Destaque

MT gera 9,7 mil empregos formais e tem melhor resultado dos últimos 4 anos

Published

on

Mato Grosso gerou 9.710 empregos formais em fevereiro, o melhor resultado dos últimos quatro anos, segundo os dados do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados na sexta-feira (28.3). Na comparação com o ano passado, houve aumento de 31% no saldo de empregos, que foram 7.416 em fevereiro de 2024. O melhor resultado de fevereiro foi em 2021, com 13.100 novos postos.

No mês de fevereiro deste ano foram 62.641 admissões e foram desligados 52.931 trabalhadores. O resultado dos dois primeiros meses de 2025 também foi 18% maior do que janeiro e fevereiro de 2024 juntos, quando foram geradas 24.788 vagas. Neste ano o saldo foi de 29.331.

Já nos últimos 12 meses, o saldo registrado no Mato Grosso é de 30,1 mil empregos. O estoque, ou seja, a quantidade total de pessoas formalizadas trabalhando no estado, chegou a 973,5 mil pessoas.

Em fevereiro de 2025, o destaque na geração de vagas em fevereiro foi do setor de Serviços, com 5.499 vagas, seguido pelo Comércio (1715), Construção Civil (1485) e Indústria (1032). A Agropecuária foi na contramão com mais demissões do que contratações com o desligamento de 21 trabalhadores.

Leia mais:   Vigia Mais MT auxilia na recuperação de caminhonete furtada avaliada em R$ 300 mil

As mulheres foram mais empregadas do que os homens. Dos 9.710 empregos formais, 5.233 foram ocupadas por elas. Pessoas jovens de 18 a 24 anos e com ensino médio completo são a maioria dos trabalhadores recém-empregados, a chamada geração Z.

Dentre os municípios, Cuiabá apresentou melhor saldo no estado em fevereiro, com 2,05 mil novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 221,5 mil empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no mês de fevereiro no Estado aparecem Rondonópolis (835), Barra do Garças (646), Sinop (626) e Várzea Grande (590).

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, avalia que os números de fevereiro só confirmam a força da economia mato-grossense. Além disso, é resultado direto do ambiente favorável para os negócios construídos pelo Governo, com segurança jurídica, desburocratização, incentivo ao empreendedorismo e investimento em infraestrutura

“Mato Grosso tem hoje a menor taxa de desemprego do Brasil. Temos milhares de vagas abertas em diversas áreas, o que mostra que, além de gerar empregos, o Estado precisa agora qualificar ainda mais sua mão de obra. O governo de Mato Grosso tem atuado em parceria com o setor produtivo para garantir que essas oportunidades cheguem à população. Investimentos públicos e privados estão transformando nosso Estado em um dos mais promissores do país — e isso se reflete diretamente na geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos mato-grossenses”, completou.

Leia mais:   Estudantes selecionados para intercâmbio compartilham expectativas para viagem a Inglaterra

No país, a economia brasileira gerou 431,99 mil empregos formais em fevereiro deste ano. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, que teve geração de 307,5 mil empregos formais, houve um aumento de 40,4%, conforme dados oficiais. O resultado em fevereiro deste ano é o melhor entre todos os meses desde o início da nova série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2020.

O Ministério do Trabalho e Emprego atribuiu o resultado ao fato de o carnaval ter acontecido no mês de março, neste ano, também pode ter contribuído para o bom resultado de fevereiro, que contou com mais dias úteis. Em consequência, março pode ter um resultado menos favorável.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Cáceres e Região

TOLERÂNCIA ZERO – Mato Grosso reduz em 87% o índice de roubo de veículos nos últimos 10 anos

Published

on

Willian Silva | Sesp-MT

Mato Grosso apresentou redução de 87% no roubo de veículos nos últimos dez anos, em uma comparação entre os primeiros seis meses de 2015 e de 2025, conforme balanço do programa Tolerância Zero contra as facções criminosas. De acordo com os dados do Observatório de Segurança Pública (OBS), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), os registros caíram de 1.948, em 2015, para 246, em 2025, na análise estatística dos dois períodos.

A análise mostra, ainda, que o índice de furto de veículos também apresentou queda de 53%. De 1.817 registros no primeiro semestre de 2015, despencou para 863 nos primeiros seis meses deste ano, ou seja, 954 veículos furtados a menos nos primeiros seis meses de 2025.Ao comparar o primeiro semestre de 2019 com o mesmo período de 2025, os dados mostram que os índices se mantiveram em queda. De 2019 para 2025, por exemplo, a redução foi maior ainda, de 77%. O número de furto de veículos caiu de 1.074, em 2019, para 246 no primeiro semestre de 2025.

Leia mais:   Vigia Mais MT auxilia na recuperação de caminhonete furtada avaliada em R$ 300 mil

Para o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, a redução de roubo e furto de veículos é mais um exemplo do compromisso do Governo de Mato Grosso de reprimir todas as modalidades de violência e levar cada vez mais segurança à população.

“Nossos valorosos policiais, civis e militares, estão nas ruas empenhados no enfrentamento às facções criminosas. Desde 2019, o governador Mauro Mendes tem feito grandes investimentos em todas as áreas da Segurança Pública, e os índices criminais, como os cidadãos podem ver, reduzem ano a ano. Estamos mais protegidos e trabalhamos para que essa sensação de segurança se torne maior”, avaliou.

Roveri também destacou que o programa Tolerância Zero veio para intensificar o trabalho das forças de segurança. “Além de aumentar as ações de repressão às facções com operações ostensivas e reforçar a segurança nos presídios, a Tolerância Zero criou um importante canal de comunicação com a sociedade, com o Disque Extorsão”, apontou. O canal do Disque Extorsão é o 181, número por meio do qual, com garantia de sigilo de identidade e telefone, os cidadãos podem denunciar crimes praticados por facções e todas as modalidades de violência.

       O programa Tolerância Zero às Facções Criminosas foi lançado em 25 de novembro de 2024, em um pacote de medidas integradas que intensificou as ações das forças de segurança para combater todos os tipos de crimes e para a proteção e a defesa do cidadão de Mato Grosso. Dentro do programa, houve também o desmembramento dos sistemas Prisional e Socioeducativo da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), que passaram a integrar a nova Secretaria de Justiça (Sejus).
Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Polícia Civil deflagra operação para cumprir mandados dentro de presídios de Mato Grosso

Published

on

Karina Cabral | Polícia Civil – MT

A Polícia Civil, por meio da Gerência de Polinter e Capturas (Gepol) deflagrou nesta sexta-feira (18.7) a Operação Encarcerados, para cumprir 11 mandados de prisão contra procurados pela Justiça dentro dos presídios de Mato Grosso. Foram cumpridos mandados na Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, na Penitenciária Central do Estado (PCE), na Cadeia Pública de Alta Floresta e na Cadeia Pública de Cáceres.

Em decorrências de inquéritos instaurados pela Polícia Civil, esses criminosos tiveram prisões decretadas por vários crimes, como homicídio, estelionato, tráfico, coação e roubo. A delegada da Polinter, Sílvia de Siqueira, destaca que um dos trabalhos realizados pela Delegacia de Capturas é a busca por pessoas procuradas pela Justiça que foram condenadas, ou tiveram mandado de prisão preventiva decretados no curso do processo.

“As equipes fazem os levantamentos com o intuito de identificar e localizar o paradeiro de foragidos da Justiça, que praticaram os mais variados crimes. Esses criminosos são alvos da Gepol, que trabalha incansavelmente para cumprimento da missão”, reforça a delegada.O cumprimento das ordens de prisão faz com que criminosos que tenham pendências com justiça, e que já estejam cumprindo penas em unidades prisionais, não recebam o benefício da liberdade condicional e se mantenham recolhidos à prisão.

Leia mais:   P. e Lacerda: PC deflagra operação contra conflito agrário e expulsa grileiros de fazenda
Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana