Cáceres e Região

Justiça manda Eliene suspender propaganda ilegal contra Francis da Cometa

Published

on

Assessoria

         A candidata à reeleição pela Coligação “Mais Ação, Progresso e Desenvolvimento”,  Eliene Liberato (PSB) e seu vice Luis Landim (UB) devem promover a imediata remoção de conteúdo negativo contra o ex-prefeito e candidato Francis da Cometa de suas redes sociais. A liminar em favor da campanha de Francis foi concedida pelo juiz eleitoral  José Eduardo Mariano na tarde desta quinta-feira (26).

       O mérito da ação deve ser julgado nos próximos dias. Até o momento a candidata a reeleição já foi condenada ao pagamento de multa por propaganda irregular por três vezes o que totaliza R$ 15 mil em multas.

      A legislação eleitoral no artigo 28 da Resolução nº 23.610/2019 do TSE é clara ao proibir impulsionamento de propaganda negativa contra outros candidatos nas redes sociais. O impulsionamento de publicações – quando o há o pagamento para as plataformas a fim de aumentar o alcance das publicações para mais pessoas – só é permitido para promoção de quem o contratou e não pode ser utilizado para propaganda negativa.

Leia mais:   Campanha de atualização de estoque de rebanhos termina nesta terça-feira (10)

       Na concessão da liminar o juiz identificou “linguagem grosseira, ofensiva e palavras de baixo calão” na propaganda de Eliene, que “denigrem a imagem do candidato”, e assim determinou a imediata remoção da propaganda ilegal, bem como a citação da prefeita e seu candidato a vice para se defenderem em dois dias.

     Caso ao final  a liminar seja confirmada  e a representação julgada procedente, Eliene e Landim terão que arcar com multa que pode variar  de 5 mil a 30 mil reais cada um.

    Além dessa ação, os candidatos Eliene e Luis Landim também respondem a outras quatro ações de investigação judicial eleitoral por abuso de poder de autoridade, por abuso de poder econômico,  e por uso indevido de veículo de comunicação social, e caso qualquer uma dessas ações seja julgada procedente resultará na cassação do registro de candidatura e declaração de inelegibilidade por oito anos,.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Eleitos em Cáceres serão diplomados nesta sexta-feira

Published

on

Assessoria

A diplomação dos candidatos eleitos nas Eleições 2024 para o município de Cáceres será realizada na próxima sexta-feira (13). segundo informações prestadas pela coordenadora do cartório eleitoral da 6ª eleitoral, Daniele Cavalcante Dias. A cerimônia terá inicio as 17h, no Plenário do Júri do Fórum de Cáceres.

A coordenação dos trabalhos será feita pela 6ª Zona Eleitoral, através do juiz, José Eduardo Mario, que foi o responsável pela condução das eleições do dia 06 de outubro deste ano. A realização da solenidade, terá o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

“A diplomação é a validação oficial dos resultados das urnas e a legitimação dos novos mandatos. Este momento solene marca o ápice das Eleições de 2024, uma vez que, a partir da diplomação, os candidatos eleitos recebem a autorização formal da Justiça Eleitoral para assumir os cargos que lhes foram confiados pela população. É uma ocasião que celebra a democracia, o compromisso com o bem-estar coletivo e a responsabilidade no serviço público”, ressaltou a juíz eleitoral da 6ª ZE.

Leia mais:   Servidores terceirizados da empresa Bem Estar que prestam serviços a Autarquia Águas do Pantanal em Cáceres, cruzam os braços

Na cerimônia, receberão seus diplomas a prefeita reeleita de Cáceres, Eliene Libertado Dias (PSB), o vice-prefeito eleito, vereador Luiz Landim (União Brasil),além dos 15 vereadores(as) que foram eleitos. Vale ressaltar que a posse dos eleitos está prevista para acontecer em janeiro na Câmara Municipal de Vereadores.

SERVIÇO:
Evento: Diplomação dos eleitos (as)
Local: Plenário do Fórum de Cáceres
Dia: Sexta-feira (13)
Horário: As 17h

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Forças policiais de MT apreenderam mais de 13 mil armas de fogo ilegais entre 2019 e 2024

Published

on

Fabiana Mendes | Sesp-MT

As forças de segurança pública de Mato Grosso retiraram 13.097 armas de fogo ilegais de circulação entre 2019 e novembro de 2024, conforme dados do Observatório da Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Apenas neste ano, foram apreendidas 2.170 armas, número que já supera em 4% o total registrado em 2023, quando 2.072 armas foram apreendidas.

As apreensões foram realizadas em ocorrências das Polícias Militar e Civil contra o tráfico de drogas, organizações criminosas e entre outras ações.

Do total apreendido, 5.239 eram carabinas, espingardas, rifles ou garruchas. Além disso, foram retirados de circulação 67 fuzis, 32 submetralhadoras, 2.527 pistolas e 5.135 revólveres. Outras 97 armas foram classificadas como não identificadas.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou que o aumento na apreensão de armas de fogo é reflexo dos investimentos realizados pelo Governo do Estado.

“Os investimentos foram essenciais e os dados refletem isso. São mais armas retiradas das mãos de criminosos graças ao trabalho dos nossos profissionais das Polícias Militar e Civil. O trabalho integrado, com cada instituição contribuindo dentro de sua expertise, é uma ferramenta essencial no combate à criminalidade”, disse.

Leia mais:   Campanha de atualização de estoque de rebanhos termina nesta terça-feira (10)

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Fernando Carneiro Tinoco, destacou que a instituição tem intensificado operações em todo o estado, com foco na retirada de armas de fogo ilegais de circulação.

“A Polícia Militar tem realizado operações em todo o estado com o objetivo de garantir a ordem pública. A retirada de armas de fogo é uma das nossas principais estratégias, pois enfraquece as organizações criminosas e contribui para a redução de crimes como roubos e homicídios, que impactam diretamente a sensação de segurança da população”, afirmou o coronel.

       O delegado Cláudio Alvarez Sant’Ana, da Diretoria de Atividades Especiais da Polícia Civil, ressaltou que a instituição atua com um planejamento estratégico voltado ao enfraquecimento das organizações criminosas.

“Sem recursos financeiros, as organizações criminosas ficam limitadas na aquisição de armamentos. Por isso, o planejamento estratégico é essencial, principalmente com ações que impeçam o acesso a armas de fogo ilegais e retirem de circulação aquelas que já estão nas mãos de criminosos”, explicou o delegado.

Leia mais:   Mais de 84% dos candidatos inscritos compareceram às provas do Vestibular da Unemat
Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana