou o sistema de recadastramento já utilizado para os servidores ativos, gerando uma economia de 7 milhões de reais que seriam gastos na contratação de uma empresa especializada para realizar o Censo.

“Agradecemos o apoio da Seplag e do secretário Basílio Bezerra, que não mediram esforços para adaptar o sistema de recadastramento dos ativos do Poder Executivo à base de dados do MTPrev, que abrange os ativos, inativos e pensionistas de todos os poderes e órgãos autônomos estaduais. Esse foi mais um desafio superado, que resultou em economia aos cofres públicos e maior comodidade para o segurado, que pode atualizar seus dados totalmente online”, afirmou Souza.

Presidida pelo secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, a 27ª Reunião Ordinária do Conselho de Previdência também abordou questões relativas aos investimentos do fundo previdenciário, à gestão das contribuições previdenciárias dos servidores estaduais e aos prazos para envio dos relatórios do Conselho Fiscal.

Leia mais:   Setasc oferece serviços para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e familiares na Apae

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana