Base mantida e reforços sendo preparados com cautela. Depois da boa exibição e da vitória sobre o Cruzeiro, o técnico Levir Culpi deixou claro que vai mandar a campo praticamente a mesma formação contra o Atlético-PR, domingo, na Arena da Baixada. A única mudança será na lateral direita: Wellington Silva volta de suspensão e entra na vaga de Jonathan. Nenhum dos reforços será relacionado.

Nem mesmo Henrique Dourado, que já treina nas Laranjeiras desde o início de julho. A explicação de Levir é simples: cautela. Dourado não joga desde de maio e estava na Europa. Segundo o treinador, o atacante precisa de mais alguns dias para ficar à disposição. Os outros recém-contratados vão passar pelo menos processo antes de estrearem.
– (Henrique Dourado) Para esse jogo ainda não. Para o próximo, quase certeza. Temos que ter cuidado com esse aproveitamento. Pessoal que jogava fora e retorna é um pouco problemático. Está se preparando, fazendo máximo, em mais uma semana estará liberado. O caso dos outros reforços é muito parecido, cada um vem de um país. Quem está em melhores condições é o Alexis, estava jogando, é um menino. Danilinho está se aproximando também. Mas é preciso tempo. Uma semana, dez dias. Vão entrar aos poucos. Não tenho problema de escalar, mas desde que estejam aprovados pela preparação física – frisou Levir.
Os titulares treinaram com Diego Cavalieri, Wellington Silva, Gum, Henrique e William Matheus; Douglas, Cícero e Marcos Júnior; Maranhão, Samuel e Richarlison. Na parte final da atividade, Renato Chaves entrou no lugar de Gum. Segundo Levir, apenas por precaução.
– Foi uma prevenção da preparação física. Também fazemos isso para preparar situações diferentes, coisas que surgem no jogo. Sou da linha de que time que está ganhando não se mexe. O maior problema do futebol brasileiro talvez seja o desespero diante de um resultado negativo. A necessidade de ter de mudar alguém. É fruto da emoção que o futebol provoca. Gosto de manter uma base. Nas minhas escalações, no mínimo sete ou oito são sempre repetidos. Meu time ainda não joga regularmente bem. Só quem faz isso é o Barcelona, que tem o mesmo elenco há anos. Com a continuidade, vamos conseguir resultados – disse.
Aquino é esperado no Rio
Todos os quatro reforços foram a campo nesta sexta. Danilinho e Alexis chegaram a participar da parte final do treino tático entre os reservas. Em fase final de recuperação de um estiramento no joelho direito, Gustavo Scarpa treinou com bola mais uma vez. Já o meia Claudio Aquino, que foi até a Argentina resolver problemas burocráticos, é esperado no Rio ainda nesta sexta.
O elenco tricolor volta a treinar na manhã deste sábado, nas Laranjeiras. Em seguida, a delegação embarca para Curitiba. A partida contra o Atlético-PR será no domingo, às 16h (de Brasília), na Arena da Baixada.
Atlético-PR x Fluminense
Local: Arena da Baixada
Data e horário: domingo, 16h (horário de Brasília)
Escalação provável: Diego Cavalieri, Wellington Silva, Gum, Henrique e William Matheus; Douglas, Cícero e Marcos Júnior; Maranhão, Samuel e Richarlison
Desfalques: Ninguém.
Pendurados: Jonathan e Maranhão.
Arbitragem: Francisco Carlos do Nascimento (AL), auxiliado por Alessandro Rocha de Matos (BA) e Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL).
Transmissão: TV Globo para RJ, RS, MG (Juiz de Fora), ES, PB, RN, PI, PA (Santarém), AM, RO, AC, RR e AP (com Alex Escobar, Juninho Pernambucano e Renato Marsiglia) e Premiere (com Linhares Jr e Gil Rocha)