A julgar pelo treino de Roger na quarta-feira, o Grêmio terá uma cara nova para o jogo com o São Paulo, às 16h de domingo, na Arena. Pela primeira vez, Iago deve iniciar como titular com a camisa gremista na lateral esquerda. O jovem de 21 anos fez parte de sua formação no Fluminense e foi lapidado pelo atual auxiliar do time profissional, James Freitas, que o recuou e deu noções mais apuradas de marcação. Além disso, uma curiosidade: o lateral estava na arquibancada, na área mista, no Gre-Nal no Brasileirão do ano passado.
Iago está próximo de fechar quatro anos no Grêmio. E conta com alguns trunfos a seu favor. Freitas, que trabalhou com ele nas categorias de base, hoje é auxiliar de Roger Machado. Júnior Chávare, um dos responsáveis por sua contratação, hoje é diretor executivo no profissional. Todos esses fatores ajudam a aumentar a confiança, além, claro, do respaldo do comandante.

O jovem era meia-esquerda no Fluminense, daqueles com pouco apego à marcação. No Rio Grande do Sul, porém, tomou gosto pelo combate, embora mantenha características ofensivas, como a qualidade no passe e na conclusão. Foi recuado para ser segundo volante por James. Depois, no time sub-20 e na equipe de transição, ocupou por necessidade a lateral. E será ali que ganhará a chance mais importante.
Até o momento, Iago tem quatro aparições neste ano. Em todas, entrou com o jogo em andamento. Por suas características, já foi usado como extremo pela esquerda por Roger. Na última vez que entrou, porém, substituiu Marcelo Oliveira e atuou durante um tempo no setor no qual deve ser utilizado no domingo.
No trabalho de quarta, foi possível observar os jogadores dando apoio para Iago e incentivando o atleta a participar de todas as jogadas. Em determinado momento, Douglas brincou com a disposição do jovem e deu uma orientação ao mesmo tempo: ?Está correndo mais do que a bola, neguinho?.
Muito amigo de Walace, o volante subiu definitivamente para o profissional no início deste ano. Passou pelo ritual de iniciação com Batista, Kaio e outros. O volante mostrou no Snapchat a “prenda” de Iago: uma dança em um momento de concentração do elenco, no refeitório.

Outra curiosidade ocorreu no final do ano passado, quando Iago não estava totalmente integrado ao elenco principal, mas já participava de alguns treinamentos. No Gre-Nal do dia 22 de novembro, no Beira-Rio, Iago esteve nas arquibancadas para assistir ao jogo. Ganhou ingressos de torcida mista e esteve entre os torcedores normalmente, como um anônimo.
Esteve no jogo ao lado de um primo de Walace e foi justamente com convites conseguidos pelo jogador. Menos de um ano depois, será protagonista em um clássico brasileiro. A chance também caiu em seu colo: era a terceira opção para a lateral. Mas viu Marcelo Hermes não aceitar a proposta gremista de renovação de contrato e ser afastado do time principal. Agora, tem a chance de ser titular e no domingo dar alegria aos que, como ele, sentam nas arquibancadas.
Confira todas as notícias do esporte gaúcho em www.globoesporte.com/rs