O técnico Marcelo Oliveira atingiu uma marca nada boa, após a derrota por 3 a 2 (relembre no vídeo acima) para o arquirrival Cruzeiro, no Independência, no último domingo, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Desde 2003, quando o Brasileiro de pontos corridos começou a ser disputado, o treinador tem o segundo pior início entre os treinadores que assumiram o Atlético-MG durante a competição nacional. O GloboEsporte.com fez um apanhado de todos que iniciaram o trabalho já com o início do campeonato nacional e constatou que Marcelo só fica atrás de Cuca que, em 2011, perdeu os seis primeiros jogos pelo Brasileiro. O atual comandante alvinegro conseguiu quatro empates e duas derrotas – 22% de aproveitamento.
LEIA MAIS
>>> Retorno de Douglas Santos é crucial para volta das vitórias
Marcelo conquistou a mesma quantidade de pontos obtidas por Tite em 2005, ano do rebaixamento atleticano, mas o atual treinador do Corinthians venceu uma partida, empatou outra e perdeu os demais quatro jogos. Marcelo Oliveira não conquistou sequer uma vitória na sua volta ao Galo, o que fez com que a equipe entrasse na zona do rebaixamento com sete pontos, na 17ª colocação. Sob o seu comando, o time marcou nove gols e levou 13, sendo a pior defesa da competição atualmente, ao lado do Coritiba.
O treinador alvinegro fez campanha pior do que suas outras duas pelo time quando assumiu o Galo no Brasileiro. Em 2003, teve duas vitórias, dois empates e duas derrotas (44% de aproveitamento) em seu início de trabalho, que só terminou em novembro, quando Procópio Cardoso assumiu a equipe para as últimas cinco rodadas. Cinco anos depois, ele assumiu o comando após a demissão de Alexandre Gallo e conseguiu três vitórias, um empate e duas derrotas, rendimento de 55%.

Ressalta-se que o treinador conviveu com problemas no departamento médico, já que não tem, pelo menos, três jogadores considerados titulares (Luan, Dátolo e Pratto) e outros três na Copa América Centenário (Erazo e Cazares com o Equador, que continua na competição, e Douglas Santos com o Brasil, que agora voltará ao Galo por causa da eliminação da seleção nacional).
Apesar disso, Marcelo Oliveira disse, em sua coletiva de imprensa após a derrota para o Cruzeiro, que não poderia depositar a culpa da derrota nos desfalques. Ele voltou a ressaltar também que está no início de trabalho no Atlético-MG.
– Estamos em um início de trabalho, ajustes precisam ser feitos e, neste momento de adversidade que estamos passando, temos que estar fortes, analisar, cobrar dos jogadores, mas também motivá-los para tentar organizar e conseguir a reabilitação no próximo jogo.
O treinador que assumiu o comando atleticano já com o Brasileiro em andamento, e que teve o melhor início, foi Celso Roth em 2009. Foram quatro vitórias e dois empates, sem nenhuma derrota. O aproveitamento foi de 77% no ano que o Atlético-MG brigou boa parte da competição pelo título, mas caiu de rendimento na reta final.
Marcelo Oliveira tentará a primeira vitória no comando atleticano na próxima quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), quando encara o Internacional, no Beira-Rio. O treinador não poderá escalar Marcos Rocha, expulso no clássico.
