Cáceres e Região
Hospital Regional de Cáceres dispõe de oxigênio suficiente para atender a demanda de pacientes em até três meses
Sinézio Alcântara – Expressão Notícias
A tragédia ocorrida recentemente em Manaus, com centenas de mortes por coronavirus, por falta de oxigênio, acende o sinal de alerta em todo país. Porém, em Cáceres, isso não há menor possibilidade de ocorrer. O Hospital Regional “Dr. Antônio Fontes” dispõe de um estoque reserva de oxigênio líquido, suficiente para o consumo de pacientes por um período de até três meses.
“Com a pandemia do coronavirus, o Hospital Regional passou a consumir, em média, 10 mil litros cúbicos de oxigênio liquido, mensalmente. No entanto, dispõe de um tanque com capacidade de 40 mil litros. Ou seja: além do abastecimento do consumo mensal, conta com estoque reserva para atender mais três meses” explicou um profissional de saúde que preferiu não se identificar
A fonte informou que o tangue foi reabastecido na segunda-feira e está com o estoque completo. “Manaus sofreu toda essa situação; ocorreram tantas mortes, porque não tinha reserva de oxigênio. Felizmente, isso não ocorrerá, em Cáceres, porque dispomos de estoque suficiente” afirmou completando que hoje a taxa de ocupação dos leitos de UTI do hospital é de 100% e de 80% dos leitos clínicos.
A explicação do profissional coincide com as informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A SES informou que há oxigênio suficiente para atender a demanda de pacientes tanto no estado quanto na Capital. E, que o estoque de oxigênio nas unidades hospitalares estaduais está dentro da normalidade para atender a demanda existente.

Cáceres e Região
Advogado de Cáceres vai palestrar sobre Lojas Francas em reunião da OAB em MT
Assessoria
O advogado Ledson Catelan participará nesta quarta-feira(03) de uma reunião especial da Comissão de Direito Internacional da Ordem de Advogados do Brasil que discutirá as 33 cidades gêmeas no país.
Ledson falará sobre as lojas duty free e o turismo de compras e geração de empregos. A conferência acontecerá online pela Ordem de Advogados do Brasil no Estado. O advogado é consultor jurídico no grupo de trabalho de implantação dos free shops em Cáceres. A cidade é a 33ª cidade no país que foi nomeada ‘cidade gêmea’ desde abril de 2019 pelo Governo Federal pela sua proximidade com a Bolívia. O grupo é comandado pelo governador Mauro Mendes, o vice-governador, Otaviano Pivetta e o deputado estadual Silvio Fávero; além do Secretário de Estado da Fazenda, Rogério Gallo.
Ao ser considerada cidade-gêmea, a localidade mato-grossense poderá comercializar produtos importados com isenção de impostos, usufruindo do livre comércio na região de fronteira. O encontro vai acontecer por videoconferência.
Cáceres e Região
Vereador apresenta projeto de Lei que proíbe ‘lockdown’ em Cáceres
Assessoria
O vereador Lacerda do Aki (PRTB) apresentou o Projeto de Lei 13.97906/2020 no legislativo cacerense que proíbe o ‘lockdown’ na cidade. O projeto determina que em nenhuma hipótese a prefeitura poderá decretar bloqueio total da cidade, que a PL entende como medida restritiva mais severa.
Segundo o Projeto, o ‘lockdown’ não é uma prerrogativa do município, pois é a maior medida restritiva do ordenamento pátrio consagrado como Estado de Sítio. A PL apresentada por Lacerda também regulamenta as medidas restritivas que podem ser tomadas pela prefeitura de Cáceres durante o enfrentamento da covid-19.
‘A prefeitura não apresentou nenhum planejamento amplo para se combater a covid-19 em Cáceres, apesar de todo o recurso que já veio para a cidade. Precisamos de um Executivo que saiba o que está fazendo se baseando em ações pontuais que combatam e não só castigue a economia local. Vemos muito discurso e pouca ação’, pontuou Lacerda do Aki.
O projeto determina que a prefeitura só poderá tomar medidas restritivas com a apresentação de estudo técnico científico que justifique a medida. O projeto defende que o combate deve ser pautado em estratégicas em saúde.
No 2º artigo, o projeto determina que todas as medidas restritivas, poderão serem direcionadas pessoas, lugares ou coisas contaminadas ou com suspeitas da covid-19. O projeto define como pessoas saudáveis aquelas que não estão contaminadas, com suspeitas de contaminação ou que não pertençam ao grupo de risco conforme lista dos órgãos de saúde internacional e nacional.
O Projeto vai ser apresentado na sessão desta segunda-feira(01) na Câmara Municipal de Cáceres.
-
Destaque23 de fevereiro de 2021
Empresa aérea mato-grossense inaugura três voos regulares para interior do Estado
-
Cáceres e Região23 de fevereiro de 2021
Laboratório São Matheus já fez mil testes grátis para covid 19
-
Cáceres e Região23 de fevereiro de 2021
Matrículas para a EJA Profissionalizante do Sesi Cáceres terminam nesta sexta
-
Destaque25 de fevereiro de 2021
Estudo identifica variante inglesa da Covid-19 em Mato Grosso
-
Destaque25 de fevereiro de 2021
Novas doses de vacina contra Covid-19 devem ser distribuídas aos municípios a partir de 2ª em MT, diz SES
-
Destaque23 de fevereiro de 2021
Concursos oferecem salários de até R$ 11,5 mil em Mato Grosso
-
Destaque25 de fevereiro de 2021
Secretário diz que doses de vacinas recebidas pelo estado são insuficientes para atingir meta: ‘O problema não é vacinar, é ter vacinas’
-
Cáceres e Região23 de fevereiro de 2021
Processo Seletivo vai contratar 25 profissionais de saúde para o Hospital Regional de Cáceres