Cáceres e Região

Juiz do Distrito Federal lança livro em escola da zona rural de Cáceres e gera comoção entre os alunos

Published

on

A Câmara de Cáceres participou, na semana passada, do lançamento do livro “Fabinho: da roça aos tribunais”, que conta a história de Fábio Francisco Esteves, que enfrentou a pobreza e discriminação racial para se tornal juiz do Distrito Federal, em Brasília. A obra foi lançada em dois locais: pela manhã e à tarde, na Escola Municipal Santo Antonio do Caramujo, no Distrito do Caramujo; e no início da noite, no plenário Ênio Maldonado, na Câmara de Cáceres.

O juiz Fábio ficou emocionado com a recepção acalorada dos alunos e alunas da escola Santo Antônio. Eram crianças bem pequenas, vindas do Maternal e do Primeiro e Segundo Ano. Algumas ainda nem saíram das fraldas. Outras tinham entre cinco e 8 anos de idade.

A visita do juiz causou um tremendo frisson nos pequeninos, que fizeram diversas perguntas ao magistrado durante o lançamento do livro. Elas queriam saber de sua origem, como era a sua infância na roça, do que ele gostava de brincar e se ele havia enfrentado muitas dificuldades para estudar.

Com muita simpatia, Fábio respondeu a todas as perguntas e contou um pouco de sua história por meio das ilustrações do livro. Uma história que, por sinal, conecta-se muito com a das crianças da escola do Caramujo. “Assim como vocês, eu também vim do campo, morei em fazenda”.

Ele também disse às crianças que é sempre importante sonhar e estudar muito para que os sonhos se realizem.

Ao final do evento, o magistrado distribuiu livros e fez uma pequena sessão de autógrafos com as crianças.

WhatsApp Image 2024-11-08 at 16.53.01.jpeg WhatsApp Image 2024-11-08 at 16.56.01 (3).jpeg WhatsApp Image 2024-11-08 at 17.20.05.jpeg

LANÇAMENTO NA CÂMARA DE CÁCERES

Já no início da noite de sexta (8), por volta das 18h, as atividades de lançamento do livro continuaram em cerimônia realizada na Câmara de Cáceres. Estiveram presentes autoridades políticas, juízes federais, empresários e também populares.

Leia mais:   Estudante da Unemat faz saudação nazista e é acusado de racismo; veja posts

O presidente da casa legislativa, Luiz Landim, fez questão de ressaltar a trajetória de superação do magistrado. Ele também destacou a importância da união entre os poderes, especialmente entre o legislativo cacerense e a justiça federal.

“Eu tinha um objetivo, que era aproximar os poderes. Eu gosto muito de um ditado chinês que diz o seguinte: ‘quem quer fazer rápido, faz sozinho. Quem quer fazer bem feito, faça em conjunto’. E é isso que estamos fazendo em Cáceres”, disse.

WhatsApp Image 2024-11-13 at 11.02.20 (1).jpeg

Quem também exaltou a figura de Fábio foi o juiz federal Regis de Souza Araújo. Ele disse que é colega de Fábio e testemunha ocular do quanto o juiz é uma pessoa humanista e dedicada às causas sociais. Que o magistrado milita constantemente para promover oportunidade a crianças e jovens em vulnerabilidade social, para que elas não precisem passar pelas enormes dificuldades que ele passou.

WhatsApp Image 2024-11-13 at 11.02.20.jpeg

Também participaram da cerimônia de lançamento do livro “Fabinho: da roça aos tribunais”, a juíza federal Ana Lya Ferraz e Sandra Taya – presidente do Instituto Brasileiro de Educação em Direto e Fraternidade (iedf).

O juiz Fábio Francisco Esteves também é um dos idealizadores dos projetos Falando Direito e AJUFE Mundo Melhor, que levam cidadania e cursos profissionalizantes a adolescentes e reeducandos. Os projetos são realizados pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) e contam com parceria da Câmara e prefeitura de Cáceres.

SOBRE O LIVRO

“Fabinho: da roça aos tribunais” narra a inspiradora história real do magistrado, desde suas raízes humildes no interior de Mato Grosso do Sul até se tornar juiz. O livro revela a dura realidade do racismo e destaca a importância da educação na realização dos sonhos.

O livro foi lançado pela editora Turminha do Bem, e contou com apoio da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Cáceres, da AJUFE e iedf.

Leia mais:   Prefeitura de Cáceres alerta sobre golpes envolvendo e-mails e links falsos

WhatsApp Image 2024-11-08 at 17.20.12.jpeg WhatsApp Image 2024-11-13 at 11.10.28 (2).jpeg WhatsApp Image 2024-11-13 at 11.10.28 (1).jpeg

FALANDO DIRETO

Na parte da tarde, durante o lançamento do livro, ainda houve a oportunidade da juíza federal Ana Lya Ferraz anunciar a nova turma de estudantes do projeto Falando Direto.

A turma deve iniciar as atividades a partir de fevereiro do ano que vem, e a unidade escolhida dessa vez foi a Escola Estadual Professor João Florentino Silva Neto, localizada no Distrito do Caramujo.

Os alunos e alunas que irão participar do projeto são do sétimo e oitavo ano, com idades de 13 a 14 anos.

“Através desse projeto nós vamos trazer a vocês aulas, uma vez por semana, sobre noções básicas de direito e cidadania. E também vocês podem sugerir ao diretor da escola algum tema bacana, que você gostariam de ouvir da gente”, disse aos alunos a juíza Ana Lya Ferraz.

WhatsApp Image 2024-11-13 at 11.19.18.jpeg WhatsApp Image 2024-11-13 at 11.19.17 (1).jpeg WhatsApp Image 2024-11-13 at 11.19.17.jpeg

O Falando Direto trata-se de uma iniciativa entre a AJUFE, o iedf, a Câmara e prefeitura de Cáceres, e tem como objetivo levar noções de cidadania às crianças e adolescentes das regiões mais afastadas do perímetro urbano de Cáceres.

Dessa forma, o projeto mescla noções do Direito com situações do cotidiano, que costumam afetar muitos dos jovens que o projeto pretende envolver.

Assim, o projeto trabalha com palestras sobre violência doméstica, os riscos do tráfico de drogas, incêndios florestais, crimes cibernéticos e noções de direitos humanos.

Nos últimos dois anos, o projeto Falando Direto já formou turma na Escola Municipal Buriti, no distrito Vila Aparecida (a 50 km de Cáceres); e na Escola Municipal Vitória Régia, em Cáceres.

CONFIRA A GALERA DE ALBUM COMPLETA DO EVENTO


Por Marcio Camilo

Sec. Imprensa – CMC

Comentários Facebook

Cáceres e Região

V Mostra Digital da Educação Especial em Cáceres-MT celebra avanços e inovações no atendimento a alunos com necessidades especiais*

Published

on

Reprodução

A V Mostra Digital da Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Cáceres-MT/2024, que ocorre ao longo deste mês, tem como objetivo apresentar os diversos trabalhos pedagógicos e intersetoriais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e pelos professores e alunos da rede municipal. Este evento celebra as conquistas do ano letivo de 2024 no atendimento a alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), e Altas Habilidades/Superdotação, reforçando o compromisso do município com a inclusão educacional.

Segundo a psicóloga Doutora Aline Rejane Caxito Braga, da SME, a Educação Especial tem como premissa a garantia de acesso, permanência e sucesso escolar para alunos com necessidades específicas, proporcionando uma educação de qualidade que respeite as particularidades de cada estudante. Entre as estratégias implementadas, destaca-se a atuação nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), espaços especializados para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). “Esses espaços são fundamentais para identificar e superar as dificuldades enfrentadas por esses alunos, sem substituir a classe comum, mas complementando o processo de ensino”, observa Aline.

Ela conta que em 2024, a Rede Municipal de Ensino de Cáceres conta com 18 escolas que possuem SRM, garantindo que mais alunos recebam o suporte necessário para seu desenvolvimento educacional. Além disso, o Atendimento Pedagógico Domiciliar tem sido oferecido a estudantes impossibilitados de frequentar a escola devido a condições clínicas, assegurando que nenhum aluno fique de fora do processo de aprendizagem.

Leia mais:   Indiavaí: Universitária de 23 anos é achada morta pelo pai após retornar de festa

Outro marco importante do ano foi o atendimento a alunos com Deficiência Auditiva e Surdez. Ao todo, seis estudantes foram beneficiados com o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e toda a comunidade escolar foi envolvida no aprendizado dessa língua, proporcionando uma maior integração entre alunos surdos e ouvintes.

Além disso, a SME tem investido na formação contínua de seus profissionais. Em 2024, foram realizadas diversas capacitações para educadores da Educação Especial e Inclusiva, com destaque para a formação sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI). Esse plano é fundamental para garantir a personalização do ensino de acordo com as necessidades de cada aluno. Três escolas já iniciaram a implementação do PEI, com a criação da Comissão de Implantação do Plano.

O Secretário Municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, ressaltou a importância dessas ações para o avanço da inclusão escolar no município. “Estamos muito felizes com os resultados de 2024. A inclusão educacional é um dos pilares do nosso trabalho, e, por meio das parcerias com as famílias e a constante formação de nossos profissionais, temos garantido um atendimento de qualidade aos nossos alunos com necessidades especiais. A V Mostra Digital é uma forma de compartilhar esses avanços e convidar toda a comunidade escolar a celebrar o que conquistamos juntos”,   destacou Fransérgio.

Leia mais:   TRAGÉDIA - CICLISTA IDOSO VÍTIMA DE ACIDENTE COM CARRETA NÃO RESISTE E MORRE NO HOSPITAL EM CÁCERES

As ações de 2024 na educação especial só foram possíveis graças à parceria estreita entre a Secretaria Municipal de Educação, as escolas e as famílias, assegurando os direitos de aprendizagem de todos os alunos. Para finalizar o ciclo de atividades do ano, o Secretário Fransérgio Piovesan, juntamente com a Coordenadora Pedagógica Luciana de Souza Gattass Crepaldi e a equipe da Educação Especial, convida todos os profissionais da Educação, alunos, familiares e a sociedade em geral a prestigiar os resultados na V Mostra Digital da Educação Especial.

Para a Coordenadora Pedagógica da SME, Luciana Gattass Crepaldi, a Mostra é uma oportunidade para que todos possam conhecer de perto os avanços e os projetos realizados ao longo do ano, reforçando o compromisso de Cáceres com a inclusão, a diversidade e o direito de aprender de cada criança e jovem da cidade.

Esdras Crepaldi

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

IPTU 2025: Prefeitura de Cáceres lança regras e datas para pagamento

Published

on

A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, lançou nesta quarta-feira(11.12) o decreto que define as regras para a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano(IPTU) para 2025. No ano que vem, o IPTU poderá ser pago pelos contribuintes e em três opções.

egundo o decreto, são duas opções em cota única com descontos e outra que parcela o IPTU em até 10 vezes, porém sem reduções.

Até 10 de março de 2025 o pagamento em cota única oferecerá 20% de desconto do valor total do débito, já quem preferir pagar até 10 de abril do ano que vem, também em uma única vez, terá o benefício de 10% de desconto do valor integral e as pessoas que quiserem parcelar, a opção dada pela prefeitura são 10 vezes, porém sem desconto.

O Pedido de isenção para quem tem direito até o dia 30/04/2025.

A Campanha de lançamento do IPTU deve ser lançado no próximo ano, no começou do segundo mandato da prefeita Eliene Liberato(PSB).

Leia mais:   Polícia Militar prende homem com 11 pacotes de supermaconha em Mirassol d’Oeste

 

Por: Folha 5

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana