As blitzes foram realizadas em Rondonópolis, Cáceres, Sinop e Lucas do Rio Verde
Em seis ações realizadas em quatro municípios pela Operação Lei Seca em Mato Grosso, foram realizados 33 flagrantes por embriaguez no trânsito e 93 autuações por alcoolemia.
As blitzes foram realizadas em Rondonópolis, Cáceres, Sinop e Lucas do Rio Verde. Entre maio e julho deste ano, foram realizados 647 testes do bafômetro no interior do estado e 112 condutores tiveram as suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) recolhidas.
Nas operações de fiscalização de trânsito do Projeto Lei Seca Mato Grosso, barreiras são montadas pelos órgãos de trânsito, com objetivo de fiscalizar e conscientizar os motoristas para não dirigir sob efeito de álcool. Em maio o Projeto expandiu suas atividades para o interior do Estado de forma organizada, integrada e participativa reunindo as instituições com o objetivo de salvar vidas.
O condutor que é flagrado com teor de até 0,33 miligramas de álcool por litro de ar é autuado administrativamente, tem sua CNH recolhida e suspensa por 12 meses, o veículo é retido até a apresentação de um condutor habilitado, além da multa de R$ 1.915,40.
Caso o motorista seja flagrado com concentração maior de álcool, ele está sujeito ainda a pena de detenção de um a três anos de cadeia, sendo cabível o arbitramento de fiança com valores que vão a partir de um salário mínimo.
A operação “Lei Seca” é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria de Segurança Pública, em parceria com órgãos da área de Segurança e Trânsito municipal, estadual e federal que atuam no estado de Mato Grosso.
Assessoria / Secom

Cáceres e Região
Segunda-feira (27): Mato Grosso registra 759.242 casos e 14.984 óbitos por Covid-19
Rose Velasco | SES-MT
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (27.06), 759.242 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14.984 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.
Dos 759.242 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 9.313 estão em isolamento domiciliar e 734.260 estão recuperados.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 65 internações em UTIs públicas e 76 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 78,65% para UTIs adulto e em 15% para enfermaria adulto.
Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (135.575), Várzea Grande (53.603), Rondonópolis (44.288), Sinop (34.357), Tangará da Serra (24.373), Lucas do Rio Verde (23.397), Sorriso (23.317), Primavera do Leste (22.715), Cáceres (17.473) e Alta Floresta (17.013).
A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.
Cenário Nacional
No domingo (26.06), o Governo Federal confirmou o total de 32.078.638 casos da Covid-19 no Brasil e 670.405 óbitos oriundos da doença. Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados desta segunda-feira (27.06).
Recomendações
Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.
Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Cáceres e Região
Gefron recupera em Vila Bela da Santíssima Trindade três veículos roubados
Ana Frutuoso | Sesp-MT
O Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar, apreendeu no domingo (26.06) três veículos no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (562 km de Cuiabá).
As equipes policiais receberam informações do Centro de Operações do Gefron que havia na cidade um Volkswagen-Nivus de cor cinza, um Nissan-Kicks de cor prata e um Jeep-Compass de cor branco suspeitos de roubo/furto, que provavelmente seriam levados para a Bolívia.
Diante da informação, as equipes policiais iniciaram patrulhamento pela região conhecida como trevo 90ºe avistaram os três veículos.
Ao perceberem que seriam abordados, os suspeitos retornaram para cidade de Vila Bela, abandonaram os veículos Nivus e Kicks às margens da MT-199 e fugiram para região de mata. O veículo Jepp/Compass foi recuperado no perímetro urbano e seu condutor foi preso pela equipe da Polícia Civil.
De acordo com as checagens feitas pelo Centro de Operações da Base do Gefron, foi constatado que todos estavam com as placas trocadas, sendo o veículo Jeep-Compass queixa de furto na cidade de Cuiabá-MT, o Volkswagen-Nivus com queixa de roubo no Estado de São Paulo e o veículo Nissan-Kicks com queixa de roubo no Estado de Rio de Janeiro. O prejuízo total ao crime é de R$ 354,5 mil .
Os veículos foram encaminhados à Delegacia da Policia Civil da cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade-MT, para providências.
(Com supervisão de Alecy Alves)
-
Cáceres e Região6 dias ago
Prefeitura anuncia abertura das inscrições para provas de pesca do 39º FIPE
-
Cáceres e Região5 dias ago
Vereadores e assessores abandonam a Câmara temendo contaminação por covid
-
Destaque7 dias ago
Em nota, secretária de Educação de Cáceres pede para profissionais suspenderem greve
-
Cáceres e Região3 dias ago
Eliene e Francis se reaproximam e posam juntos em fotos durante inauguração de obras em Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias ago
Professores da Unemat passam apoiar grevistas do município
-
Cáceres e Região4 dias ago
Câmara de Cáceres infringe a própria portaria permitindo evento causando aglomeração no plenário
-
Cultura6 dias ago
Professor da Unemat ajuda desmentir boatos ao G1 sobre Ratanabá
-
Cáceres e Região4 dias ago
Hidrovia: Depois de Barranco Vermelho, SEMA-MT emite LP do Terminal Portuário de Paratudal em Cáceres