Mato Grosso
Grupo que atuava em roubos, sequestros e extorsão de vítimas é preso pela Polícia Civil em Rondonópolis
Cinco integrantes de uma quadrilha especializada na prática de crimes patrimoniais foram presos em flagrante pela Polícia Civil, na quarta-feira (22.1), em Rondonópolis, em ação realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) do município.
Entre os detidos, estão quatro adultos que foram autuados em flagrante pelos crimes de associação criminosa, extorsão, roubo, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores. Um menor, que também integrava o grupo, responderá pelos atos infracionais análogos aos mesmos crimes.
Além de ser responsável por roubos a residências e comércios, o grupo criminoso agia atraindo as vítimas por meio de anúncios de venda de veículos e maquinários com valores abaixo dos praticados no mercado. Incentivadas pela suposta oportunidade de negócio, as vítimas aceitavam se encontrar com os supostos vendedores em locais ermos, onde eram rendidas e levadas para o cativeiro.
Enquanto estavam em poder dos criminosos, as vítimas eram obrigadas a realizarem transferências via PIX para contas bancárias indicadas pelos integrantes do grupo, além de terem seus veículos subtraídos. Em alguns desses crimes, as vítimas foram obrigadas a realizarem empréstimos pessoais, uma vez que tinham limite de crédito pré-aprovado no aplicativo bancário.
O último crime cometido pela associação criminosa ocorreu na terça-feira (21.1), ocasião em que a vítima se encontrou com os criminosos nas proximidades do anel rodoviário de Rondonópolis, atraída por um anúncio de venda de veículo, sendo sequestrada assim que chegou no local. A vítima foi levada para cativeiro e obrigada a realizar transferência via PIX no valor de R$ 20 mil, bem como teve sua caminhonete subtraída.
Assim que recebeu a comunicação dos fatos, a equipe de policiais da Derf Rondonópolis iniciou as investigações e conseguiu identificar e prender os integrantes da associação criminosa, momento antes de realizarem outro roubo em uma residência localizada próxima ao Horto Florestal. Com eles, foram apreendidas duas pistolas utilizadas nos crimes. Os investigados foram conduzidos à Derf, interrogados e autuados em flagrante.
O caso segue sob investigação.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Seciteci forma 34 técnicos em Enfermagem em Alta Floresta
A Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizou, na noite desta quinta-feira (13.02), a cerimônia de formatura de 34 técnicos em Enfermagem. A solenidade foi realizada na Escola Técnica Estadual de Alta Floresta (ETEC), onde o curso foi ofertado.
A cerimônia contou com a presença de familiares e amigos dos formandos, a equipe da ETEC e todos os professores que ministraram as aulas para a turma desde 2022. Os docentes receberam uma homenagem pelo trabalho prestado.
O diretor da Escola Técnica Estadual de Alta Floresta, Miguel Júlio Lorin, ressaltou a importância do curso para Alta Floresta. “A nossa região está se desenvolvendo. O município está construindo o Hospital Regional, o que tem aumentado muito a demanda por mão de obra nesta área. Além disso, tivemos alunos de outros municípios, como Carlinda e Paranaíta, que agora também já estão inseridos no mercado de trabalho”, afirmou Miguel.
O formando Alan Douglas Rodrigues celebrou a conclusão do curso após três anos de formação. “Hoje é um dia muito especial. Estamos concluindo essa fase e entrando no mercado de trabalho. É um motivo de muita alegria para todos nós alunos. É um sentimento de realização e gratidão à escola por todo apoio que nos fez chegar aqui”, contou.
Escolas Técnicas Estaduais
Por meio das 17 ETECs administradas pela Seciteci, o Estado tem oferecido cursos técnicos na modalidade concomitante intercomplementar com o Ensino Médio para jovens matriculados em escolas parceiras, assim como cursos na modalidade concomitante para jovens de 17 anos ou mais que estejam cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio em qualquer instituição de ensino, além da modalidade subsequente para jovens e adultos que já tenham concluído o Ensino Médio, mas que desejam obter uma certificação técnica.
Os cursos oferecidos pelas ETECs são estrategicamente pensados para atender os arranjos produtivos de cada região mato-grossense. Em Alta Floresta, o foco é voltado ao bioma amazônico, como cursos técnicos em Agroindústria, Agricultura, Agroecologia, Agronegócio e Agropecuária, além de cursos técnicos de interesse da economia regional, tais como Técnico em Enfermagem, Análises Clínicas, dentre outros.
*Com supervisão de Téo Meneses.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Evento promove integração entre população e forças de segurança em Rosário Oeste neste sábado (15)
A Secretária de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) participa, neste sábado (15.05), do evento “Cultura Pela Paz – 7º Quero Mais Cultura”, em Rosário Oeste (103km de Cuiabá). Com expectativa de público de cerca de 600 pessoas, o evento será gratuito e acontecerá das 16h às 21h30 no Clube Social da cidade.
A ação, idealizada pelo Instituto Leverger em parceria com a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança do Estado de Mato Grosso (Feconseg), tem o objetivo de fortalecer o vínculo entre a comunidade e as forças de segurança pública, além de promover cultura e lazer.
A programação inclui exposições e atividades interativas promovidas por diversas unidades de segurança pública, como: Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Polícia Comunitária, Polícia de Trânsito, Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros Militar.
Uma das atrações de destaque será a presença do mascote “Bom Dog”, do programa “De Cara Limpa Contra as Drogas”, desenvolvido pela Polícia Civil. Além disso, o evento contará com um show especial da dupla de humoristas Nico e Lau, além do plantio de mudas de árvores.
O coordenador da Polícia Comunitária, Major PM Kawahara, ressaltou a importância da iniciativa. “Nosso principal objetivo é aproximar a população das forças de segurança, especialmente jovens e crianças, para que conheçam nosso trabalho de forma leve e interativa”, afirmou.
O evento visa proporcionar momentos de lazer, aprendizado e interação, reforçando a importância da cultura e da segurança para o bem-estar da comunidade.
Confira a programação completa:
• 16h00 – Concentração dos Moto Clubes / Abertura da exposição da Força de Segurança
• 16h30 – Rolê dos motociclistas pela cidade
• 17h00 – Plantio de mudas de árvores
• 18h00 – Exibição de filme de Nico e Lau (20 min)
• 18h30 – Sorteio de brindes
• 18h45 – Fala de autoridades e parceiros
• 19h15 – Apresentação cultural local
• 19h30 – Sorteio de brindes
• 20h00 – Show com Nico e Lau
• 21h30 – Encerramento
O evento visa proporcionar momentos de lazer, aprendizado e interação, reforçando a importância da cultura e da segurança para o bem-estar da comunidade.
*Sob supervisão de Fabiana Mendes
Fonte: Governo MT – MT
-
Destaque4 dias ago
Mato Grosso corre risco de apagão por excesso de energia solar em rede de transmissão
-
Cáceres e Região6 dias ago
Conselho Superior determina designação de dois defensores para atuar em varas criminais de Cáceres e Sinop
-
Cáceres e Região5 dias ago
Tio e sobrinho desaparecem após encapuzados os tirarem de dentro de casa em Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias ago
Dobra o numero de mortes por chikungunya em Mato Grosso em menos de um mês
-
Cáceres e Região4 dias ago
Governador Mauro Mendes sinaliza positivamente para regulamentação de Cáceres como cidade-gêmea de San Matías
-
Cáceres e Região4 dias ago
Brasileiros e bolivianos se reúnem em Cáceres para debater problemas relacionados a estudantes de Medicina na Bolívia
-
Cáceres e Região5 dias ago
Doze motoristas são presos por embriaguez ao volante durante blitz da Operação Lei Seca em Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias ago
Tolerância zero – Cargas de drogas avaliadas em mais de R$ 53 milhões são apreendidas em janeiro