conecte-se conosco


Cáceres e Região

Jardim Guanabara, Santo Antônio e Junco: indicações pedem que bairros recebam serviços de pavimentação, drenagem e sinalização viária

Publicado

Assessoria

Três indicações aprovadas pelos vereadores de Cáceres na Sessão Ordinária de quarta-feira (08/09) solicitam, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Logística, serviços de pavimentação (meio-fio e calçada), drenagem (sarjetas, bueiros, PV e outros) e sinalizações verticais e horizontais viárias nos Bairros Jardim Guanabara, Santo Antônio e Junco.

O autor das proposituras, vereador Celso Silva, elenca razões e méritos particulares para que cada bairro receba os serviços em questão.

O Jardim Guanabara constitui importante polo em sua microrregião, seja na área de saúde atendendo seus moradores e de bairros próximos na sua Unidade Básica de Saúde (UBS) (localizada em rua não pavimentada), seja na praça esportiva que sedia atividades regulares e eventos esportivos de grande mobilização social regional.

Sendo um bairro tradicional e consolidado, conta ainda com a Escola Municipal Jardim Guanabara e a Creche Municipal Irene Coelho Cruz, que juntas são responsáveis pelo acolhimento de centenas de crianças. Todos estes pontos de interesse social justificam o investimento público no bairro.

A população do Junco, por sua vez, se beneficiará das reformas através da valorização imobiliária, prevenção às doenças respiratórias, melhora nos aspectos visuais e estéticos do bairro, aumento de eficiência da drenagem durante as precipitações e promoção da acessibilidade, entre outros.

Leia mais:   Cuiabá e Fluminense empatam por 2 a 2 na Arena Pantanal

O aumento da quantidade de área pavimentada, anseio de grande parte da população de acordo como vereador, favorecerá novas rotas, encurtando distâncias e desafogando as vias principais, problema que Celso afirma ter sido gerado por anos de negligência nos investimentos estruturais na cidade.

Os serviços de drenagem, em especial, se fazem urgentes, visto que em períodos chuvosos as águas descem em direção à Avenida Nossa Senhora do Carmo, levando consigo muita terra, que além de erodir as ruas não pavimentadas levam sujeira ao asfalto e entupimento de bueiros, causando prejuízo ao erário quando da manutenção.

Finalmente, o Santo Antônio é mais um bairro antigo e consolidado no município, que leva os serviços de infraestrutura aos bairros mais distantes, resgatando o cidadão local do sentimento de abandono conferido pela ausência de investimentos do poder público.

Para Celso, realizar este serviço será um sinal claro de que a administração atual tem se pautado pela democratização na oferta dos serviços ao cidadão, executando-os em todos os espaços, propiciando o retorno das contribuições através dos impostos.

Leia mais:   Prefeitura promove Semana Nacional de Trânsito com diversas atividades

Na área produtiva, o bairro possui um empreendimento voltado ao abate e processamento de proteína animal que merece a devida infraestrutura para sua produção. Há também o escoamento de produtos hortifrutigranjeiros, o acesso facilitado ao lazer decorrente da praça esportiva do bairro, com campeonatos de futebol amador de diversas categorias.

O autor da indicação qualifica estes torneios como alguns dos mais importantes e tradicionais do município e essenciais para a promoção da interação social.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

PMs de Cáceres são presos por colegas do Gefron levando carro roubado para a Bolívia

Publicado

Por Débora Siqueira | Sesp-MT

Policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) abordaram um veículo Jeep/Compass de cor prata, ano de 2019, em atitude suspeita, por volta de 15h50 de terça-feira (21.09), no perímetro urbano de Porto Esperidião.

Os policiais do Gefron perceberam que o sinal identificador do veículo foi alterado e após a checagem via Centro de Operações foi constatado que o veículo, avaliado em R$ 170,3 mil, é produto de roubo/furto no estado do Rio de Janeiro, conforme BO nº 0004722/2021.

Os dois ocupantes do veículo são soldados da Polícia Militar de Mato Grosso lotados na área do Comando Regional 6, regional de Cáceres. Eles foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil de Porto Esperidião pelo crime de receptação.

A Corregedoria Geral da PM foi acionada e já tomou providências para apurar a conduta dos citados policiais militares. A Instituição entende que a situação é muito grave e não compactua com desvios de conduta. Os mesmos serão submetidos a uma apuração interna com direito a ampla defesa e contraditório e caso sejam responsabilizados, a punição pode chegar a demissão da corporação.

Comentários Facebook
Leia mais:   Requerimento solicita lista de catadores e catadoras de lixo para inclusão em programas sociais
Continue lendo

Cáceres e Região

Requerimento solicita lista de catadores e catadoras de lixo para inclusão em programas sociais

Publicado

Assessoria

Foi aprovado na Sessão Ordinária de segunda-feira (20), na Câmara Municipal de Cáceres, um requerimento a fim de solicitar do Executivo Municipal a lista com o nome das famílias de catadores e catadoras de recicláveis para inclusão em programas socioeconômicos e habitacionais.

De autoria da vereadora Mazéh Silva, a propositura justifica que a classe dos catadores tem os seguintes direitos previstos no art. 5º da Constituição Federal: liberdade de ir e vir, igualdade diante da lei, liberdade de opinião, reunião e associação, direito ao trabalho, direito à habitação, direito à educação, à cultura e à ciência, direito à alimentação e direito à saúde.

Mazéh constata que, em Cáceres e em todo o Brasil, muitos catadores vivem à margem dos direitos sociais e trabalhistas e são excluídos da maior parte da riqueza que o mercado de reciclagem movimenta e produz.

Segundo a vereadora, o cadastro e posterior elaboração da referida lista de catadores e catadoras foi realizado na gestão anterior, do prefeito Francis Maris, por determinação do Ministério Público, mas sem aplicação prática ou percepção de benefícios à classe.

Leia mais:   Cuiabá e Fluminense empatam por 2 a 2 na Arena Pantanal

Após receber a lista, a autora do requerimento solicitará à Secretaria de Assistência Social a análise e inclusão dos catadores nos programas de assistência aos quais tiverem direito. Mazéh finalizou sua manifestação ressaltando a importância de fomentar o mercado de reciclagem

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana