Economia

Mato Grosso gerou mais de 53,1 mil novos empregos em nove meses, aponta Caged

Published

on

Mato Grosso apresentou saldo positivo na geração de emprego entre os meses de janeiro e setembro deste ano, registrando a abertura de 53.102 novos postos de trabalho. Nesse período foram contratados, ao todo, 518.492 trabalhadores, enquanto 465.390 foram desligados. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta semana.

Para se ter uma ideia do dinamismo do mercado de trabalho mato-grossense neste ano, os novos postos de trabalho gerados nesses 9 meses são 35% a mais do que todos os novos postos de trabalho abertos durante 2023, quando Mato Grosso fechou o ano com a contratação de 39.255 trabalhadores.

Somente em setembro, Mato Grosso criou 1.723 empregos formais com carteira assinada. Segundo o levantamento, o setor de Serviços foi o maior responsável pelo crescimento, com 1.121 novos empregos. Em seguida, a Indústria, com 360 vagas; Construção, com 251; e Comércio, com 90.

Cuiabá liderou a geração de empregos com 848 novos postos, seguida por Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Cocalinho.

Leia mais:   Secretário destaca reconhecimento internacional do Hospital Albert Einstein; unidade já administra 5 hospitais públicos

A maioria dos contratados são mulheres (1.306), e outros 417 são homens. Jovens de 18 a 24 anos também lideraram as contratações ocupando 1,3 mil vagas em setembro.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, o saldo positivo da Caged demonstra a eficiência das políticas de incentivo econômico adotadas pelo Governo do Estado.

“Mato Grosso continua sendo um ambiente favorável para negócios. Nossos setores de Serviços, Indústria, Construção e Comércio estão gerando novas oportunidades de trabalho e ampliando as perspectivas para nossa população. O saldo positivo é o resultado das políticas de incentivo econômico implementadas pelo Governo”, afirma César Miranda.

*Sob supervisão de Débora Siqueira

 

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Cultura

Com apoio do Governo de MT, Expoagro 2025 deve movimentar R$ 20 milhões e atrair 300 mil pessoas

Published

on

Com expectativa de movimentar cerca de R$ 20 milhões em negócios e atividades econômicas, a 57ª edição da Expoagro, a maior feira agropecuária, industrial e comercial de Mato Grosso, deve receber mais de 300 mil visitantes e consolidar Mato Grosso como Estado do agronegócio brasileiro.

O evento será realizado de 10 a 20 de julho, no Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro, e a expectativa é que a quantidade de público supere os 280 mil registrados no ano passado.

A feira contará com apoio institucional do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que terá estande próprio e participação no congresso técnico, além de iniciativas voltadas à difusão de novas tecnologias e fortalecimento das cadeias produtivas.

“A Expoagro é a maior vitrine do agronegócio de Mato Grosso, reunindo o que há de mais moderno em produção sustentável, genética animal, agroindústria e inovação. O governo está sempre ao lado de quem produz, apoiando iniciativas como essa que unem entretenimento, informação técnica e oportunidades de negócios”, afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, durante o lançamento da programação da feira, na noite de quinta-feira (10.4).

Leia mais:   Disque Extorsão 181 fecha primeiro mês com 380 denúncias registradas e resulta em operações

O presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, destaca que esta será uma edição marcada por novidades, recordes e ações sociais.

“Vamos ter shows de alto nível, mais de 2 mil empregos gerados direta ou indiretamente, uma programação técnica com a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e as federações, além da meta de arrecadar 30 toneladas de alimentos para doação”, disse.

Programação

A programação inclui quatro dias de rodeio com premiações recordes, vitrine de animais, minicursos, exposição comercial, parque de diversões e praça gastronômica, além de grandes shows nacionais como Ana Castela, Maiara & Maraísa, Léo Santana, Ferrugem, Zé Neto & Cristiano e outros. A venda de ingressos começa no dia 15 de abril.

No campo técnico, o Fórum dos Setores Produtivos abordará o tema “Agro e Clima”, com 14 palestras promovidas em parceria com a UFMT e o projeto Conect Zoo Agro. O evento reafirma a conexão entre ciência, mercado e sustentabilidade.

A cerimônia oficial de abertura será realizada no dia 11 de julho, às 18h. A entrada será gratuita em sete dos dez dias de programação, reforçando o caráter inclusivo da feira, que combina negócios, formação profissional e entretenimento de massa.

Leia mais:   Parceria entre Sedec e empresa chinesa pode abrir mercado inédito para o DDG de Mato Grosso

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Unemat oferta assessoria à população para preenchimento da declaração do IR

Published

on

(Foto: Arquivo NAF)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres, oferece assessoria gratuita à população para preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e outros serviços. A ação é parte das atividades oferecidas, durante o ano todo, pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), projeto desenvolvido pela Receita Federal do Brasil em parceria com a Unemat e com Instituições de Ensino Superior de todo o país.

Aqueles que necessitarem de assessoria no preenchimento da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, devem comparecer munidos de comprovantes de rendimento, de despesas médicas e de educação, documentos dos dependentes e de bens, entre outros. No entanto, o coordenador do NAF/Unemat, professor Rubens Santos, esclarece que durante o atendimento, também são acessadas as informações já cadastradas no gov.br.

O atendimento  para o preenchimento da declaração do IRPF está sendo realizado de 2ª a 6ª feira, das 13h às 20h no Câmpus Universitário Jane Vanini, no bairro Cavalhada, Bloco II, Laboratório de Contábeis, até 31 de maio.

Leia mais:   "Novo quartel vai potencializar ações da PM e será divisor de águas para segurança na Região Norte", afirma comandante regional

No NAF/Unemat é ofertado um vasto cardápio de atendimentos relacionados a tributos, dúvidas fiscais, gestão fiscal, como orientações quanto à Imposto de Renda, Microempreendedor Individual (MEI), E-social, cancelamento de CPF, pendências de declaração, negociação com a Receita Federal, entre outros. A equipe do NAF/Unemat conta com a participação de vários professores, colaboradores, voluntários e 38 alunos do curso de Ciências Contábeis. Os atendimentos à população são realizados em equipes de cinco ou seis pessoas entre professores e alunos.

Mais informações em: (65) 99269.0023 com João Rafael

 

Por Hemília Maia
Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana