Mato Grosso

Hospital Metropolitano realiza 29 cirurgias em mutirão com pacientes de vários municípios

Published

on

O Hospital Metropolitano, mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em Várzea Grande, realizou neste sábado (25.10), 29 cirurgias no 11º mutirão do ano. Ao todos, foram 16 procedimentos de colecistectomia (retirada de vesícula), 9 de hernioplastia (cirurgia de hérnia), 2 de exérese de cisto dermoide (retirada de cisto sebáceo), 1 de fechamento de enterostomia (no abdômen) e 1 de hemorroida.

Neste ano, foram realizadas 267 cirurgias em mutirões, com o objetivo de dar celeridade aos atendimentos realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Neste sábado, atendemos pacientes de nove municípios do Estado com cirurgias gerais. Eles passaram pelos procedimentos e em breve estarão recuperados para voltar às atividades de rotina com muito mais saúde e qualidade de vida”, explicou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

Para a diretora do Hospital Metropolitano, Cristiane de Oliveira, o mutirão foi possível graças ao planejamento de consultas com o cirurgião-geral, à realização dos exames pré-operatórios e à articulação dos agendamentos em tempo hábil.

Leia mais:   Seduc realiza Aulão de Véspera para estudantes da rede estadual que prestarão o Enem 2025

“Conseguimos atender tantos pacientes simultaneamente no mesmo dia porque dispúnhamos de cinco salas cirúrgicas equipadas e profissionais muito bem preparados. Além disso, estes procedimentos foram escolhidos porque o pós-operatório deles é considerado simples”, destacou a diretora.

O secretário adjunto de Gestão Hospitalar da SES, Oberdan Ferreira Coutinho Lira, também ressaltou a importância da iniciativa.

“Essa ação demonstrou o quanto o SUS é capaz de oferecer respostas ágeis e resolutivas à população. Nosso planejamento garantiu que os pacientes fossem operados com qualidade, segurança e dignidade, sem precisar esperar meses na fila. Isso representou gestão eficiente e compromisso com a saúde pública”, afirmou.

Foram atendidos na iniciativa moradores dos municípios de Alto Paraguai, Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu, Cuiabá, Jauru, Mirassol D’Oeste, Nova Lacerda e São José dos Quatro Marcos, que aguardavam por cirurgia via Sistema de Regulação.

Os pacientes do interior contaram com o apoio logístico das prefeituras para o transporte até o hospital e, em caso de necessidade, para hospedagem em casas de apoio.

A equipe que trabalhou no mutirão foi composta por cinco médicos cirurgiões e cinco médicos residentes, quatro anestesistas, dez técnicos de enfermagem e dois enfermeiros.

Leia mais:   Secretarias municipais de Educação são chamadas a se inscrever no 2º Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2025

Saiba mais sobre o hospital

O Hospital Metropolitano conta com 239 leitos operacionais, sendo 178 leitos de enfermaria, 50 leitos de UTI, cinco leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e seis leitos de estabilização, além de cinco salas cirúrgicas e 14 consultórios.

A unidade tem perfil cirúrgico e é referência em ortopedia, traumatologia, cirurgia bariátrica, neurocirurgia, urologia, vascular e cirurgia-geral.

É importante que os pacientes que precisam ser operados em Mato Grosso mantenham o cadastro do SUS atualizado para que, quando contemplados com a cirurgia, possam ser contactados sem dificuldades.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros promove treinamento de resgate a vítimas de acidentes motociclísticos

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) promoveu, nesta terça-feira (11.11), um treinamento prático de Atendimento Pré-hospitalar (APH) voltado ao resgate de vítimas de acidentes motociclísticos.

A atividade foi direcionada aos militares do 1º Núcleo Bombeiro Militar (1º NBM), localizado em Alto Araguaia (422 km de Cuiabá). O principal objetivo foi aperfeiçoar a integração da equipe, aprimorar a padronização dos procedimentos operacionais e fortalecer a excelência no atendimento à população.


O treinamento abordou procedimentos fundamentais do APH, incluindo a abordagem inicial à vítima, avaliação primária (XABCDE), controle de vias aéreas, verificação de pulso e respiração, imobilização cervical com colar rígido, retirada segura do capacete, imobilização em prancha longa e transporte adequado até a viatura de resgate.

Em seguida, a avaliação secundária foi conduzida dentro da viatura, reforçando as etapas de monitoramento e cuidados até a transferência do paciente para uma equipe médica especializada

“Essas capacitações constantes refletem o compromisso da corporação em manter a prontidão e a eficiência no atendimento às emergências, garantindo segurança, técnica e humanização nas ações de salvamento e resgate”, afirmou o especialista e instrutor na área, soldado BM João Paulo Cordeiro Oliveira.

Leia mais:   Corpo de Bombeiros combate incêndio em caminhão tombado na MT-358

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Força Tática prende suspeito por tentativa de feminicídio em Nova Mutum

Published

on

Policiais militares da Força Tática do 26º Batalhão de Nova Mutum prenderam, nesta terça-feira (11.11), um homem suspeito por tentativa de feminicídio contra sua esposa, no Assentamento Pontal do Marapé. O caso teria ocorrido no domingo (9), quando o suspeito agrediu a vítima com golpes de uma peça de ferro na região do rosto.

De acordo com informações recebidas pela equipe policial, o suspeito estaria escondido em um sítio pertencente a familiares, na zona rural do município. Diante das informações, os militares se deslocaram até o sítio em busca do suspeito.

Durante uma busca inicial na residência, os policiais visualizaram sobre uma cama, uma espingarda. Também foram localizados quatro munições de calibre .32, sendo uma deflagrada, além de dois estojos de calibre .38 e uma munição intacta de calibre .38.

Durante as buscas, o irmão do suspeito compareceu ao local e ao ser questionado sobre a arma localizada, assumiu a propriedade da espingarda, e das munições encontradas. O mesmo informou que não possuía a documentação legal de posse do material, sendo preso por porte ilegal de arma de fogo.

Leia mais:   Polícia Civil e Vigilância Sanitária fiscalizam mercados e abatedouros em Rosário Oeste

Sobre o paradeiro do irmão, o homem não soube informar. No entanto, após contato com o advogado e familiares do então autor da tentativa de feminicídio, o mesmo foi localizado e preso.

Diante dos fatos, os dois homens foram detidos e conduzidos à delegacia municipal de Nova Mutum. Ambos foram entregues sem lesões corporais para que fossem tomadas as providências cabíveis.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana