Cultura

Maioria do público do show do Guns N’ Roses é de MT e 33% de outros estados, aponta pesquisa

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A contagem parcial da pesquisa realizada durante o show do Guns N’ Roses, realizado em Cuiabá na última sexta-feira (31.10), revela que 66,14% do público era formado por moradores de Mato Grosso, enquanto 33,46% veio de outros estados e 0,39% de países vizinhos, como a Bolívia. O levantamento é conduzido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio do programa Descubra Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, UFMT, IFMT e Unic. O resultado completo deve ser divulgado em até 20 dias.

O estudo busca traçar o perfil dos turistas e mensurar o impacto econômico de um dos maiores eventos já realizados na capital. As equipes estiveram na Arena Pantanal na última sexta-feira aplicando questionários com uma amostra do público estimado em 40 mil pessoas. Foram coletadas informações sobre origem, hospedagem, gastos, tempo de permanência e intenção de retorno à cidade.

De acordo com a coordenadora de Pesquisa e Planejamento da Secretaria Adjunta de Turismo, Gláucia Regina da Silva, cerca de 300 questionários foram aplicados entre 15h e 18h, com boa receptividade do público.

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“As pessoas demonstraram muito interesse em participar. Muitos visitantes de fora disseram querer conhecer melhor Mato Grosso e pediram mais eventos desse porte. Agora iniciamos a tabulação dos dados, e acreditamos que em até 20 dias teremos o resultado final consolidado. Foi uma equipe pequena, mas muito comprometida. Essa integração entre Estado, município e universidades faz a diferença na geração de dados de qualidade, que podem orientar novas ações de promoção do turismo”, avaliou.

O coordenador de pesquisa da Unic, Osvaldo Borges, lembrou que o trabalho serve de referência para futuras análises sobre grandes eventos. Ele destacou que aprendizado coletivo que ajuda o poder público a melhorar a estrutura e o atendimento ao turista.

“É muito importante que as instituições se unam para poder gerar conhecimento, informação para o Estado e os entes públicos, no modo geral. Às vezes a instituição tem uma base de pesquisadores, tem a metodologia para desenvolver pesquisa, e as entidades públicas precisam de informação. Quando se dá a junção das instituições de ensino e o Estado, isso gera informações de qualidade que possam contribuir para o desenvolvimento do setor público”, afirmou.

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Após a conclusão da tabulação, os dados serão comparados com informações de emissão de passagens aéreas e rodoviárias, além de indicadores de arrecadação do ICMS em setores ligados ao turismo, como hospedagem, alimentação e transporte. O objetivo é quantificar o impacto real de um evento internacional sobre a economia local e o comportamento do visitante em Cuiabá.

Fonte: Governo MT – MT

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Cáceres e Região

Lançamento da 2ª Edição do livro de poemas ALDRAVA acontece hoje segunda-feira (17) na Sematur

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A Casa do Daveron, recebe nessa segunda-feira, o lançamento da 2ª Edição do livro de poemas ALDRAVA, de autoria do escritor Edson Flávio, doutor em Estudos Literários e já publicou  Aldrava (2020), Utopias e resistências na obra de Pedro Casaldáliga – escritos escolhidos (2021), Intermitência (2023) e Antes do Amanhã (2024),  todos com o selo da Carlini & Caniato Editorial. Este ano lançou uma nova reimpressão do livro Intermitência e agora esta segunda edição, inédita.

Para Edson Flávio é uma alegria e um marco na trajetória de um autor jovem que começou sua carreira há poucos anos. “Publicar um livro era para mim um sonho e agora ver meu primeiro livro em uma nova edição é sinal que posso avançar ainda mais nesse caminho”, disse o autor a nossa reportagem.

A comunidade cacerense é convidada a prestigiar o Sarau de Lançamento que contará com apresentações de artistas locais e doação de exemplares para as primeiras 50 (cinquenta) pessoas.

O Sarau é uma ação contemplada pelo Edital n. 01/2025 – Saldo Remanescente – Subsídios para manutenção com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, da Prefeitura Municipal de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
Serviço.

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SARAU DE LANÇAMENTO DO LIVRO ALDRAVA
LOCAL: CASA DO DAVERON (SEMATUR), CÁCERES-MT

DATA: 17/11

HORÁRIO: 19H30

ENTRADA GRATUITA

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Cultura

Turistas do show do Guns N´Roses gastaram até R$ 5 mil e planejam voltar a MT para conhecer belezas naturais

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Os turistas que vieram a Cuiabá para o show da banda Guns N’ Roses gastaram entre R$ 500 e R$ 5 mil durante a estadia na capital, segundo pesquisa realizada no dia da apresentação, na Arena Pantanal.

O levantamento, conduzido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Universidade de Cuiabá (Unic), foi concluído nesta sexta-feira (15.11). A pesquisa constatou que o público aproveitou a passagem pela capital para consumir gastronomia, fazer passeios urbanos, realizar compras e participar da vida noturna.

Cerca de 300 pessoas foram entrevistadas entre 15h e 18h, antes da abertura dos portões. Do total, 66,14% eram de Mato Grosso, enquanto 33,46% vieram de outros estados e 0,39% de países vizinhos. Considerando apenas o interior mato-grossense, aproximadamente 33,3% dos ouvidos eram das cidades de Sinop, Rondonópolis, Alta Floresta, Cáceres, Lucas do Rio Verde e Primavera do Leste.

A presença de turistas interestaduais também foi expressiva, representando cerca de 100 pessoas da amostra, vindas sobretudo dos estados de Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

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Entre os visitantes, 27,3% declararam ter consumido gastronomia local, enquanto 20% afirmaram ter feito passeios por Cuiabá. As atividades mais citadas incluíram restaurantes, pontos turísticos urbanos, compras e vida noturna, e muitos planejam voltar para conhecer Chapada dos Guimarães ou o Pantanal.

O tempo de permanência também reforça o impacto econômico do evento, segundo a pesquisa. Cerca de 40% dos entrevistados ficaram de três a quatro dias na capital, 31,7% permaneceram por dois dias, 15,7% fizeram bate-volta e 7% ficaram cinco dias ou mais. A maioria avaliou a experiência como boa ou ótima. As principais sugestões de melhoria envolveram mobilidade urbana, transporte e organização do evento.

Para a superintendente de Políticas e Promoção do Turismo da Sedec, Julia Assis, os números comprovam que shows internacionais fortalecem a economia de Cuiabá e ampliam o movimento de hotéis, bares e restaurantes, além de consolidar a capital como destino de entretenimento, cultura e turismo.

“A pesquisa aponta aquilo que temos defendido: os grandes eventos movimentam toda a cadeia do turismo. Um show traz pessoas para Cuiabá. Elas não vêm apenas para assistir ao espetáculo, mas também se hospedam, comem, fazem passeios e interagem com nossa cultura. Ver que uma parcela expressiva gastou até R$ 5 mil e que quase metade permaneceu por vários dias mostra o quanto esse tipo de programação gera impacto real na economia. O desafio agora é ampliar essa agenda e garantir que a experiência do visitante seja cada vez melhor, para que ele queira voltar e explore outros destinos do nosso estado”, destacou.

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Fonte: Governo MT – MT

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