Mato Grosso
Inovação e novos desafios marcam o 2º Encontro Mato-grossense de Controle Interno
Com o tema “Controle Interno Estratégico: Governança, Riscos e Integridade”, a Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) realizou, nesta quinta-feira (30.10), o 2º Encontro Mato-grossense de Controle Interno. O evento reuniu cerca de 250 participantes, entre servidores públicos, especialistas e representantes de 30 municípios mato-grossenses, além de servidores da Bahia, em um dia de debates sobre inovação, transparência e fortalecimento da gestão pública.
A programação contou com especialistas de diferentes regiões do país, que abordaram temas como inteligência artificial, auditoria estratégica, comunicação não violenta, modelos de governança e o controle interno como pilar de confiança e integridade.
Na abertura, o secretário Controlador-geral do Estado, Paulo Farias, destacou a importância do evento como espaço de diálogo e cooperação entre as áreas de controle.
“A cooperação é o alicerce para a troca de experiências. Este encontro reflete a integridade e a eficiência com que buscamos compartilhar o conhecimento produzido pela CGE. A programação demonstra a amplitude dos desafios que enfrentamos e o quanto o controle interno se fortalece ao se abrir para novas perspectivas”, afirmou.
O presidente da Associação de Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (Audicom), Robson Máximo da Costa, também ressaltou o papel da parceria institucional.
“Queremos fortalecer a parceria com a CGE, com foco na capacitação dos controladores municipais. A Audicom agradece a oportunidade e reforça a importância da qualificação para apoiar os gestores na entrega das políticas públicas. Tivemos colegas de Araguaiana, Alta Floresta, Camaçari (BA), entre outros municípios. Foi um grande encontro”, destacou.
A primeira palestra foi ministrada pelo auditor federal Rafael Bittencourt, que apresentou o tema “Aplicações e Limitações da Inteligência Artificial (IA) Generativa no Controle Interno”. Ele demonstrou como as novas tecnologias podem apoiar o trabalho das controladorias e ampliar a eficiência da gestão pública.
“Para o uso responsável das tecnologias é preciso compreender como elas funcionam e como interagir com elas de forma consciente. A mesma tecnologia usada para entretenimento pode e deve ser aplicada para aprimorar o trabalho e fortalecer os mecanismos de controle”, pontuou.
Em seguida, o gerente executivo de Auditoria da CGE-PB, Rodolfo Serrano, discutiu os desafios e tendências da auditoria interna governamental, enfatizando a importância da modernização e do papel estratégico do auditor.
“É fundamental preparar o auditor para agregar valor à gestão, por meio da conscientização e do treinamento sobre o papel da auditoria interna, da abordagem baseada em riscos e das atividades de consultoria. A auditoria pública precisa estar pronta para atuar de forma estratégica e preventiva, acompanhando as transformações tecnológicas e a crescente complexidade da gestão pública”, explicou.
No período da tarde, a subcontroladora de Governança e Compliance da Controladoria Geral do Distrito Federal, Cecília Fonseca, apresentou o case “GOV NOVA DF – Modelo de Governança Pública com foco em Inovação”, seguido da palestra do coordenador de Auditoria de Aquisições e Contratações do STJ, Diocésio Sant’Ana, com o tema “Comunicação Não Violenta em Auditoria”. Ele destacou a importância da empatia e da escuta ativa nas relações de trabalho.
“A comunicação não violenta é uma ferramenta de transformação. Quando nos expressamos com clareza e respeito, construímos pontes, evitamos conflitos e tornamos o processo de auditoria mais colaborativo e efetivo”, afirmou.
O encontro foi encerrado com a palestra do secretário Paulo Farias, intitulada “Construindo Confiança: Como os Controles Internos Fortalecem a Administração Pública”.
“As controladorias geram confiança quando atuam de forma integrada e transparente. A transparência permite que a sociedade veja o que o governo faz; a ouvidoria garante que o cidadão seja ouvido; a auditoria assegura o bom uso dos recursos públicos; e a corregedoria demonstra que desvios têm consequências. Juntas, essas áreas fortalecem o controle interno e mostram que o Estado pode agir com ética e responsabilidade na gestão pública”, concluiu.
O 2º Encontro Mato-grossense de Controle Interno reforçou que controlar é mais do que fiscalizar é inspirar inovação, colaboração e transformação no serviço público. O evento reafirmou que o futuro da administração pública depende de pessoas que aprendem, colaboram e inovam para servir melhor ao cidadão.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Polícia Civil e Vigilância Sanitária fiscalizam mercados em Poconé
A Polícia Civil, em conjunto com a Vigilância Sanitária Municipal, realizou uma operação de fiscalização com o objetivo de apurar a comercialização de produtos alimentícios em desacordo com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ação ocorreu nesta quarta-feira (12.11), em Poconé.
A investigação teve início após comunicação da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) que, em diligências preliminares, identificou diversos estabelecimentos manipulando, comercializando e distribuindo produtos alimentícios como embutidos e laticínios sem o selo de inspeção sanitária, número de lote ou identificação da origem e do fabricante.
A inspeção foi realizada em cinco supermercados situados na cidade, com a apreensão de uma quantidade substancial de produtos, como queijo, salame, presunto, entre outros, que estavam sendo comercializados sem a devida origem legal, configurando risco iminente à saúde pública dos consumidores.
Foi instaurado procedimento investigatório com o propósito de apurar a conduta dos produtores, bem como a responsabilidade dos representantes dos supermercados envolvidos.
Os produtos apreendidos foram descartados pela Vigilância Sanitária.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Professora da Rede Estadual afirma que 2º dia do Enem exigirá interpretação integrada entre textos, tabelas e gráficos
O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, com as provas de matemática e de ciências da natureza, vai exigir uma interpretação integrada entre textos, gráficos e tabelas. É o que avalia a professora de matemática, Alessandra Silva, da Rede Estadual.
“O Enem contextualiza temas das duas áreas em problemas práticos e situações do cotidiano. É fundamental que os alunos estejam bem preparados e atentos. O exame costuma exigir uma interpretação integrada entre textos, gráficos e tabelas”, pontua.
Serão 90 questões de múltipla escolha, sendo metade delas de matemática e suas tecnologias, e a outra metade de ciências da natureza, no segundo dia de prova do Enem.
Para Alessandra, os conteúdos de matemática que merecem mais atenção são aritmética e álgebra (porcentagem, razão e proporção, regra de três, equações), geometria (plana e espacial), estatística e probabilidade (média, moda, mediana, gráficos) e funções (1º e 2º grau).
“Esses temas são recorrentes no cotidiano escolar e, por isso, são muito explorados no Enem. Para se preparar adequadamente, os alunos devem focar nos itens que apresentam maior dificuldade e revisar também os conteúdos que já dominam”, completa.
Alessandra recomenda também que, nos dias do exame, os candidatos se concentrem nas informações apresentadas para facilitar a organização e a gestão do tempo durante o teste. “Essa abordagem estratégica é vital para maximizar a performance e garantir um bom resultado”, destaca.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, lembra que os estudantes podem ter mais uma chance de revisar conteúdos, participar de palestras motivacionais e atividades culturais, além de receberem o kit de provas, com os aulões presenciais que serão realizados nesta sexta-feira (14.11), das 12h às 18h, na Fatec Senai de Cuiabá e no Senai Várzea Grande.
“Além de reforçar as dicas para garantir um bom desempenho nas provas, como as citadas pela professora Alessandra, os aulões de véspera do Pré-Enem Digit@l MT objetivam proporcionar aos estudantes a revisão de conteúdos essenciais”, disse.
Os aulões serão transmitidos pelo canal oficial da Seduc no YouTube e poderão ser acessados por todos os estudantes das redes pública e privada. “Em Mato Grosso, mais de 80 mil pessoas se inscreveram para o Enem e, desse total, 73% são estudantes matriculados ou oriundos de escolas públicas. Todos, independentemente das suas redes, poderão acessar o conteúdo que ficará disponível no YouTube”, disse.
Pré-Enem Digit@l MT
Mais de 27 mil estudantes da Rede Estadual se preparam para as provas por meio do Pré-Enem Digit@l MT, um cursinho preparatório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para preparar alunos para as provas do Enem.
Cada estudante inscrito recebeu material pedagógico específico contendo exercícios e simulados para utilizar durante os nove meses do curso iniciado em março nos polos regionais de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.
As aulas ocorreram tanto presenciais quanto online, com suporte da plataforma da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), além de outras plataformas parceiras, com acompanhamento de professores da rede estadual selecionados para atuarem no projeto.
O Pré-Enem Digit@l MT faz parte das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas do país até 2032.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região7 dias agoTerceirizadas: Promotoria recomenda revisão em contratos da Prefeitura de Cáceres
-
Estadual6 dias agoMato Grosso apresenta potencial turístico em Londres e integra projeto nacional de experiências
-
Destaque5 dias agoVigilância Sanitária divulga mais um lote de whisky sob suspeita de contaminação por metanol
-
Cáceres e Região6 dias agoRotam apreende menor faccionado com porções e tablete de maconha em Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias agoTrês carros são incendiados durante velório de homem morto a tiros em Cáceres
-
Cáceres e Região3 dias agoJauru: TRE suspende sentença e manda vice-prefeita reassumir cargo
-
Cáceres e Região5 dias agoTécnicos e auxiliares de enfermagem de Cáceres ameaçam entrar em greve por descumprimento de acordo pela prefeitura
-
Cáceres e Região6 dias agoOnze nomes de Cáceres devem disputar vaga na Assembleia em 2026


