conecte-se conosco


Brasileirão Série A

Lesão de Juan expõe planejamento; César Martins é chamado de volta

Publicado

Tata auxiliar Flamengo e César Martins treino (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)César Martins é reintegrado 
(Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

De seis zagueiros no elenco em fevereiro, o Flamengo se viu com apenas dois aos 12 minutos do primeiro tempo desta quarta-feira – no empate por 2 a 2 com a Chapecoense, em Volta Redonda. Juan sentiu a coxa e saiu lesionado. No banco, Rafael Dumas foi chamado para fazer sua estreia no futebol profissional. Um jogador de 21 anos, que estava fora dos planos – como dissera Muricy – formou a zaga com Léo Duarte, de 19, que foi apresentado ao torcedor na Copa São Paulo de Juniores. Enquanto Juan lamentava a lesão ainda dentro de campo, o departamento de futebol ligava para César Martins. Com mais de um mês de contrato de empréstimo pela frente – ele tem reapresentação ao Benfica marcada para 27 de junho -, o zagueiro estava dispensado praticamente desde a derrota por 2 a 0 para o Vasco em Manaus, no dia 24 de maio.

A convocação de emergência tirou César de férias antecipadas. Há uma semana nem ao Ninho do Urubu ele ia – fazendo treinamento no Rio de Janeiro por conta própria, longe do clube. O técnico Jayme de Almeida foi perguntando sobre o caso minutos depois do apito final desta quarta-feira e admitia que não sabia responder sobre o jogador, e já planejava até improvisar William Arão ou trazer um garoto da base para compor o grupo. Mas César está de volta. Ele já se apresentou no centro de treinamento esta manhã e vai viajar com o grupo no sábado para enfrentar a Ponte Preta – por coincidência seu ex-time no futebol brasileiro.

A queda progressiva de opções para a zaga se explica – pelo menos com a tentativa de explicação – da seguinte maneira. Na pré-temporada, eram cinco zagueiros. Wallace e César Martins eram os remanescentes de 2015, e Juan
e Antônio Carlos, os reforços para o setor, além de Rafael Dumas, promovido em
janeiro. Mesmo com o quinteto, o clube buscava e já penava para conseguir um nome de peso para a zaga. E falhou mais uma vez. Com o fim do Carioca e ciente de que o Benfica não
renovaria o empréstimo, Muricy resolveu cortar César das partidas. A diretoria, por sua vez, negociou Antônio Carlos com a Ponte. O jogador, apresentado coberto de elogios pelo diretor de futebol Rodrigo Caetano e que se disse escolhido a dedo por Muricy, sequer entrou em campo e ficou uma vez no banco.

Para completar as falhas de planejamento, no último dia 13, o então
capitão do time Wallace, que sofria de imensa rejeição da torcida, pulou
fora do barco e
iniciou negociação com o Grêmio. O jogador já manifestava
descontentamento no clube há tempos e revelou que pediu para ser
negociado antes de chegar à véspera da estreia no Brasileiro.

Apenas Vaz confirmado
Não
bastasse a dramática situação, classificado como “problema seríssimo nas palavras do ex-zagueiro e técnico interno Jayme de Almeida, o clube segue em dificuldades para contratar zagueiros. Há diversas sondagens e também ofertas, principalmente por jogadores sul-americanos. A diretoria, por enquanto, tem apenas engatilhado o nome de Rafael Vaz,
que recebia no Vasco cerca de R$ 80 mil e vai ganhar na Gávea R$ 150 mil por dois anos de contrato. O jogador nunca se firmou como titular em São Januário e só pode jogar pelo rival a partir do
próximo dia 7, quando encerra o vínculo com o Vasco.

O clube avalia fazer proposta por Arturo Mina, do Independiente del Valle-EQU, que é semifinalista da Libertadores. O jogador, porém, foi convocado para a Copa
América Centenário. O nome preferido sempre foi Alejandro Donatti, do
Rosario Central-ARG. Mas o time argentino ainda não definiu se o treinador continua e a situação está em suspenso. Os valores iniciais oferecidos pelos rubro-negros não empolgaram a diretoria argentina. De toda maneira a janela de transferências internacionais só abre dia 20 de junho. 

Fonte: Globo Esporte

Comentários Facebook

Entretenimento

Eclipse lunar traz ‘Lua de sangue’ no domingo (15); saiba mais

Publicado

No próximo domingo (15), acontecerá o primeiro eclipse lunar de 2022. Será um eclipse do tipo total, que ocorre quando a Lua cheia se move para a chamada sombra umbral profunda da Terra (parte mais interna e escura). Isso ocorre porque nosso planeta passa em frente à luz solar enviada para o nosso satélite natural.

De acordo com o astrofísico americano Fred Espenak, conhecido por prever eclipses, como a Lua cheia do dia 15 de maio é a chamada superlua, por estar no perigeu, o ponto mais próximo da Terra, esse eclipse será considerado uma superlua de sangue. O fenômeno, que poderá ser visto em todo o Brasil, ocorre quando a luz do sol passa pela atmosfera terrestre, mas desvia pelos comprimentos de onda para refletir de forma avermelhada na Lua.

Diagrama da sombra do eclipse lunar do dia 15 de maio. (Fonte: NASA/Divulgação.)Fonte:  NASA 

Quando acontecerá o eclipse total da Lua no domingo?

Conforme o perfil Astronomiaum no Twitter, nas cidades com fuso horário de Brasília, o eclipse lunar de domingo terá início às 22h32, e terá o seu ápice na madrugada de segunda-feira (16) à 1h11, com o término ocorrendo às 3h51. Além do Brasil, a Lua de sangue poderá ser vista também nos EUA e Canadá, além de partes da África e Europa.

Diferentemente do eclipse solar, que só é observável em uma área relativamente pequena do mundo, os eclipses lunares podem ser vistos em qualquer lugar no lado noturno da Terra. A sua visualização também é mais segura, pois esses fenômenos não necessitam de nenhum tipo de proteção para os olhos, pois são mais escuros do que a própria lua cheia em si.

Para quem mora em grandes cidades, e não pretende viajar para locais com baixa poluição visual para assistir ao eclipse total da Lua no domingo, será possível visualizá-lo através do canal oficial da NASA do YouTube. O telescópio da agência aeroespacial norte-americana irá iniciar a transmissão das imagens do fenômeno a partir da zero hora do dia 16 de maio, no horário de Brasília.

Para assistir, basta clicar no link acima para definir o lembrete e, na hora marcada, acompanhar os detalhes em alta resolução.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/238420-eclipse-lunar-traz-lua-sangue-domingo-15-saiba.htm

Comentários Facebook
Continue lendo

Brasileirão Série A

Em Minas, Cuiabá perde para o líder Atlético-MG e cai invencibilidade

Publicado

A Gazeta

Após 12 jogos sem derrotas fora de casa pelo Campeonato Brasileiro, o Cuiabá perdeu a longa invencibilidade que acumulava na série A para o líder Atlético-MG neste domingo (24), em Belo Horizonte, pela 28ª rodada do Brasileirão. O galo venceu por 2 a 1 e pôs fim a longa série do auriverde sem derrotas longe de casa.

O Dourado continua com 35 pontos, em décimo lugar na tabela de classificação. O Galo, por sua vez, chegou aos 59 tentos e é mais líder do que nunca.

A mil por hora, assim começou o início do jogo entre Cuiabá e Atlético-MG no Mineirão. Logo aos 2 minutos, Nathan Silva, contra, inaugurou o marcador em recuo infeliz para Everton, que viu a bola entrar lentamente no gol. Aos 4, Hulk, dentro da pequena área, deixou tudo igual após jogada ensaiada de escanteio.

O time mineiro conseguiu a virada com Jair, que completou de cabeça para as redes após assistência de Guilherme Arana.

No início da etapa final, Hulk marcou o terceiro para o Atlético, mas o gol foi anulado após a arbitragem pegar um toque de mão do atacante. Daí em diante o Atlético continuou pressionando, mas sempre parando nas defesas seguras do goleiro Walter.

À medida que o relógio foi passando, o Atlético deixou o Cuiabá mais a vontade para trabalhar com a bola e passou a contar com os contra-ataques. O Dourado martelou, porém não conseguiu criar chances claras de gol.

O próximo compromisso do Cuiabá no campeonato brasileiro é contra o Red Bull Bragantino no dia 1º de novembro, na Arena Pantanal, às 19h30 (de MT.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana