Cáceres e Região
Mais de 84% dos candidatos inscritos compareceram às provas do Vestibular da Unemat
Do total de 6.545 candidatos inscritos no vestibular por prova da Universidade do Estado de Mato Grosso 5.504 compareceram neste domingo (08/12) e 1.041 faltaram, o que representa uma taxa de ausência de 15,90%, apontando queda, se comparada as taxas de ausência dos últimos seletivos. Em 2023/2 a taxa de ausentes foi de 21,48% e, em 2024/1, de 18,30%. Outros 2.056 candidatos participam do processo de ingresso por histórico escolar. Ao todo 8.601 candidatos seguem concorrendo a uma das 2.550 vagas, oferecidas em 63 cursos de graduação da Unemat.
A relação entre preservação ambiental e o desenvolvimento agropecuário é o tema da redação neste vestibular. Os candidatos tem que redigir um texto dissertativo-argumentativo apresentando opinião própria com apontamento dos fatores que interferem no equilíbrio entre o agronegócio e a exploração do turismo em regiões preservadas, como citar medidas importantes para esse equilíbrio. Além da redação, os candidatos fazem provas objetivas de Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias.
No ranking dos cursos mais procurados no vestibular 2024/1 permanecem os mesmos do último vestibular, com variações apenas no número de candidatos por vaga. O curso de Medicina, em Cáceres, registrou a média de 117,63 candidatos por vaga, seguido pelo curso de Direito, também em Cáceres, com uma concorrência de 12,45 candidatos/vaga e Direito, em Pontes e Lacerda, com concorrência média de 3,65.
Mais uma vez o perfil feminino é maioria no vestibular da Unemat. O número de candidatas inclusive teve um leve acréscimo de 1,74 pontos percentuais em relação ao último vestibular, dessa vez as mulheres representam 64,28% dos candidatos inscritos e os homens 35,72%. E, pela segunda vez consecutiva, a opção pela política de cotas da Universidade é mais concorrida do que a da ampla concorrência. O percentual de candidatos que optaram pela política afirmativa de ingresso, em que há vagas destinadas para candidatos negros, indígenas, pessoas com deficiência e oriundas de escolas públicas foi de 53,38% e da ampla concorrência de 46,62%.
RESULTADO
Serão selecionados para a correção da prova de redação os candidatos não eliminados no processo seletivo, classificados segundo a ordem decrescente da pontuação na Primeira Fase, no limite de três vezes o número de vagas ofertadas por curso.
O resultado final será divulgado no dia 3 de fevereiro. O período letivo terá início em 17 de fevereiro. Todas as informações sobre o Vestibular e seus editais podem ser conferidas em vestibular.unemat.br
Por: Hemília Maia
Cáceres e Região
Polícia Civil prende integrantes de facções criminosas flagrados com armas e munições em Barra do Bugres
Assessoria | Polícia Civil-MT
Quatro integrantes de facções criminosas flagrados em posse de armas e munições foram presos em flagrante pela Polícia Civil, na noite de terça-feira (21.1), durante a Operação Desarme, deflagrada pela Delegacia de Barra do Bugres e Delegacia Regional de Tangará da Serra.
Os suspeitos- três homens e uma mulher-, foram autuados em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa. A operação, coordenada pelos delegados Igor Sasaki, de Tangará da Serra, e Fernando Albuquerque, de Barra do Bugres, resultou ainda na apreensão de quatro armas de fogo e dezenas de munições.
Durante investigações sobre homicídios em Barra do Bugres e região, os policiais realizavam monitoramento de suspeitos, quando notaram que um dos investigados estava com uma arma de fogo na cintura no momento em que entrava em uma residência.
Diante das evidências, os policiais realizaram a abordagem do suspeito e da mulher que estavam na casa, sendo apreendidas com eles duas armas de fogo (dois revólveres calibre 38). Questionados, eles confessaram estar associados a um terceiro suspeito que foi preso em seguida em uma quitinete nas proximidades, em posse de diversas munições calibre 32.
Com base nas informações, os policiais foram até o local, porém ao perceber a aproximação da equipe, um dos suspeitos sacou o revólver dando início a uma troca de tiros. O suspeito conseguiu fugir, porém, durante a fuga deixou cair a arma.
Nos fundos da residência, os policiais encontraram o quarto suspeito, que foi flagrado em posse de uma pistola. Na casa também foram encontradas munições calibre 38 e 380.
As armas e munições foram apreendidas e os quatro suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Barra do Bugres, onde após serem interrogados foram autuados em flagrante, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.
Cáceres e Região
Mato Grosso recebe 83,7 mil testes rápidos para diagnóstico da dengue
Assessoria
O Ministério da Saúde vai distribuir 83,7 mil testes rápidos para diagnóstico de dengue em Mato Grosso, como parte de um total de 6,5 milhões que serão enviados para todo o país. É a primeira vez que a pasta envia esse tipo de teste para detectar a dengue. A iniciativa vai ampliar a identificação precoce dos casos, especialmente em municípios distantes e com acesso limitado a serviços laboratoriais.
O investimento soma mais de R$ 17,3 milhões. A distribuição vai começar na próxima semana e os gestores estaduais serão orientados por meio de uma nota técnica com critérios de uso.
Do total, serão distribuídos 4,5 milhões de testes na primeira remessa. Os dois milhões de testes restantes serão utilizados como estoque estratégico para atender as localidades que possam apresentar acréscimo no número de casos e necessitem de uma resposta rápida no diagnóstico. O processo de aquisição dos testes rápidos foi iniciado em 2024.
O Sistema Único de Saúde (SUS) já possui outros dois tipos de testes para identificação da dengue: o biologia molecular e o sorológico, ambos disponíveis nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen).
Com o anúncio do Ministério da Saúde, a população passa a contar com uma terceira opção, que é o teste rápido, capaz de detectar a presença do vírus da dengue, mas sem identificar o sorotipo. Esses testes estarão disponíveis na rede pública, como Unidades Básicas de Saúde, conforme a distribuição da gestão local.
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, explica que o teste é uma ferramenta para ampliar a assistência na rede de atendimento local. “Não podemos esquecer a importância da manutenção da coleta das amostras para a vigilância epidemiológica, uma vez que o teste rápido não diferencia os sorotipos da dengue e nem outras arboviroses, como zika e chikungunya”, acrescenta.
Avanço no diagnóstico laboratorial
Outro avanço significativo foi a ampliação do diagnóstico da dengue na rede de laboratórios, com aumento de 76,4% nos diagnósticos de 2024 em comparação com 2023. Em 2023, foram realizados 778.422 diagnósticos de dengue, enquanto em 2024 esse número subiu para 1.373.536.
A secretária Ethel Maciel reforça que o uso dos testes rápidos será complementar às estratégias já existentes para controle do vetor, além da vacinação, e destaca a necessidade de os municípios seguirem os protocolos de coleta e envio de amostras para análise laboratorial, “fundamental para saber onde há maior circulação de cada sorotipo do vírus”.
-
Cáceres e Região6 dias ago
Corpo de homem desaparecido é encontrado em córrego de Quatro Marcos
-
Destaque7 dias ago
Gefron, Bope e Polícia Federal apreendem 420 quilos de cocaína em caminhão frigorífico
-
Cáceres e Região7 dias ago
Liberado antes de ser concluído asfalto da rua do Membeca é perfurado para obras complementares
-
Carros e Motos7 dias ago
Sefaz dá dicas de como não cair em golpes no pagamento do IPVA; saiba como evitar problemas
-
Destaque7 dias ago
Gestantes poderão ter acompanhamento de fisioterapeutas pélvicas sem custo durante parto
-
Cáceres e Região5 dias ago
Franco Valério propõe construção de poços artesianos para garantir a lavoura e ajudar no combate as queimadas
-
Cáceres e Região7 dias ago
Professor de dança que animou acampamento golpista, ‘Xuxa é mantido preso por Moraes; outro de MT também fica detido
-
Cáceres e Região5 dias ago
PRF aprova projeto e agentes terão câmeras corporais e nas viaturas em 2025