Economia
Judocas brasileiros de renome travam acirradas brigas por vaga no Rio 2016
A pouco menos de quatro meses dos Jogos, quatro das 14 vagas estão totalmente indefinidas e dois medalhistas olímpicos e um campeão mundial podem se dar mal
O torcedor brasileiro já sabe. Voltar os olhos para o judô nas Olimpíadas é uma grande oportunidade de ver o país subindo ao pódio. Os números comprovam: a seleção brasileira conquistou 19 medalhas na história olímpica (apenas uma atrás do vôlei/vôlei de praia), sendo ao menos uma nas últimas oito edições dos Jogos – foram quatro láureas (um ouro e três bronzes) em Londres 2012. A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) projeta a conquista de até seis medalhas nos tatames cariocas. Por conta disso, o processo para definir os lutadores que representarão o Brasil no Rio 2016 vem pegando fogo. Em três das 14 categorias de peso (sete no masculino e sete no feminino), a disputa é ferrenha. Tem até dois medalhistas olímpicos (Rafael Silva e Felipe Kitadai) e um dono de título mundial (Luciano Corrêa) correndo risco de não serem convocados, pois seus rivais na corrida olímpica atravessam momentos muito bons.
Baseada principalmente no ranking mundial, a lista final será divulgada pela CBJ no dia 1º de junho. Até lá, os brasileiros disputarão pelo menos três competições para somarem pontos preciosos: o Campeonato Pan-Americano de Havana, entre 29 de abril a 1º de maio, o Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, de 6 a 8 de maio, e o Grand Prix de Almaty, no Cazaquistão, de 13 a 15 de maio. Os 16 melhores do ranking mundial também poderão disputar o World Masters, em Guadalajara (MEX), entre 27 e 29 de maio.
– A equipe brasileira para o Rio 2106 está longe de ser totalmente definida. Em algumas categorias, a disputa pela vaga está muito grande e só vai chegar ao fim perto da convocação, em junho. São brigas de alto nível que mostram a força do judô brasileiro. Vai ser chamado quem estiver vivendo um melhor momento, o que é bom para o Brasil – disse o ex-judoca Flávio Canto, medalhista olímpico de bronze em Atenas 2004 e membro do Time de Ouro de comentaristas da TV Globo para os Jogos do Rio.
Confiante em uma participação histórica do judô brasileiro no Rio 2016, Flávio acredita que as sete vagas femininas estão definidas. Porém, na equipe masculina as brigas estão acirradas e indefinidas em quatro das sete categorias: no peso-ligeiro (60kg), entre Felipe Kitadai e Eric Takabatake, no peso-leve (73kg), entre Alex Pombo e Marcelo Contini, no peso-meio-pesado (100kg), entre Luciano Corrêa e Rafael Buzacarini, e a maior delas, do peso-pesado (acima de 100kg), envolvendo Rafael Silva e David Moura. Os dois últimos inclusive se enfrentaram no último fim de semana, na disputa do bronze no Grand Prix de Samsun (TUR), e o medalhista olímpico obteve relevante triunfo.
Sarah Menezes e Rafaela Silva são grandes esperanças no Rio 2016 (Foto: Johnson Barros/Ministério da Defesa)
De acordo com Canto, apresentador do Balada Olímpica, a seleção feminina será a grande fonte de medalhas para o Brasil. Ele acredita que cinco das sete judocas têm grandes chances de subirem ao pódio no Rio: a atual campeã olímpica do peso-ligeiro (48kg), Sarah Menezes, Érika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (acima de 78kg).
– A minha previsão é de três medalhas das meninas, com viés de alta, e de uma para o homens, também com viés de alta. A seleção feminina é muito forte. A Sarah cresceu na hora certa após um 2015 ruim, ganhou lutas importantes, medalhas e vai chegar bem. A Érika é a brasileira mais consistente nos últimos anos, ela ganhou medalha nos três últimos mundiais. Assim como a Sarah, a Rafaela também cresceu neste ano, venceu bem o Grand Prix de Tibilisi, cresceu na luta de chão e vai estar forte. A Mayra é uma das melhores da categoria faz tempo e ganhou muito bem o Grand Slam de Paris neste ano, vencendo a campeã olímpica. E a Suelen voltou de lesão ganhando de todo mundo, inclusive a número 1 e a número 2 do mundo. Elas vão brigar por medalha.
vagas definidas segundo flávio canto
Peso-ligeiro (48kg): Sarah Menezes
Peso-meio-leve (52kg): Érika Miranda
Peso-meio-leve (66kg): Charles Chibana
Peso-leve (57kg): Rafaela Silva
Peso-meio-médio (63kg): Mariana Silva
Peso-meio-médio (81kg): Victor Penalber
Peso-médio (70kg): Maria Portela
Peso-médio (90kg): Tiago Camilo
Peso-meio-pesado (78kg): Maya Aguiar
Peso-pesado (acima de 78kg): Maria Suelen Altheman
vagas indefinidas segundo flávio canto
Peso-ligeiro (60kg): Felipe Kitadai (14º do ranking mundial) x Eric Takabatake (15º)
– Bronze em Londres 2012, Kitadai teve uma lesão em uma hora ruim, no início deste ano. Assim, os dois estão bem perto no ranking mundial e a disputa está bastante equilibrada. O Kitadai recuperou o status de potencial medalhista olímpico depois do quinto lugar no Mundial do ano passado. O Eric é novo e está indo muito bem. Quem for, vai ter chance de medalha. Essa definição vai ficar para as últimas competições.O Pan de Havana, com os dois presentes, pode fazer a diferença.
Medalhista olímpico, Felipe Kitadai (à esquerda) disputa vaga com Eric Takabatake (Foto: Reprodução/Twitter)
Peso-leve (73kg): Alex Pombo (20º) x Marcelo Contini (37º)
– O peso-leve masculino tem uma boa disputa pela vaga, mas os dois não estão muito bem ranqueados. Não sei quem vai levar. O Alex vai disputar o Pan de Havana e pode abrir boa vantagem caso se dê bem.
Peso-meio-pesado (100kg): Luciano Correa (22º) x Rafael Buzacarini (23º)
– Está complicada a definição dessa categoria. O Luciano vai para o Pan, mas os dois devem disputar o Grand Slam e o Grand Prix programados até a convocação. O Luciano é experiente, foi campeão mundial (2007) e disputou as duas últimas Olimpíadas, e o Rafael é mais jovem, está crescendo, tem potencial e ganhou prata no Grand Prix de Samsun, no último fim de semana. Vai ser uma categoria para ser definida no final.
Peso-pesado (acima de 100kg): Rafael Silva (9º) x David Moura (12º)
– Essa é a briga mais complicada e de mais alto nível. Quem for convocado vai lutar por medalha olímpica. O David estava melhor que o Baby até o começo deste ano, mas o Baby passou à frente dele ao ganhar várias medalhas. Eles se enfrentaram na final do Grand Prix de Samsun, no último fim de semana, e o Baby ganhou. O David é um cara que vem crescendo, é muito técnico e tem um espaço para uma grande evolução. Medalhista olímpico, o Baby tem judô estabelecido e histórico de medalhas em todas as grandes competição. Aparentemente, eles vão fazer a final do Pan de Havana. São os favoritos. No Pan passado, o David ganhou. Se ele ganhar esse Pan, ele equilibra de novo a disputa. Os dois vão estar no Masters pelos resultados que eles têm conquistado. Eles podem se enfrentar algumas vezes até as Olimpíadas.
Destaque
Proprietários de Veículos Aéreos e Aquáticos em Mato Grosso Deverão Pagar IPVA até Junho de 2025
Por: Expressão Notícias
Com a publicação do Decreto nº 1.208/2024, os proprietários de veículos aéreos ou aquáticos em Mato Grosso devem se atentar à nova obrigatoriedade do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A medida abrange tanto os proprietários de veículos que já os possuem quanto aqueles que adquirirem novos bens dentro de um período específico.
Datas Importantes
- Para quem já possui veículos aéreos ou aquáticos em 1º de janeiro de 2025: o pagamento do IPVA deve ser realizado até o dia 30 de junho de 2025.
- Para quem adquirir esses veículos entre 1º de janeiro e 31 de maio de 2025: o vencimento também será em 30 de junho de 2025.
Declaração de Posse e Valor
Os proprietários deverão informar à Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ-MT) a posse e o valor de seus veículos entre os dias 1º e 30 de abril de 2025. Essa informação será essencial para o cálculo do imposto devido.
Regulamentação e Procedimentos
A SEFAZ ainda irá publicar uma Portaria regulamentando a forma de cumprir essa obrigação. Detalhes sobre o procedimento e os documentos necessários deverão ser divulgados nos próximos meses.
Fique Atento
Os proprietários devem acompanhar os comunicados da SEFAZ-MT para evitar atrasos ou penalidades no cumprimento da obrigação tributária.
A medida visa ampliar a arrecadação estadual e garantir a contribuição dos proprietários de bens de alto valor ao sistema tributário local.
Economia
Conheça as linhas de crédito do Governo do Estado disponíveis para empreendedores de MT
A Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso oferece linhas de crédito que podem ajudar o empreendedor que busca investir, melhorar ou começar um negócio em 2025. O crédito ajuda a impulsionar os empreendimentos e a economia nos municípios.
Confira a seguir as linhas disponíveis para a sua empresa, com taxas acessíveis e condições de pagamentos diferenciadas.
Crédito para Investimento
Se o seu objetivo é realizar melhorias no seu negócio, como compra de máquinas e equipamentos, realizar uma obra civil, comprar móveis e utensílios, softwares, energia solar, compra de insumos e outros.
A linha Desenvolve Empresarial é uma opção para o empreendedor que busca investir com custo acessível. Com crédito de até R$1,5 milhão, taxas a partir de 1% ao mês com bônus de 20% para pagamento em dia e prazos de pagamento que podem chegar a 120 meses, incluindo carência de até 12 meses.
Crédito para Jovem e Mulher Empreendedora
Esta é uma linha de crédito destinada para mulheres de todas as idades e jovem de 18 a 29 anos que estejam à frente de seus negócios. Com crédito facilitado, é possível financiar até R$15 mil reais, com 30% do valor para capital de giro e 70% para investimento. Taxas de juros de 0,37% ao mês, com bônus de 30% para pagamento em dia, com carência de seis meses para começar a pagar e prazo de até 42 meses.
Desta forma, o empreendedor que tiver interesse e quiser financiar por exemplo um lavatório de cabelo ou secadores para o salão, realizar uma obra, ou comprar mercadoria para revenda entre outros, é possível através da linha de crédito Mulher e Jovem Empreendedor.
Crédito para o Turismo
Linha de crédito para quem estimula o turismo em Mato Grosso. Destinado a financiamento de obra civil, aquisição de máquinas e equipamentos, energia solar, e bens vinculados a projetos que envolvam implantação, ampliação, modernização com capital de giro associado. E financiamento de veículos para empresas do trade turístico.
Com condições de crédito de até R$1,5 milhões, taxas de juros de até 1,4% ao mês e bônus de até 40% para pagamento em dia, com carência de até 24 meses e prazo para pagar de até 120 meses.
Crédito para o setor de Transporte
Com o aumento constante dos custos operacionais, as empresas de transporte enfrentam desafios significativos para manter a competitividade e a eficiência. Pensando nisso, a linha de crédito Desenvolve Transporte oferece crédito de até R$1,5 milhão para financiar motocicletas, veículos, táxis, vans, micro-ônibus utilizados no transporte de carga, mercadorias ou de passageiros, além de acessórios inerentes à execução da atividade empresarial.
Uma oportunidade para o empreendedor que necessita trocar a frota da empresa ou investir em novos veículos, por exemplo.
As taxas de juros são de 1,4% ao mês, com bônus de até 40% para pagamento em dia, com carência de 03 meses para começar a pagar e prazo de até 72 meses. A linha de transporte financia até 80% do valor do veículo.
Crédito para máquinas e equipamentos Rurais
Destinada a apoiar pequenos produtores rurais a adquirirem máquinas e implementos agrícolas, a linha de crédito contribui com a produção agrícola desde o preparo até a colheita e beneficiamento.
Com duas modalidades de investimento aos produtores rurais pessoa física ou jurídica, ou cooperativa de produtores, a Desenvolve Rural financia até R$1,5 milhão.
As taxas de juros são de 1% ao mês, podendo chegar até 0,80% ao mês para pagamento em dia. Ao ano, essa taxa pode variar de 9,6% a 12% sem reajuste. O prazo de pagamento é de até 90 meses, e carência de até seis meses.
Crédito para Inovação
Empreendedores com projetos voltados à inovação podem acessar a linha de crédito Desenvolve Inovação. Com foco para impulsionar a inovação em diversos setores da economia mato-grossense, seis modalidades de crédito são ofertadas: Inovacred, Inovacred Conecta, Inovacred Expresso, Inovacred 4.0, Aquisição Inovadora Saúde e Inovacred Telecom.
Com crédito de até R$5 milhões, carência de até 24 meses para começar a pagar e prazo de até 120 meses. As taxas de juros variam de acordo com a modalidade. Como TR (Taxa Referencial) + 4,236% ao ano para Micro e Pequenas empresas, e Empresas de Pequeno Porte (EPP), e TR + 5,575% ao ano para Médias e Grandes empresas.
Com isso, é possível financiar projetos como obras civis, aquisição de equipamentos nacionais e importados, matérias-primas, aparelhos de saúde, softwares, consultoria, marketing, patenteamento e licenciamento.
A linha destinada a fomentar a inovação é uma parceria da Desenvolve MT com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Governo Federal.
Os interessados em conhecer melhor as linhas de crédito podem acessar o site desenvolve.mt.gov.br ou entrar em contato através do número (65) 3613-7900.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região7 dias ago
PRF flagra motorista portando substância proibida e transportando acessórios de celulares irregularmente em Pontes e Lacerda
-
Destaque6 dias ago
Gefron, Bope e Polícia Federal apreendem 420 quilos de cocaína em caminhão frigorífico
-
Cáceres e Região6 dias ago
Liberado antes de ser concluído asfalto da rua do Membeca é perfurado para obras complementares
-
Cáceres e Região5 dias ago
Corpo de homem desaparecido é encontrado em córrego de Quatro Marcos
-
Carros e Motos6 dias ago
Sefaz dá dicas de como não cair em golpes no pagamento do IPVA; saiba como evitar problemas
-
Cáceres e Região6 dias ago
Professor de dança que animou acampamento golpista, ‘Xuxa é mantido preso por Moraes; outro de MT também fica detido
-
Destaque6 dias ago
Gestantes poderão ter acompanhamento de fisioterapeutas pélvicas sem custo durante parto
-
Cáceres e Região5 dias ago
Alerta – Cáceres não dispõe de agentes suficientes de Combate a Endemias; Secretaria de Saúde diz que realizará seletivo para contratação