Cáceres e Região
Mato Grosso já imunizou 79% do grupo de risco
A vacina que protege contra o vírus H1N1 continua disponível em alguns postos
Até esta terça-feira (31.05) Mato Grosso atingiu 79,70% da cobertura vacinal da campanha da gripe. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), mais de 490 mil mato-grossenses foram imunizados contra a doença. E mesmo com o fim da campanha nacional, a SES orienta a continuidade da imunização para os grupos de risco nos municípios que ainda possuem doses da vacina.
No total, foram aplicadas 578.618 doses da vacina. Entre os grupos prioritário, o segmento de trabalhadores de saúde registrou a maior cobertura vacinal (97,10%), seguido por idosos (88,57%), puérperas (87,85%), crianças de 6 meses a menores de 5 anos (75,08%), gestantes (62,10%) e indígenas (57,20%). Ainda foram imunizados funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
Dos 141 municípios do estado, 74 deles (52%) atingiram ou ultrapassaram a meta de vacinar 80% da população alvo. Ao todo, 38 cidades ainda estão com a cobertura vacinal abaixo de 50%, como é o caso dos municípios de Peixoto de Azevedo (45%), Alto Paraguai (40,78%) e Santo Antônio do Leste (40%).
“Os municípios que ainda não atingiram a meta de 80% e que ainda possuem doses da vacina devem continuar a vacinação”, lembra a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Flávia Guimarães, reforçando que a vacina não deve ser aplicada em pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários.
Flávia ressalta ainda que é preciso que todos os municípios informem no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, o total de doses aplicadas em cada grupo prioritário.
“Com essa informação a SES acompanha a cobertura vacinal no estado e verifica a real situação em cada regional, se o município não informa corretamente as doses que está aplicando ou deixa de vacinar a população, ficará com a cobertura vacinal abaixo da meta e colocará em risco as pessoas dos grupos prioritários”, pontua a coordenadora.
O prazo final para os municípios informarem os dados referente a campanha de vacinação contra gripe é 06 de junho.
Mobilização
Em Mato Grosso, a campanha de vacinação contra gripe teve início no dia 30 de abril. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde para este ano, sendo A/H1N1, A/H3N2 e influenza B.
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde demonstram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da Influenza.
A vacinação é uma importante prevenção à gripe, mas não dispensa medidas básicas de proteção. Alguns cuidados simples como lavar as mãos com frequência, utilizar lenço descartável e cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir ajudam evitar a doença. Também é recomendado não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.
Números
A Secretaria de Estado de Saúde tem 402 casos notificados em Mato Grosso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA), desde o início do ano. Deste total, 15 casos foram descartados e 387 continuam em investigação.
Trezes casos notificados tiveram resultados positivos para Influenza H1N1. Deste total, três casos evoluíram para cura (Sinop, Várzea Grande e Rondonópolis) e cinco casos evoluíram para morte nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa, Juara, e Paranaíta.
Entre os municípios com mais notificações de casos de SRAG destacam-se Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande e Sinop, com 117, 53, 38 e 26 casos, respectivamente. Os demais casos estão distribuídos em 46 municípios mato-grossenses, entre eles Alta Floresta, Cáceres, Campo Novo do Parecis e Primavera do Leste.
Cáceres e Região
Eleitos em Cáceres serão diplomados nesta sexta-feira
Assessoria
A diplomação dos candidatos eleitos nas Eleições 2024 para o município de Cáceres será realizada na próxima sexta-feira (13). segundo informações prestadas pela coordenadora do cartório eleitoral da 6ª eleitoral, Daniele Cavalcante Dias. A cerimônia terá inicio as 17h, no Plenário do Júri do Fórum de Cáceres.
A coordenação dos trabalhos será feita pela 6ª Zona Eleitoral, através do juiz, José Eduardo Mario, que foi o responsável pela condução das eleições do dia 06 de outubro deste ano. A realização da solenidade, terá o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
“A diplomação é a validação oficial dos resultados das urnas e a legitimação dos novos mandatos. Este momento solene marca o ápice das Eleições de 2024, uma vez que, a partir da diplomação, os candidatos eleitos recebem a autorização formal da Justiça Eleitoral para assumir os cargos que lhes foram confiados pela população. É uma ocasião que celebra a democracia, o compromisso com o bem-estar coletivo e a responsabilidade no serviço público”, ressaltou a juíz eleitoral da 6ª ZE.
Na cerimônia, receberão seus diplomas a prefeita reeleita de Cáceres, Eliene Libertado Dias (PSB), o vice-prefeito eleito, vereador Luiz Landim (União Brasil),além dos 15 vereadores(as) que foram eleitos. Vale ressaltar que a posse dos eleitos está prevista para acontecer em janeiro na Câmara Municipal de Vereadores.
SERVIÇO:
Evento: Diplomação dos eleitos (as)
Local: Plenário do Fórum de Cáceres
Dia: Sexta-feira (13)
Horário: As 17h
Cáceres e Região
Forças policiais de MT apreenderam mais de 13 mil armas de fogo ilegais entre 2019 e 2024
Fabiana Mendes | Sesp-MT
As forças de segurança pública de Mato Grosso retiraram 13.097 armas de fogo ilegais de circulação entre 2019 e novembro de 2024, conforme dados do Observatório da Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Apenas neste ano, foram apreendidas 2.170 armas, número que já supera em 4% o total registrado em 2023, quando 2.072 armas foram apreendidas.
As apreensões foram realizadas em ocorrências das Polícias Militar e Civil contra o tráfico de drogas, organizações criminosas e entre outras ações.
Do total apreendido, 5.239 eram carabinas, espingardas, rifles ou garruchas. Além disso, foram retirados de circulação 67 fuzis, 32 submetralhadoras, 2.527 pistolas e 5.135 revólveres. Outras 97 armas foram classificadas como não identificadas.
O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou que o aumento na apreensão de armas de fogo é reflexo dos investimentos realizados pelo Governo do Estado.
“Os investimentos foram essenciais e os dados refletem isso. São mais armas retiradas das mãos de criminosos graças ao trabalho dos nossos profissionais das Polícias Militar e Civil. O trabalho integrado, com cada instituição contribuindo dentro de sua expertise, é uma ferramenta essencial no combate à criminalidade”, disse.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Fernando Carneiro Tinoco, destacou que a instituição tem intensificado operações em todo o estado, com foco na retirada de armas de fogo ilegais de circulação.
“A Polícia Militar tem realizado operações em todo o estado com o objetivo de garantir a ordem pública. A retirada de armas de fogo é uma das nossas principais estratégias, pois enfraquece as organizações criminosas e contribui para a redução de crimes como roubos e homicídios, que impactam diretamente a sensação de segurança da população”, afirmou o coronel.
“Sem recursos financeiros, as organizações criminosas ficam limitadas na aquisição de armamentos. Por isso, o planejamento estratégico é essencial, principalmente com ações que impeçam o acesso a armas de fogo ilegais e retirem de circulação aquelas que já estão nas mãos de criminosos”, explicou o delegado.
-
Destaque6 dias ago
Forças Armadas publicam regras sobre alistamento militar feminino obrigatório
-
Cáceres e Região5 dias ago
Em Cáceres – Revenda clandestina de gás de cozinha se alastra colocando em risco a população
-
Cáceres e Região6 dias ago
AÇÃO NA FRONTEIRA – Forças de segurança apreendem 113 tabletes de cocaína em veículo; prejuízo ao crime é de R$ 2,2 milhões
-
Cáceres e Região6 dias ago
Caravana de Natal da Coca-Cola estará em Cáceres na sexta-feira
-
Cáceres e Região3 dias ago
Desde a pandemia – PF desarticula esquema de fraude que desviou verba do SUS no Hospital Regional de Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias ago
Prefeita de Cáceres reforça preocupação com crise hídrica e alerta para conscientização ambiental
-
Cáceres e Região4 dias ago
Servidores terceirizados da empresa Bem Estar que prestam serviços a Autarquia Águas do Pantanal em Cáceres, cruzam os braços
-
Destaque4 dias ago
Ganhador de R$ 201 milhões da Mega-Sena morre 24 dias após retirar prêmio em Cuiabá