Cáceres e Região
Ligado ao ex-prefeito Francis, Flávio Negação deverá assumir a presidência da Câmara de Cáceres
Sinezio Alcântara – Expressão Notícias/Assesssoria
A véspera da eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Cáceres, a Chapa Compromisso com Cáceres, se mantém coesa, devendo eleger o vereador Flávio Negação (MDB) para a presidência do parlamento, em substituição ao vereador Luiz Landim (UB) que deixa a Casa, para tomar posse como vice-prefeito, na chapa da prefeita reeleita, Eliene Liberato Dias (PSB).
Ligado ao ex-prefeito Francis Maris Cruz (PL), adversário de Eliene, Negação terá como vice-presidente na chapa, o vereador Isaias Bezerra (Republicanos); Elis Enfermeira (PL) como primeira secretária, o lider petista Cesare Pastorello, 2º secretário, e Pacheco Cabeleireiro (PP), 3º secretário. O grupo, composto até agora com 8 vereadores, conta ainda com os vereadores Jerônimo Gonçalves (PL), Pastor Júnior (PL) e Marcos Ribeiro (PP).
A eleição ocorre na manhã de 1º de janeiro. A nova Mesa Diretora será eleita para presidir o Legislativo Municipal no biênio 2025/2026. O grupo é composto por, pelo menos, um ex-secretário da prefeita Eliene: o vereador Jerônimo Gonçalves, um líder da prefeita na Câmara, Cesare Pastorello e um dos principais apoiadores da administração, Isaias Bezerra.
Defesa da independência e autoonomia
Uma das “bandeiras” do vereador Flávio Negação, será a defesa da independência e autonomia da Câmara. “Nosso objetivo é representar todos os vereadores, defender as prerrogativas e manter um trabalho legislativo de forma independente e autônoma. Não houve veto à participação dos partidos PSB e UB, que fazem parte da coligação que elegeu a prefeita Eliene (PSB). Pelo contrário, todos os vereadores foram convidados a fazer parte desse projeto. No entanto, decidiram criar outra chapa, o que é legítimo, pois cada um é dono do seu voto. Após a eleição, não existirá mais lado A ou B, e todos os vereadores irão trabalhar por Cáceres”, explica o candidato à presidência, Flávio Negação.
Negação também refuta os boatos de que membros da chapa estariam cogitando a presidência em uma chapa contrária, explicando que todas essas possibilidades já foram discutidas e que os vereadores mantêm sua palavra.
Em relação aos demais vereadores, espera que não haja desgaste na disputa, já que irão trabalhar juntos por 4 anos. A última vez que houve disputa de duas chapas para a presidência da Câmara foi em 2017, quando o vereador Cláudio Henrique foi derrotado pelo vereador Domingos Oliveira por 9 votos a 6. A disputa foi acirrada, e, à época, alguns vereadores queriam realizar votação secreta. O vereador Cézare Pastorello, que presidiu a sessão por ter sido o mais votado, argumentou que a publicidade era a regra e o sigilo, a exceção, e manteve a votação aberta.
A Lei Orgânica do Município de Cáceres estabelece, em seu artigo 2º, que “São Poderes do Município, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo e o Executivo”. Essa é a tônica que a chapa Compromisso com Cáceres pretende dar nos próximos anos na relação entre os poderes. (Assessoria)
INGRATIDÃO
Após se eleger vereador, Jorge Augusto abandona ex-aliado e discurso de renovação em Cáceres
O ex-prefeito de Cáceres Francis Maris Cruz(PL) manifestou pela primeira vez em um grupo de whatsapp sobre a ida do seu ex-fiel pupilo Jorge Augusto(PP) para ser Presidente do grupo de vereadores que apoiam a prefeita Eliene Liberato(PSB). Jorge Augusto que se elegeu estando no partido do progressista Dr. Sérgio Arruda, mas pedindo votos para o ex-prefeito Francis Maris fechou voto com o grupo governista para a Câmara de Cáceres.
“Agora o Jorge tem que vir pra este grupo [de oposição]. O tanto que eu ajudei ele, até secretário meu ele foi. Se tiver um pingo de consideração, ele virá. Política é grupo e ele fazia parte do nosso grupo”, contou Francis num grupo de whatsapp.
Jorge Augusto foi o 13º dos 15 mais votados em Cáceres com 623 votos e surgiu na política em 2013 quando se tornou braço direito do ex-prefeito Francis Maris e ocupando a vaga de Secretário de Governo e coordenador de Trânsito e Fazenda na primeira gestão do empresário. Assim como o educador físico Cláudio Henrique Donatoni que esperou ser eleito com o apoio do ex-prefeito para abandonar o grupo de Francis, Jorge após a eleição adotou uma postura semelhante ao abandonar o ex-aliado e o discurso de oposição que o fez se eleger na cidade.
Cáceres e Região
Polícia Civil prende integrantes de facções criminosas flagrados com armas e munições em Barra do Bugres
Assessoria | Polícia Civil-MT
Quatro integrantes de facções criminosas flagrados em posse de armas e munições foram presos em flagrante pela Polícia Civil, na noite de terça-feira (21.1), durante a Operação Desarme, deflagrada pela Delegacia de Barra do Bugres e Delegacia Regional de Tangará da Serra.
Os suspeitos- três homens e uma mulher-, foram autuados em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa. A operação, coordenada pelos delegados Igor Sasaki, de Tangará da Serra, e Fernando Albuquerque, de Barra do Bugres, resultou ainda na apreensão de quatro armas de fogo e dezenas de munições.
Durante investigações sobre homicídios em Barra do Bugres e região, os policiais realizavam monitoramento de suspeitos, quando notaram que um dos investigados estava com uma arma de fogo na cintura no momento em que entrava em uma residência.
Diante das evidências, os policiais realizaram a abordagem do suspeito e da mulher que estavam na casa, sendo apreendidas com eles duas armas de fogo (dois revólveres calibre 38). Questionados, eles confessaram estar associados a um terceiro suspeito que foi preso em seguida em uma quitinete nas proximidades, em posse de diversas munições calibre 32.
Com base nas informações, os policiais foram até o local, porém ao perceber a aproximação da equipe, um dos suspeitos sacou o revólver dando início a uma troca de tiros. O suspeito conseguiu fugir, porém, durante a fuga deixou cair a arma.
Nos fundos da residência, os policiais encontraram o quarto suspeito, que foi flagrado em posse de uma pistola. Na casa também foram encontradas munições calibre 38 e 380.
As armas e munições foram apreendidas e os quatro suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Barra do Bugres, onde após serem interrogados foram autuados em flagrante, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.
Cáceres e Região
Mato Grosso recebe 83,7 mil testes rápidos para diagnóstico da dengue
Assessoria
O Ministério da Saúde vai distribuir 83,7 mil testes rápidos para diagnóstico de dengue em Mato Grosso, como parte de um total de 6,5 milhões que serão enviados para todo o país. É a primeira vez que a pasta envia esse tipo de teste para detectar a dengue. A iniciativa vai ampliar a identificação precoce dos casos, especialmente em municípios distantes e com acesso limitado a serviços laboratoriais.
O investimento soma mais de R$ 17,3 milhões. A distribuição vai começar na próxima semana e os gestores estaduais serão orientados por meio de uma nota técnica com critérios de uso.
Do total, serão distribuídos 4,5 milhões de testes na primeira remessa. Os dois milhões de testes restantes serão utilizados como estoque estratégico para atender as localidades que possam apresentar acréscimo no número de casos e necessitem de uma resposta rápida no diagnóstico. O processo de aquisição dos testes rápidos foi iniciado em 2024.
O Sistema Único de Saúde (SUS) já possui outros dois tipos de testes para identificação da dengue: o biologia molecular e o sorológico, ambos disponíveis nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen).
Com o anúncio do Ministério da Saúde, a população passa a contar com uma terceira opção, que é o teste rápido, capaz de detectar a presença do vírus da dengue, mas sem identificar o sorotipo. Esses testes estarão disponíveis na rede pública, como Unidades Básicas de Saúde, conforme a distribuição da gestão local.
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, explica que o teste é uma ferramenta para ampliar a assistência na rede de atendimento local. “Não podemos esquecer a importância da manutenção da coleta das amostras para a vigilância epidemiológica, uma vez que o teste rápido não diferencia os sorotipos da dengue e nem outras arboviroses, como zika e chikungunya”, acrescenta.
Avanço no diagnóstico laboratorial
Outro avanço significativo foi a ampliação do diagnóstico da dengue na rede de laboratórios, com aumento de 76,4% nos diagnósticos de 2024 em comparação com 2023. Em 2023, foram realizados 778.422 diagnósticos de dengue, enquanto em 2024 esse número subiu para 1.373.536.
A secretária Ethel Maciel reforça que o uso dos testes rápidos será complementar às estratégias já existentes para controle do vetor, além da vacinação, e destaca a necessidade de os municípios seguirem os protocolos de coleta e envio de amostras para análise laboratorial, “fundamental para saber onde há maior circulação de cada sorotipo do vírus”.
-
Cáceres e Região6 dias ago
Corpo de homem desaparecido é encontrado em córrego de Quatro Marcos
-
Destaque7 dias ago
Gefron, Bope e Polícia Federal apreendem 420 quilos de cocaína em caminhão frigorífico
-
Cáceres e Região7 dias ago
Liberado antes de ser concluído asfalto da rua do Membeca é perfurado para obras complementares
-
Carros e Motos7 dias ago
Sefaz dá dicas de como não cair em golpes no pagamento do IPVA; saiba como evitar problemas
-
Destaque7 dias ago
Gestantes poderão ter acompanhamento de fisioterapeutas pélvicas sem custo durante parto
-
Cáceres e Região5 dias ago
Franco Valério propõe construção de poços artesianos para garantir a lavoura e ajudar no combate as queimadas
-
Cáceres e Região7 dias ago
Professor de dança que animou acampamento golpista, ‘Xuxa é mantido preso por Moraes; outro de MT também fica detido
-
Cáceres e Região5 dias ago
PRF aprova projeto e agentes terão câmeras corporais e nas viaturas em 2025