Cáceres e Região

Infestação da dengue chega a 13% em alguns bairros e põe Cáceres em alerta

Published

on

Reprodução

Com a infestação do mosquito da dengue chegando a 13% em alguns bairros no município, Cáceres acende o sinal de alerta. Com o índice acima do 1% considerado satisfatório pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e causa preocupação, principalmente, pela proximidade do verão, quando há aumento das chuvas e, consequentemente, do acúmulo de locais com água parada que servem de criadouros do Aedes aegypti.

Os dados foram apontados pelo 6º Lira (Levantamento de Índice Rápido), divulgado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Cáceres. Os índices são considerados situação de risco.

5093695264912420125.jpg

Em 2024, o município de Cáceres registrou um aumento expressivo nos casos de Arboviroses, marcada pela ocorrência de casos de Dengue, Chikungunya e Zika acima do limite esperado. Até a SE 48 (30/11/2024), foram registrados os seguintes dados:

·        Dengue: 4752 notificações e 52 internações;

·        Zika: 1072 notificações e 0 internações;

Entre os internados por Dengue, 06 apresentaram sinais de alarme ou gravidade. O município registrou um óbito por Chikungunya no ano de 2024.

Leia mais:   Com mais de R$ 3.5 milhões à receber da prefeitura de Cáceres, desde julho do ano passado, terceirizada pede ajuda ao sindicato

O levantamento foi realizado de 14 à 18 de outubro de 2024, apontou como bairros com maiores níveis de infestações: Massa Barro (13%), Jardim Solução (10,5%), Jardim Primavera (8,7%), Cohab Velha (8%) e Residencial Universitário (6,4%).

5093695264912420126.jpg

Os vilões continuam sendo os pequenos depósitos que acumulam águas e caixas d’água das residências visitadas pelas equipes.

Os ovos do mosquito da dengue podem ficar até um ano esperando o ambiente propício para que ocorra a eclosão e a infestação das larvas. A chegada do verão e o aumento dos dias chuvosos favorecem a proliferação dos focos do mosquito. Os agentes de endemias realizam um trabalho constante de remoção dos criadouros e orientação da população, mas a constatação de que a cada cem imóveis visitados três mantinham focos do Aedes aegypti indica que sem o olhar atento de cada morador para a sua própria residência, o trabalho de combate à doença fica ainda mais difícil. O 6º Lira aponta que dos imóveis vistoriados, a grande maioria apresentou larvas do mosquito.

Leia mais:   Ciopaer realiza transferência de paciente de Salto do Céu para Cáceres

 

Por: Joner Campos I Cáceres Noticias

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Marquise de prédio histórico desaba em Cáceres

Published

on

Reprodução

Por Expressão Notícias

Na noite de 14 de janeiro a marquise de um prédio histórico no centro da cidade de Cáceres e que funciona alguns pontos comerciais na rua Antônio Maria desabou, não houve feridos porém tem trazidos transtornos aos comerciantes que não puderam abrir, além de ter afetado a estrutura de um poste de energia elétrica.

Diante desta situação foi acionado equipe da companhia de energia que religou a rede ainda no período da noite, mas hoje pela manhã teve que realizar a substituição do poste danificado.

Tal situação afetou a transmissão de internet para diversos bairros da cidade na qual a empresa teve que realizar uma rota alternativa até a liberação do local por parte dos órgãos competentes e que posteriormente possa normalizar os serviços.

 

 

Comentários Facebook
Leia mais:   Prefeitura de Cáceres anuncia datas e opções de pagamento para o IPTU 2025
Continue Reading

Cáceres e Região

PRF flagra motorista portando substância proibida e transportando acessórios de celulares irregularmente em Pontes e Lacerda

Published

on

Reprodução I PRF-MT

Policiais da Polícia Rodoviária Federal realizava fiscalização da Lei do Descanso na Unidade Operacional da PRF em Pontes e Lacerda (MT). Por volta das 23h50, foi abordado um veículo de carga, composto por um caminhão trator e um semirreboque.

Durante a fiscalização, foi solicitado o disco diagrama do cronotacógrafo para análise do tempo de descanso, constatando-se que o condutor havia descansado muito pouco nas últimas 24 horas.

Questionado sobre o uso de substâncias inibidoras de sono, ele negou, mas, durante a revista pessoal, foi encontrada em seu bolso uma caixa de balas contendo 16 comprimidos semelhantes a nobésio.

Ao ser questionado, o condutor confirmou tratar-se da substância, que possui o mesmo princípio ativo da anfetamina.

Durante as buscas na cabine do veículo, foram encontradas cinco caixas lacradas, contendo acessórios de celular, coletados em Guarulhos (SP) com destino a Ariquemes (RO), e que a carga não possuía nota fiscal.

Ao ser aberto as caixas foram localizados os seguintes itens: 59 displays de celular avulsos, 29 caixas com displays variados, 100 capas de celular, 150 carregadores de iPhone, 6 iPhones (dois modelos 11, dois modelos 12, um modelo 13 e um modelo 14), 15 frascos de gel aromatizante, 16 perfumes importados variados, 92 caixas de películas de celular, aproximadamente 1.075 películas avulsas e 25 pacotes com peças de celular.

Leia mais:   Com mais de R$ 3.5 milhões à receber da prefeitura de Cáceres, desde julho do ano passado, terceirizada pede ajuda ao sindicato

O condutor realizou uma ligação para o suposto proprietário da carga, que afirmou não possuir a nota fiscal naquele momento. Diante da ausência de documentação fiscal e das circunstâncias, configurou-se o crime de descaminho, conforme previsto no Art. 334, § 1º, IV, do Código Penal, além do crime de porte de droga para consumo pessoal (Art. 28 da Lei 11.343).

A Polícia Federal foi acionada, para receber a ocorrência. A combinação veicular foi estacionada no pátio da unidade e liberada ao condutor após os procedimentos.

 

Por: Joner Campos I Cáceres Noticias

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana