Connect with us
A SES orienta a população para evitar os criadouros dos mosquitos transmissores da doença

Mato Grosso já registrou 25.934 casos de dengue neste ano. No mesmo período, no ano de 2015, foram registradas 20.465 notificações, o que representa um aumento de quase 21%. Este ano há registro de quatro mortes confirmadas nos municípios de Juína, Sinop, Tangará da Serra e Cuiabá.

 

Em relação ao zika vírus, são 23.153 casos suspeitos no Estado. Devido à incidência, Mato Grosso está em risco alarmante, com 709 casos por 100 mil habitantes. Cento e vinte municípios notificaram casos suspeitos e o Estado tem 81 cidades com alto risco da doença.

 

Já foram registrados este ano 1.257 casos suspeitos de febre chikungunya, o que representa uma incidência de 38 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

 

Diante do aumento no número de casos notificados, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforça o alerta para a intensificação das ações de prevenção e controle da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus aos 141 municípios mato-grossenses.

Leia mais:   Prefeitura anuncia Titãs como atração no encerramento do 39º FIPE

 

A SES orienta a população para evitar os criadouros dos mosquitos transmissores da doença. O Estado monitora semanalmente a progressão dos casos e faz o trabalho de orientação junto aos municípios para que as ações sejam intensificadas, mas 80% dos criadouros do mosquito estão nas residências, por isso é importante o envolvimento da população.

 

Para reduzir os impactos causados pelo mosquito, a SES alerta os municípios para que mantenham a rede atenta para o diagnóstico precoce da doença e o manejo correto para que mortes sejam evitadas. Além disso, devem ser desenvolvidas ações de mobilização, inspeções domiciliares para eliminação de criadouros do mosquito, atividades educativas para orientar a população sobre como evitar focos do vetor, bem como a aplicação de inseticida para eliminação de insetos adultos.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Segunda-feira (27): Mato Grosso registra 759.242 casos e 14.984 óbitos por Covid-19

Published

on

Rose Velasco | SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (27.06), 759.242 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14.984 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Dos 759.242 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 9.313 estão em isolamento domiciliar e 734.260 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 65 internações em UTIs públicas e 76 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 78,65% para UTIs adulto e em 15% para enfermaria adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (135.575), Várzea Grande (53.603), Rondonópolis (44.288), Sinop (34.357), Tangará da Serra (24.373), Lucas do Rio Verde (23.397), Sorriso (23.317), Primavera do Leste (22.715), Cáceres (17.473) e Alta Floresta (17.013).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Leia mais:   Mazéh cobra informações sobre casas fechadas do Residencial Aeroporto e viagem internacional da prefeita Eliene à Bolívia

Cenário Nacional

No domingo (26.06), o Governo Federal confirmou o total de 32.078.638 casos da Covid-19 no Brasil e 670.405 óbitos oriundos da doença. Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados desta segunda-feira (27.06).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

Leia mais:   Hidrovia: Depois de Barranco Vermelho, SEMA-MT emite LP do Terminal Portuário de Paratudal em Cáceres

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Gefron recupera em Vila Bela da Santíssima Trindade três veículos roubados

Published

on

Ana Frutuoso | Sesp-MT

O Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar, apreendeu no domingo (26.06) três veículos no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (562 km de Cuiabá).

As equipes policiais receberam informações do Centro de Operações do Gefron que havia na cidade um Volkswagen-Nivus de cor cinza, um Nissan-Kicks de cor prata e um Jeep-Compass de cor branco suspeitos de roubo/furto, que provavelmente seriam levados para a Bolívia.

Diante da informação, as equipes policiais iniciaram patrulhamento pela região conhecida como trevo 90ºe avistaram os três veículos.

Ao perceberem que seriam abordados, os suspeitos retornaram para cidade de Vila Bela, abandonaram os veículos Nivus e Kicks às margens da MT-199 e fugiram para região de mata. O veículo Jepp/Compass foi recuperado no perímetro urbano e seu condutor foi preso pela equipe da Polícia Civil.

De acordo com as checagens feitas pelo Centro de Operações da Base do Gefron, foi constatado que todos estavam com as placas trocadas, sendo o veículo Jeep-Compass queixa de furto na cidade de Cuiabá-MT, o Volkswagen-Nivus com queixa de roubo no Estado de São Paulo e o veículo Nissan-Kicks com queixa de roubo no Estado de Rio de Janeiro. O prejuízo total ao crime é de R$ 354,5 mil .

Leia mais:   Gefron apreende 202 kg de cocaína em Porto Esperidião

Os veículos foram encaminhados à Delegacia da Policia Civil da cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade-MT, para providências.

(Com supervisão de Alecy Alves)

Comentários Facebook
Continue Reading

Mais Lidas da Semana