- 01.

Conhecida como uma das grandes forças do Sport nos últimos anos, a Ilha do Retiro deixou de ser um ambiente hostil para os adversários nesta Série A do Campeonato Brasileiro. O Leão já atuou em casa nesta edição seis vezes e tem um aproveitamento de 44%. O retrospecto é completamente diferente do ano passado, por exemplo, quando não perdeu nenhum duelo no local. A única derrota como mandante foi na Arena Pernambuco. Para tentar mudar o retrospecto deste ano, os rubro-negros recebem o Grêmio neste domingo, às 18h30, e o assunto é debatido no clube.
Dos 20 times da Série A do Campeonato Brasileiro deste ano, o Sport está em 18º na tabela dos mandantes, com apenas oito pontos conquistados. O América-MG é o lanterna com dois a menos e o Palmeiras é o líder com 22 pontos conquistados em sete vitórias e um empate.
– A gente não trata só desse jogo. É o campeonato todo. O jogo aqui tem uma conotação diferente, pois estamos na nossa casa e com a nossa torcida maior. Isso normalmente afeta o adversário. Vamos tentar tirar proveito disso, mas o Grêmio tem um dos melhores desempenhos fora de casa. – comentou o técnico Oswaldo de Oliveira.
Dos jogos que fez na Ilha do Retiro, o Sport soma duas vitórias, duas derrotas e dois empates. Nas seis partidas, o Leão enfrentou três adversários que, para o técnico Oswaldo de Oliveira, estão no mesmo patamar do Grêmio. São eles, Corinthians, Palmeiras e Atlético-MG. Foram duas derrotas (para os paulistas) e um empate.
– O Grêmio tem uma concepção de jogo muito boa e parecida com Corinthians, Atlético-MG e Palmeiras. Eles jogam pressionando o adversário e estabelecendo a maioria numérica dos lados do campo. Procuramos nos preparar bem para vencer a partida.
Os gremistas vão entrar em campo sem um dos seus principais jogadores, o volante Wallace, que está suspenso, mas isso não facilita o jogo para o Leão na opinião de Oswaldo de Oliveira.
– A saída do Wallace é muito bem substituída pelo Maicon, que vem jogando. Um elenco como o do Grêmio não perde muito.
O jogo
Quando: Domingo, às 18h30.
Onde: Ilha do Retiro, no Recife.
Time provável: Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Ronaldo Alves e Renê; Rithely, Serginho, Diego Souza, Everton Felipe e Rogério; Edmilson.
Pendurados: Edmilson, Diego Souza, Gabriel Xavier e Vinícius Araújo
Desfalques: Durval (suspenso) e Gabriel Xavier, Henríquez, Rodney Wallace, Luiz Carlos e Henríquez (machucados).
Arbitragem: Rodrigo Batista Raposo (DF) comanda a partida com Fabiano da Silva Ramires (ES) e Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF) como seus auxiliares.
Transmissão: Sportv (menos para Pernambuco) e Premiere Futebol Clube.
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 17h30.