Sem categoria

Impasse no Cade prolonga cenário de insegurança para produtores de soja e empresas do setor

Published

on

O futuro da Moratória da Soja permanece sem solução definida no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão responsável por analisar possíveis práticas anticoncorrenciais no país. O processo segue em pauta, e produtores e tradings do setor aguardam um posicionamento claro sobre quem ficará com a relatoria do caso, uma decisão crucial para entender os próximos capítulos desse acordo ambiental, que proíbe a compra de soja originária de áreas desmatadas na Amazônia após 2008.

O impasse teve novo capítulo nesta quarta-feira (22.10), durante sessão plenária marcada por divergências entre conselheiros. O conselheiro José Levi, que no julgamento do dia 30 de setembro defendeu a prorrogação da suspensão da Moratória só a partir de 1º de janeiro de 2026, argumentou que, tendo obtido maioria no voto, deveria assumir a relatoria do processo. Na prática, o voto de Levi dá margem para as partes envolvidas, produtores, tradings, governos e entidades ambientais, negociarem ajustes ou propor novo acordo até o fim de 2025, mantendo as atuais regras em vigor por mais um ano.

Leia mais:   Trigo brasileiro polui menos que o produzido no resto do mundo

Depois da decisão anterior, a secretaria do Cade chegou a transferir a relatoria para Levi, mas uma ata retificadora publicada logo depois devolveu a função ao conselheiro Carlos Jaques, que votou pela suspensão imediata da Moratória.

Na sessão desta semana, Levi pediu novamente à presidência do Cade que seu despacho fosse votado pelo plenário, mas o presidente Gustavo Augusto impediu o andamento e suspendeu a discussão, aumentando o clima de incerteza.

A falta de definição preocupa o setor, principalmente porque sem relator oficial todo o andamento do processo pode ser revisto ou travado, dificultando a defesa das tradings e dos produtores. Para a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o procedimento adotado pelo Cade prejudica o direito de defesa e aumenta os riscos de insegurança jurídica para quem movimenta o mercado de soja nacional.

Na prática, o entendimento mais recente do conselho estabelece que a suspensão do acordo ambiental só seja válida a partir de 2026. O setor considera que, nesse período, há espaço para negociar novos formatos para o acordo da Moratória, de modo a afastar acusações de cartel e dar segurança jurídica às operações comerciais. No entanto, enquanto o Cade não resolve a disputa interna sobre a relatoria, permanece o receio de mudanças repentinas ou de decisões tomadas sem consenso entre produtores, empresas e autoridades públicas.

Leia mais:   Flávia Moretti cobra mudanças e mais discussão sobre repasse de ICMS aos municípios 

Para o produtor, o recado é de atenção. Vale acompanhar as próximas sessões do Cade, pois do desfecho desse julgamento pode depender o modelo de comercialização da soja na Amazônia e o futuro das políticas ambientais aplicadas ao setor. Até que haja uma decisão oficial e definitiva, a Moratória segue valendo, com possibilidade de negociação nos próximos meses.

Fonte: Pensar Agro

Comentários Facebook

Sem categoria

Com grande procura, Várzea Grande prorroga inscrições do Casamento Abençoado

Published

on

A cerimônia coletiva está prevista para ocorrer no dia 7 de dezembro, em Cuiabá, reunindo casais de diversos municípios mato-grossenses

Os casais apaixonados ganham um novo prazo para selarem a união civil, por meio do Casamento Abençoado 2025. Diante da grande procura, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social prorroga por mais quatro dias as inscrições.

Com isso, os casais podem procurar os cinco pontos de atendimento estabelecidos pela prefeitura até o dia 14 de novembro.

Os interessados podem se inscrever na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e nos Centros de Referência de Assistência Sotial (CRAS) dos bairros Santa Maria, Cristo Rei, São Matheus e Jardim Glória.

Para participar, é necessário atender a alguns requisitos: ter idade mínima de 16 anos, estar inscrito no CadÚnico possuir renda familiar de até três salários mínimos e apresentar a documentação completa como: certidão de nascimento, documentos pessoais, comprovante de residência e dados de duas testemunhas.

No caso de menores de idade, é obrigatória a presença dos pais.

Leia mais:   Trigo brasileiro polui menos que o produzido no resto do mundo

A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, destacou que o grande número de inscrições demonstra o quanto o projeto representa para as famílias várzea-grandenses.

O Casamento Abençoado é uma oportunidade de celebrar o amor com dignidade e segurança jurídica.

“Muitas famílias aguardam por esse momento especial e o papel da Assistência Social é justamente garantir que o direito à cidadania chegue a todos. Por isso, prorrogamos o prazo para que nenhum casal fique de fora dessa linda celebração”, afirmou Cristina Saito.

A cerimônia coletiva está prevista para ocorrer no dia 7 de dezembro, em Cuiabá, reunindo casais de diversos municípios mato-grossenses.

O Casamento Abençoado é uma iniciativa, realizada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), do governo do Estado, e apoiado pela Prefeitura de Várzea Grande, caminha para a reta final das inscrições, que seguem abertas até o dia 10 de novembro.

O projeto, que todos os anos transforma o sonho de centenas de casais em realidade, tem como objetivo promover a inclusão social, a cidadania e o fortalecimento das famílias, oferecendo uma cerimônia gratuita, com toda a estrutura necessária para a oficialização do matrimônio.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Sem categoria

Copa Pasinha CDL de Futsal terá 30 jogos nesta semana; confira a programação

Published

on

 

A maior competição esportiva de Sinop, a Copa Pasinha CDL de Futsal, chega à sua segunda semana de jogos. Somente nesta semana, 30 partidas serão realizadas em três ginásios municipais. Todos os jogos complementam a primeira fase da competição.
O evento é promovido pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. A competição municipal começou no dia 1º de novembro e segue até 13 de dezembro, quando serão conhecidos os campeões e vice-campeões das categorias masculino e feminino.

São 67 equipes masculinas e 12 femininas duelando nas quadras dos ginásios de esportes Jaime Roveli (Jardim Maria Vindilina I), Francisco Hidalgo Gimenez (Jardim Boa Esperança) e Jardim Violetas, em busca do título. Neste ano, a Prefeitura traz uma novidade na premiação: uma parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop renderá aos campeões e vice-campeões um prêmio em dinheiro no valor total de R$ 10 mil, além de troféus e medalhas.

A gerente da entidade em Sinop, Vanusa Ires, destaca que a parceria com o Executivo Municipal representa o comprometimento da CDL com a parte social do município. O valor é resultado da doação de um grupo de empresários ligados à entidade.

“É a CDL fazendo o seu papel junto à sociedade, nesta oportunidade no esporte, sendo patrocinadora oficial da Copa Pasinha CDL de Futsal. A CDL sempre tem participado para levar o nome de Sinop e colocá-lo no calendário do Estado e do Brasil, porque Sinop é uma cidade muito pujante. O empresário tem participado mais ativamente dos projetos sociais, da parte cultural e esportiva. A CDL tem realmente esse papel de fazer essa ponte e trazer muito mais iniciativas. Afinal, fazemos parte da história de Sinop — são 42 anos da CDL aqui, juntamente com a Prefeitura, nessas parcerias”, avaliou.

Leia mais:   Baby Miss Mato Grosso 2025 visita prefeito e destaca participação no nacional

Competição

A competição começou no dia 1º de novembro com a cerimônia de abertura, que apresentou as equipes inscritas e contou com dois jogos. As equipes que duelaram naquela noite foram escolhidas por sorteio, realizado pelo vice-prefeito Paulinho Abreu durante a cerimônia. As primeiras equipes a entrar em quadra foram da categoria feminina: Anjos do Norte B contra Anjos do Norte A. O segundo time venceu a partida pelo placar de 9 a 4.

O segundo jogo ficou a cargo dos times Associação Jatobás Madeira e Norte Verde Futsal, da categoria masculina. O primeiro levou a melhor, vencendo por 3 a 2.

PROGRAMAÇÃO

Jogos da semana

10/11 – Segunda-feira

Ginásio Maria Vindilina I
19h30 – Zeus FC x Real Madruga FC
20h30 – Pé de Rato/CBB x Unidos da Vila

Ginásio Boa Esperança
19h30 – Norte Verde Futsal x Strongs F.C/Carvalho Ambientes Planejados
20h30 – Associação Jatobás Madeiras x Sport União/Elian Celulares

Ginásio Violetas
19h30 – Dreamer x Saideira F.C
20h30 – Sem Fundamento F.C/Sinocar x Império Vidros e Esquadrias

11/11 – Terça-feira

Ginásio Maria Vindilina I
19h30 – Disnorte City x Nada Consta E.C/BF Indústria de Máquinas Ltda
20h30 – C.F.S Futsal x Jardim América

Ginásio Boa Esperança
19h30 – Central Cell x ZER066/Raspini
20h30 – Dragon Futsal x Águia Norte

Ginásio Violetas
19h30 – Casa da Suspensão F.C x Rangers Futsal
20h30 – Juvenis/Pro Design Dental Lab x Projeto Vem Viver

Leia mais:   Trigo brasileiro polui menos que o produzido no resto do mundo

12/11 – Quarta-feira

Ginásio Maria Vindilina I
19h30 – Egito Futsal/Sixnine Soluções x Atlética Imperial
20h30 – Juventude F.C x Evolução Contabilidade

Ginásio Boa Esperança
19h30 – Juriskick/LM Padrões x Clube do Malte
20h30 – Esport Sinop Futsal x Sport D.N

Ginásio Violetas
19h30 – Resenha Sinop x Sport Club América
20h30 – Fênix FC x Smelc/Sinop

13/11 – Quinta-feira

Ginásio Maria Vindilina I
19h30 – Luverdense F.C/HR Construção x Morão Futsal/Wolves FC
20h30 – Magnus/Amigos do Rony x Amigos do Ludmilo

Ginásio Boa Esperança
19h30 – RS Segurança x Falcões Dourados FC
20h30 – Amigos do JK x Tratorada

Ginásio Violetas
19h30 – Espanha Jari x Taman F.C/Resenha Bar
20h30 – Atlética Cyber x TL Sporting

14/11 – Sexta-feira

Ginásio Maria Vindilina I
19h30 – Burocrática x Partner City
20h30 – Canindé Imóveis x Sinop que Eu Quero

Ginásio Boa Esperança
19h30 – Pódio Futsal x TWSpeed Futsal
20h30 – Universo AGV x Atlética Palladium

Ginásio Violetas
19h30 – Meninos do Tostão HV x Chivas Futsal
20h30 – E.C. Real.MT x Atlético Mineirinho/Perpodeck

15/11 – Sábado

Ginásio Maria Vindilina I
15h – Mercado Casamar x Vem Viver Projeto
16h – Alphas Futsal x Lennister FC
17h – Saideira F.C x Império Vidros e Esquadrias
18h – Sem Fundamento F.C/Sinocar x Dreamer

Ginásio Boa Esperança
16h – Strongs F.C Sub-20 x Real Sinop
17h – X-Calota x Assif
18h – Mecc x M.E.C.C

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana