Mato Grosso
Hospital Metropolitano realizou 65 atendimentos preventivos ao câncer de próstata em mutirão
O Hospital Metropolitano, unidade mantida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) em Várzea Grande, realizou um mutirão com 65 atendimentos preventivos ao câncer de próstata. A ação ocorreu no sábado (07.12) e ofertou consultas com médico urologista e exames clínicos, laboratoriais e de imagens.
O mutirão atendeu pacientes que aguardavam pelo atendimento especializado via regulação e profissionais que trabalham no próprio hospital.
De acordo com a diretora do Hospital Metropolitano, Cristiane de Oliveira, a unidade se organiza anualmente para ofertar os atendimentos voltados para a saúde do homem.
“Contamos com profissionais urologistas no Hospital Metropolitano e nos organizamos para realizar esse mutirão, assim como aconteceu em anos anteriores na unidade. O nosso objetivo é dar visibilidade às ações preventivas para a saúde do homem”, declarou.
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens no Brasil, representando 29% dos casos de câncer. Ele fica atrás apenas dos casos de câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), somente em 2023, a estimativa era de 70 mil novos casos de câncer de próstata no país.
Apesar do alto índice de casos, esse tipo de câncer tem 90% de chance de cura caso descoberto precocemente, por isso a importância da conscientização sobre a realização de exames preventivos.
O Ministério da Saúde orienta que, a partir dos 50 anos, homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para aqueles com histórico familiar da doença, a recomendação é que inicie o acompanhamento a partir dos 45 anos.
Entre os principais sintomas do câncer de próstata estão a dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro, diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Inscrições para cursos técnicos gratuitos da Seciteci terminam nesta sexta-feira (17)
As inscrições para os cursos técnicos gratuitos e noturnos ofertados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) se encerram nesta sexta-feira (17.01). Ao todo, são 640 vagas em várias áreas do conhecimento para 12 cidades de Mato Grosso.
As cidades com cursos disponíveis são: Alto Araguaia, Barra do Garças, Colniza, Campos de Júlio, Confresa, Querência, Santa Terezinha, Juruena, Santo Antônio de Leverger, Nortelândia, Nova Mutum e Sapezal.
Neste processo seletivo, são 640 vagas disponíveis para cursos técnicos concomitantes ou subsequentes, ou seja, para alunos que estão cursando o ensino médio ou já concluíram a educação básica. As áreas de estudo são Administração, Agricultura, Agronegócio, Enfermagem, Meio Ambiente, Saúde Bucal e Segurança do Trabalho.
Todas as turmas serão no período noturno, com a carga horária variando de 800 horas (12 meses) a 1600 horas (24 meses), dependendo do curso. Acesse o edital completo, e confira os cursos disponíveis em cada município (Acesse Aqui).
As inscrições são realizadas exclusivamente via formulário online (Acesse Aqui). Os candidatos devem ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, afirma que a oferta dos cursos no período noturno foi pensada para possibilitar uma profissionalização àqueles que estão cursando o ensino médio ou trabalhando durante o dia.
“Esta é uma oportunidade que o Governo do Estado está oferecendo para aqueles que buscam uma qualificação profissional e uma melhor condição de emprego e renda”, completou Allan.
A lista final de inscritos será publicada no dia 10 de fevereiro. A listagem incluirá um número específico para cada candidato. No dia seguinte (11.02), será feito um sorteio público desses números para definir a classificação dos selecionados.
A transmissão do sorteio será feita ao vivo pelo canal da Seciteci, no YouTube (clique aqui para acessar), às 14h.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Ciopaer realiza transferência de paciente de Salto do Céu para Cáceres
O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), unidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), realizou, nesta terça-feira (14.01), a transferência de uma paciente do Hospital Municipal de Salto do Céu (349 km de Cuiabá) para o Hospital Regional de Cáceres. A operação aérea foi realizada após solicitação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
A transferência foi solicitada via Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) após o Hospital Municipal identificar a necessidade de atendimento especializado de urgência para a paciente, uma mulher de 51 anos. Devido ao alto volume de chuvas, Salto do Céu encontra-se isolada, sem condições para tráfego terrestre ou transporte por táxi aéreo, por não ter pista de pouso.
Atendendo ao chamado da Secretaria Estadual de Saúde, uma equipe do Ciopaer com quatro profissionais, se deslocou rapidamente de Cuiabá até Salto do Céu para realizar o transporte do paciente até Cáceres, com acompanhamento de um médico durante todo o trajeto.
O piloto-comandante, tenente coronel PM Rafael Dias Guimarães explicou que o helicóptero possui facilidade de pousar em locais não homologados, como os utilizados nesta terça-feira, devido à sua mobilidade, permitindo resgates em áreas inacessíveis por veículos terrestres ou aviões.
“A unidade mais próxima que poderia atender a paciente estava a mais de 150 km de distância e o transporte via terrestre, se fosse possível, levaria cerca de três horas. Porém, em cerca de 1 hora, buscamos o médico no Hospital de Cáceres, levamos ele ao Hospital Municipal de Salto do Céu e retornamos com a paciente estabilizada para que pudesse receber o atendimento necessário”, detalhou o tenente coronel.
O coordenador do Ciopaer, tenente-coronel PM Lima Júnior, destacou a importância do suporte prestado em operações desse tipo. “Graças à estrutura oferecida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e pelo Governo de Mato Grosso, o Ciopaer realiza ações rápidas em todo o Estado e contribui tanto para missões de segurança pública quanto para operações aeromédicas”.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região7 dias ago
Grupo Juba apoia possível vinda da Havan e reforça compromisso com o crescimento de Cáceres e recebe Luciano Hang
-
Destaque6 dias ago
Processo seletivo para bombeiros temporários tem mais de 7 mil inscritos
-
Cáceres e Região7 dias ago
Polícia apreende menor identificado como autor de homicídio em Mirassol d’Oeste
-
Cáceres e Região6 dias ago
Faustino Marinho Natal, do Kaskata Flutuante, morre aos 44 anos
-
Destaque6 dias ago
MPU publica edital com 152 vagas e salários de até R$ 13,9 mil
-
Cáceres e Região5 dias ago
Castigadas pelo sol, capivaras no Pantanal ficaram louras em 2024
-
Carros e Motos5 dias ago
Detran-MT alerta que vídeo sobre novas categorias da CNH traz informações falsas
-
Estadual7 dias ago
Deputados aprovam projeto que aumenta rigor na fiscalização nos presídios de MT