As últimas participações do América-MG no Campeonato Brasileiro não foram nada boas. Nas últimas sete edições da Série A com participação do Coelho, apenas em duas conseguiu se manter na elite – 2000 e 1978. Em 2000, porém, nenhum time foi rebaixado, já que não houve Campeonato Brasileiro – foi o ano da Copa João Havelange (organizada pelo extinto Clube dos 13 e vencida pelo Vasco). O desempenho americano nas primeiras rodadas do Brasileirão de 2016 não é animador. E é pior, inclusive, que o início de algumas campanhas de rebaixamentos da equipe.
América-MG disputou a Série A em 2011, mas acabou rebaixado (Foto: Mauro Horita/Agência Estado)
As primeiras rodadas da competição de 2000, a exemplo de 2016, também não foram boas. Na realidade, foram até piores. Naquele ano, após quatro rodadas, o Coelho tinha apenas um ponto ganho, menos que os dois conquistados até aqui na atual temporada. No final da primeira fase da competição, o América-MG tinha 27 pontos e 37,5% de aproveitamento.
Em 2001, quando o Campeonato Brasileiro voltou a ser organizado pela CBF e a definir rebaixados para a Série B, o começo do América-MG foi muito parecido com o deste ano. Nos quatro primeiros jogos, dois empates e duas derrotas. O cenário no final, porém, foi aquele que o torcedor americano não quer que se repita na atual temporada: o rebaixamento. Depois de cair para a Série B em 2001, o Coelho ficou uma década longe da Séria A, para onde voltou em 2011. O começo da temporada foi um pouco melhor, com uma vitória, um empate e duas derrotas nos primeiros quatro jogos, mas o fim foi o mesmo: mais um rebaixamento.
Campanha inicial do América-MG em 2016 não é boa (Foto: Washington Alves/Light Press)
De volta à Série B
Nas três edições da Série A anteriores a 2000 com participação do América-MG, o resultado final também foi a queda para a Série B. Em 1998, o time conseguiu uma vitória e um empate nas quatro primeiras rodadas – aproveitamento melhor que o deste ano – mas terminou na 21ª posição – de 25 times – e rebaixado.
Em 1993, o início da competição foi animador: duas vitórias e dois empates nos quatro primeiros jogos. No final do ano, porém, mais um rebaixamento. Em 1979, o Brasileirão teve 80 times na disputa, e o início do Coelho foi excelente: três vitórias nos quatro primeiros jogos. O time perdeu fôlego durante a competição e foi rebaixado para a Série B da temporada seguinte por critérios do ranking da CBF.
O alento vem de 38 anos atrás, no Brasileirão 1978. Naquela edição, 74 times disputaram o Brasileirão Série A. Nas quatro primeiras rodadas, o América-MG venceu um jogo e empatou outro, perdendo outros dois – campanha melhor que a atual. O time manteve certa regularidade durante a competição e conseguiu se manter na elite para a temporada seguinte.
Para repetir o feito neste ano e permanecer na elite, o Coelho precisa encontrar o caminho das vitórias. Até aqui, na Série A de 2016, foram quatro jogos, com dois empates e duas derrotas. O time ocupa, no momento, a 18ª posição do Brasileirão, na frente apenas de Cruzeiro e Sport. A próxima oportunidade de buscar os três pontos e tentar fugir da zona de rebaixamento é nesta quinta-feira, quando o América-MG enfrenta a Ponte Preta, no Independência, às 19h30 (de Brasília).
Fonte: Globo Esporte