A vitória suada sobre o Santos e a guinada do Grêmio na tabela do Campeonato Brasileiro têm um significado além dos três pontos. A forma como ocorreu, com poder de reação após o adversário buscar o empate de um 2 a 0, distensiona o ambiente e faz uma palavra muito importante ser falada novamente nos corredores da Arena: confiança. O 3 a 2 de quarta-feira diminui o peso nas costas do elenco tricolor justamente antes do clássico Gre-Nal de domingo.
As duas derrotas consecutivas, para Vitória e Atlético-PR, incomodavam. E quase vieram à tona quando Zeca acertou um chutaço de fora da área para empatar um jogo que o Grêmio tinha na mão desde o primeiro tempo contra o Peixe. Seria uma sequência de três jogos sem vencer antes do duelo mais importante do Rio Grande do Sul, um dos maiores do Brasil.
LEIA MAIS
> Roger aceita gol no fim como motivação ao clássico
> Luan e Everton saem com dores e serão reavaliados

Além do clima, o resultado fez o Grêmio superar o Inter por um ponto na tabela. O Colorado foi ao Espírito Santo e perdeu por 1 a 0 para o Flamengo. Hoje, o Tricolor é o terceiro com 21 pontos, atrás de Palmeiras e Corinthians.
? Depois de duas derrotas, ganhar em casa, do Santos, uma equipe muito boa, dá uma confiança enorme para o Gre-Nal. É muito importante (chegar à frente na tabela). A torcida estava ficando desconfiada. Ganhou, voltou a confiança. No Gre-Nal, vai ser melhor ainda, estamos na frente do adversário e vamos tentar a vitória fora de casa ? disse Marcelo Hermes, o herói gremista.
O que parecia um jogo mais tranquilo na noite de quarta-feira, na Arena, se encaminhou para um drama quando o Santos empatou no segundo tempo. Nos minutos finais, Hermes conseguiu aproveitar passe de Giuliano e fechar o 3 a 2. A reação foi unânime: o resultado, mesmo que tenha vindo com os problemas na etapa final, era muito necessário.

? Mais do que a própria atuação, era um jogo-chave para que o Grêmio saísse com a vitória. Se tivesse mais uma derrota, sairia pior ainda para o Gre-Nal. Agora é um jogo à parte, e que a gente possa fazer uma grande partida no fim de semana para sair com a vitória ? disse o vice de futebol Alberto Guerra.
? A gente precisava de uma vitória desta forma para dar uma confiança para nós todos, enfrentar um grande adversário e vencer. Dá uma confiança na sequência ? completou Marcelo Grohe.
Agora, a concentração total é para o clássico de domingo. Mas certamente com um ambiente mais leve e sem tanta pressão para o jogo com o maior rival. A quebra da sequência ruim também dá estabilidade para os jogadores que jogarão o clássico no lugar de titulares lesionados, como a dupla de zaga Fred e Rafael Thyere.
O Tricolor volta a treinar na tarde desta quinta-feira e aguarda o retorno de lesionados como Maicon, Miller Bolaños e Pedro Rocha. Luan e Everton serão reavaliados após saírem de campo contra o Santos com dores.
Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs