Economia
Mato Grosso gerou mais de 53,1 mil novos empregos em nove meses, aponta Caged
Mato Grosso apresentou saldo positivo na geração de emprego entre os meses de janeiro e setembro deste ano, registrando a abertura de 53.102 novos postos de trabalho. Nesse período foram contratados, ao todo, 518.492 trabalhadores, enquanto 465.390 foram desligados. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta semana.
Para se ter uma ideia do dinamismo do mercado de trabalho mato-grossense neste ano, os novos postos de trabalho gerados nesses 9 meses são 35% a mais do que todos os novos postos de trabalho abertos durante 2023, quando Mato Grosso fechou o ano com a contratação de 39.255 trabalhadores.
Somente em setembro, Mato Grosso criou 1.723 empregos formais com carteira assinada. Segundo o levantamento, o setor de Serviços foi o maior responsável pelo crescimento, com 1.121 novos empregos. Em seguida, a Indústria, com 360 vagas; Construção, com 251; e Comércio, com 90.
Cuiabá liderou a geração de empregos com 848 novos postos, seguida por Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Cocalinho.
A maioria dos contratados são mulheres (1.306), e outros 417 são homens. Jovens de 18 a 24 anos também lideraram as contratações ocupando 1,3 mil vagas em setembro.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, o saldo positivo da Caged demonstra a eficiência das políticas de incentivo econômico adotadas pelo Governo do Estado.
“Mato Grosso continua sendo um ambiente favorável para negócios. Nossos setores de Serviços, Indústria, Construção e Comércio estão gerando novas oportunidades de trabalho e ampliando as perspectivas para nossa população. O saldo positivo é o resultado das políticas de incentivo econômico implementadas pelo Governo”, afirma César Miranda.
*Sob supervisão de Débora Siqueira
Fonte: Governo MT – MT
Cultura
Com apoio do Governo de MT, Expoagro 2025 deve movimentar R$ 20 milhões e atrair 300 mil pessoas
Com expectativa de movimentar cerca de R$ 20 milhões em negócios e atividades econômicas, a 57ª edição da Expoagro, a maior feira agropecuária, industrial e comercial de Mato Grosso, deve receber mais de 300 mil visitantes e consolidar Mato Grosso como Estado do agronegócio brasileiro.
O evento será realizado de 10 a 20 de julho, no Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro, e a expectativa é que a quantidade de público supere os 280 mil registrados no ano passado.
A feira contará com apoio institucional do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que terá estande próprio e participação no congresso técnico, além de iniciativas voltadas à difusão de novas tecnologias e fortalecimento das cadeias produtivas.
“A Expoagro é a maior vitrine do agronegócio de Mato Grosso, reunindo o que há de mais moderno em produção sustentável, genética animal, agroindústria e inovação. O governo está sempre ao lado de quem produz, apoiando iniciativas como essa que unem entretenimento, informação técnica e oportunidades de negócios”, afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, durante o lançamento da programação da feira, na noite de quinta-feira (10.4).
O presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, destaca que esta será uma edição marcada por novidades, recordes e ações sociais.
“Vamos ter shows de alto nível, mais de 2 mil empregos gerados direta ou indiretamente, uma programação técnica com a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e as federações, além da meta de arrecadar 30 toneladas de alimentos para doação”, disse.
Programação
A programação inclui quatro dias de rodeio com premiações recordes, vitrine de animais, minicursos, exposição comercial, parque de diversões e praça gastronômica, além de grandes shows nacionais como Ana Castela, Maiara & Maraísa, Léo Santana, Ferrugem, Zé Neto & Cristiano e outros. A venda de ingressos começa no dia 15 de abril.
No campo técnico, o Fórum dos Setores Produtivos abordará o tema “Agro e Clima”, com 14 palestras promovidas em parceria com a UFMT e o projeto Conect Zoo Agro. O evento reafirma a conexão entre ciência, mercado e sustentabilidade.
A cerimônia oficial de abertura será realizada no dia 11 de julho, às 18h. A entrada será gratuita em sete dos dez dias de programação, reforçando o caráter inclusivo da feira, que combina negócios, formação profissional e entretenimento de massa.
Fonte: Governo MT – MT
Cáceres e Região
Unemat oferta assessoria à população para preenchimento da declaração do IR

(Foto: Arquivo NAF)
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres, oferece assessoria gratuita à população para preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e outros serviços. A ação é parte das atividades oferecidas, durante o ano todo, pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), projeto desenvolvido pela Receita Federal do Brasil em parceria com a Unemat e com Instituições de Ensino Superior de todo o país.
Aqueles que necessitarem de assessoria no preenchimento da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, devem comparecer munidos de comprovantes de rendimento, de despesas médicas e de educação, documentos dos dependentes e de bens, entre outros. No entanto, o coordenador do NAF/Unemat, professor Rubens Santos, esclarece que durante o atendimento, também são acessadas as informações já cadastradas no gov.br.
O atendimento para o preenchimento da declaração do IRPF está sendo realizado de 2ª a 6ª feira, das 13h às 20h no Câmpus Universitário Jane Vanini, no bairro Cavalhada, Bloco II, Laboratório de Contábeis, até 31 de maio.
No NAF/Unemat é ofertado um vasto cardápio de atendimentos relacionados a tributos, dúvidas fiscais, gestão fiscal, como orientações quanto à Imposto de Renda, Microempreendedor Individual (MEI), E-social, cancelamento de CPF, pendências de declaração, negociação com a Receita Federal, entre outros. A equipe do NAF/Unemat conta com a participação de vários professores, colaboradores, voluntários e 38 alunos do curso de Ciências Contábeis. Os atendimentos à população são realizados em equipes de cinco ou seis pessoas entre professores e alunos.
Mais informações em: (65) 99269.0023 com João Rafael
Por Hemília Maia
-
Artigos5 dias ago
A ILEGALIDADE DA OPERAÇÃO LEI SECA EM CÁCERES
-
Artigos6 dias ago
ILEGALIDADE DO PERÍMETRO DE BLOQUEIO DA OPERAÇÃO LEI SECA
-
Destaque6 dias ago
Governo de MT nomeia mais 52 novos policiais penais e agentes socioeducativos
-
Cáceres e Região5 dias ago
Operação Lei Seca em Cáceres resulta em nove prisões por embriaguez ao volante e 74 autuações
-
Cáceres e Região4 dias ago
Câmara de Cáceres deve aprovar projeto de lei do vereador Jerônimo que institui Dia Municipal em Homenagem ao padre Geraldo
-
Cáceres e Região5 dias ago
Caminhoneiros salvam ocupantes de carro arrastado por água de alagamento na BR-070
-
Cáceres e Região6 dias ago
Dias nublados – Fim de semana tem previsão de mais temporais em Cuiabá e mais de 100 cidades
-
Destaque7 dias ago
Mesa Diretora da ALMT afasta servidor acusado de matar homem em situação de rua