A vitória por 3 a 0 com atuação de gala sobre o Atlético-MG na quinta-feira, no Horto, pela 3ª rodada do Brasileirão, teve reflexos mais amplos ao Grêmio do que a liderança por pontos no Nacional. O triunfo serve ainda para consolidar de vez a equipe após a eliminação dolorida para o Rosario Central nas oitavas da Libertadores, pouco mais de 20 dias atrás. A queda fica no passado, assim como o discurso do “resgate da confiança”. O resultado faz o clube “virar a página”. E graças à largada na competição – a melhor do clube na era dos pontos corridos.
LEIA MAIS
> Roger vibra com noite “especial” em vitória
> Grêmio perde três jogadores no 1º tempo
> Gremistas vibram com vitória coletiva
> Veja os lances do jogo no Tempo Real
O Tricolor é atual vice-líder do Campeonato Brasileiro, com os mesmos sete pontos do Santa Cruz, líder pelo saldo de gols – seis a quatro. A campanha atual é semelhante à alcançada com Celso Roth em 2008 (veja na tabela abaixo). Mas com uma ressalva. A tabela reservou ao Grêmio dois jogos fora de casa na arrancada, enquanto seis anos atrás, a equipe atuou em dois duelos seguidos no antigo Olímpico.
Douglas, Luan e Everton comemoram gol (Foto: Washington Alves / Grêmio / Divulgação)
Diante do Coritiba, no próximo domingo, os gremistas podem chegar a uma inédita série de quatro jogos seguidos sem perder nas rodadas iniciais do Brasileirão. Não à toa, o discurso inflamado da diretoria conclama os torcedores a lotar a Arena contra o Coxa. Até porque o clube superou de vez o momento conturbado decorrente dos resultados do primeiro semestre.
O triunfo sobre o Atlético-MG suplanta – ao menos momentaneamente – a crise instaurada no futebol gremista após a terceira queda no primeiro semestre, na Libertadores, contra o Rosario Central, nas oitavas de final. A eliminação traumática, somada aos tropeços no Gauchão e na Primeira Liga, fez o Grêmio remodelar seu departamento de futebol e trabalhar sob pressão durante cerca de 10 dias até a estreia no Nacional. Águas passadas. Página virada.
– O primeiro tempo valoriza o nosso grupo. A vitória é importante para virar a página das eliminações, para chamar o torcedor. A gente aproveita para fazer um apelo para criar a energia positiva dos tempos do Olímpico. Queremos 35 mil na Arena no domingo. A vitória nos remete a uma condição muito favorável – afirma o vice de futebol Alberto Guerra.
– É uma noite especial pela vitória, construída muito bem. Nos deu a possibilidade de entrar no bloco da frente da competição. Desde o primeiro jogo, viemos resgatando a confiança. Foi um jogo bem afirmativo, que nos dá condição de vislumbrar algo ali na frente – chancela o técnico Roger Machado.
O resgate gremista na temporada passa diretamente pela reestruturação da defesa, ponto fraco da equipe no início do ano, quando chegou a ser a pior do Brasil entre os times da Série A, com 30 gols sofridos. Fruto de trabalho em duas semanas livres, o sistema defensivo gremista é o mais sólido do Brasileirão, com a marca invejável de ser o único não vazado nas três rodadas. E mais do que isso. A diretoria trabalhou para reforçá-lo, com as chegadas do lateral-direito Edílson, já titular, e do zagueiro Wallace, ainda não anunciado oficialmente.
– A gente vem trabalhando assim faz dois anos. Em 2014, tivemos a melhor defesa do Brasileirão. No ano passado, tivemos a segunda melhor, atrás apenas do campeão, Corinthians. Isso é trabalho, a gente começou mal o ano. Sofremos muitos gols. Tivemos semanas cheias, trabalhamos, acertamos o posicionamento, e a gente vê o resultado – avalia o zagueiro Pedro Geromel.
O Grêmio retorna de Belo Horizonte na tarde desta sexta-feira, sem treinos previstos para o restante do dia em Porto Alegre. No domingo, o Tricolor encara o Coritiba, às 18h30, na Arena, pela 3ª rodada do Brasileirão. Antes, no sábado, Roger Machado define sua equipe em treino no CT Luiz Carvalho – Fred, Henrique Almeida e Marcelo Oliveira, que foram substituídos por lesão no Independência, são dúvidas para a partida.
Confira as notícias do esporte gaúcho em www.globoesporte.com/rs
Fonte: Globo Esporte