Connect with us
 

Eliminado na Libertadores de forma traumática, o Grêmio imergiu em uma reformulação interna, com uma prioridade em especial: a defesa. O clube agiu em duas frentes. Nos bastidores, Alberto Guerra e a nova diretoria de futebol trataram de vasculhar o mercado para reforçar o setor. Nas quatro linhas, Roger machado trabalhou à exaustão para findar os erros de seus defensores, e os reflexos foram imediatos. Passadas duas rodadas do Brasileirão, o Tricolor é o único entre os 20 times da Série A que não sofreu gols nos 180 minutos disputados até aqui.

LEIA MAIS
> Grêmio compra zagueiro Wallace
> Grêmio celebra vitória “sofrida”
> Fred e Edílson são destaques; veja notas
> Reveja os lances em Tempo Real

A invencibilidade defensiva na competição foi consolidada com vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, neste domingo, na Arena. Um resultado capaz de reconstruir não apenas a solidez da equipe em sua retaguarda, mas a própria confiança dos jogadores e da torcida, minada pela queda recente para o Rosario Central. O processo de resgate do clube foi iniciado uma semana antes, na estreia pelo Nacional, com empate sem gols diante do Corinthians, em Itaquera.

– Foram dois jogos sem sofrer gols. Foi muito bom. A bola aérea já foi melhor. O importante para a gente foi vencer. Sabemos que precisamos recuperar a confiança do torcedor. E isso, às vezes, reflete no jogador, na hora de dar um passe, sempre é bom estrear em casa com vitória – avalia o técnico Roger Machado.

Grêmio x Flamengo Pedro Geromel Grêmio Arena Grêmio (Foto: Lucas Uebel/ Divulgação Grêmio)Grêmio é o único clube que não sofreu gols no Brasileirão (Foto: Lucas Uebel/ Divulgação Grêmio)

A sequência ilesa ainda tira da defesa gremista um rótulo mais do que negativo: a equipe era dona do pior sistema defensivo entre os 20 clubes da Série A. E com uma ajudinha do maior rival, Inter. Sem sofrer gols nos últimos dois jogos, viu o São Paulo, vazado duas vezes pelo Atlético-MG, nas quartas de final da Libertadores, e duas vezes para o Colorado, que saiu vitorioso do Morumbi, com um 2 a 1 neste domingo. Assim, o Tricolor paulista chegou a 31 tentos sofridos, contra 30 dos gremistas. 

– A gente acertou no meio da semana. tivemos duas semanas cheias e não sofremos mais gols. É importante para a solidez defensiva. Tanto que somos o único time que ainda não sofreu gol no Brasileirão – ressalta Pedro Geromel.

Entre ajustes e orientações ao seu quarteto defensivo, Roger Machado deu atenção a um elemento em especial, responsável por 17 dos 30 gols sofridos no ano: a bola parada. O comandante alterou o sistema para neutralizar os rivais, com uma mescla de marcação em zona dentro da área, com a individual. Neste cenário, Giuliano e Walace eram os responsáveis por bloquear os adversários em suas tentativas de alçar a bola na área. 

Guerrero Marcelo Oliveira - Flamengo x Grêmio (Foto: EDU ANDRADE/FATOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)Grêmio resistiu às investidas pela bola aérea com Guerrero (Foto: Edu Andrade/FatoPress/Estadão Conteúdo)

E a nova estratégia deu certo. Prova disso são os números de cruzamentos apresentados por Corinthians e Flamengo nos dois jogos. Na estreia, o Timão ergueu 20 bolas para a área. No último domingo, o Flamengo alçou outras 23, para um total de 43 tentativas. Todas neutralizadas pela defesa gremista.

– A gente trabalhou bastante. Mudamos o sistema e fizemos uma marcação em zona mesclada com a marcação individual, com o Giuliano e o Walace marcando os jogadores que têm por característica agredir a bola. Deu certo – avalia Fred.

Boa fase não finda busca por reforços

Os dois jogos sem sofrer gols pelo Brasileirão dão um toque de tranquilidade para Roger Machado em sua sequência no comando da equipe. Calmaria que é transmitida à diretoria, na busca por reforços para o setor, mas que não finda a pressa de achar o mais breve possível um nome novo. Não à toa, Wallace está acertado com o clube, após o Flamengo aceitar proposta de R$ 3,2 milhões para vender o jogador – acerto que é negado pelo Tricolor no discurso oficial.

Caso mantenha a mesma solidez, a defesa possibilita aos dirigentes esperar por reforços do mercado do exterior, cuja janela de transferências abre apenas no próximo dia 20. Neste cenário, o Grêmio tem interesse no peruano Carlos Zambrano, do Eintracht Frankfurt.

– Foi um jogo extremamente duro, digno de um clássico do futebol brasileiro. O Grêmio mostrou uma certa intranquilidade pelo momento de transição, mas é normal. Isso já está ficando pra trás.
Obviamente que o resultado nos deixa mais tranquilos para continuar esse trabalho, mas a rapidez por reforços continua a mesma – avalia o vice de futebol Alberto Guerra.

Envolto num ambiente mais tranquilo, o Grêmio volta aos trabalhos nesta segunda-feira à tarde, no CT Luiz Carvalho. Na próxima quinta-feira, a equipe encara o Atlético-MG, às 21h, no Independência, pela terceira rodada do Brasileirão.

Wallace Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)Wallace está próximo de ser anunciado pelo Grêmio (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs

Fonte: Globo Esporte

Comentários Facebook

Entretenimento

Eclipse lunar traz ‘Lua de sangue’ no domingo (15); saiba mais

Published

on

No próximo domingo (15), acontecerá o primeiro eclipse lunar de 2022. Será um eclipse do tipo total, que ocorre quando a Lua cheia se move para a chamada sombra umbral profunda da Terra (parte mais interna e escura). Isso ocorre porque nosso planeta passa em frente à luz solar enviada para o nosso satélite natural.

De acordo com o astrofísico americano Fred Espenak, conhecido por prever eclipses, como a Lua cheia do dia 15 de maio é a chamada superlua, por estar no perigeu, o ponto mais próximo da Terra, esse eclipse será considerado uma superlua de sangue. O fenômeno, que poderá ser visto em todo o Brasil, ocorre quando a luz do sol passa pela atmosfera terrestre, mas desvia pelos comprimentos de onda para refletir de forma avermelhada na Lua.

Diagrama da sombra do eclipse lunar do dia 15 de maio. (Fonte: NASA/Divulgação.)Fonte:  NASA 

Quando acontecerá o eclipse total da Lua no domingo?

Conforme o perfil Astronomiaum no Twitter, nas cidades com fuso horário de Brasília, o eclipse lunar de domingo terá início às 22h32, e terá o seu ápice na madrugada de segunda-feira (16) à 1h11, com o término ocorrendo às 3h51. Além do Brasil, a Lua de sangue poderá ser vista também nos EUA e Canadá, além de partes da África e Europa.

Diferentemente do eclipse solar, que só é observável em uma área relativamente pequena do mundo, os eclipses lunares podem ser vistos em qualquer lugar no lado noturno da Terra. A sua visualização também é mais segura, pois esses fenômenos não necessitam de nenhum tipo de proteção para os olhos, pois são mais escuros do que a própria lua cheia em si.

Para quem mora em grandes cidades, e não pretende viajar para locais com baixa poluição visual para assistir ao eclipse total da Lua no domingo, será possível visualizá-lo através do canal oficial da NASA do YouTube. O telescópio da agência aeroespacial norte-americana irá iniciar a transmissão das imagens do fenômeno a partir da zero hora do dia 16 de maio, no horário de Brasília.

Para assistir, basta clicar no link acima para definir o lembrete e, na hora marcada, acompanhar os detalhes em alta resolução.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/238420-eclipse-lunar-traz-lua-sangue-domingo-15-saiba.htm

Comentários Facebook
Continue Reading

Brasileirão Série A

Em Minas, Cuiabá perde para o líder Atlético-MG e cai invencibilidade

Published

on

A Gazeta

Após 12 jogos sem derrotas fora de casa pelo Campeonato Brasileiro, o Cuiabá perdeu a longa invencibilidade que acumulava na série A para o líder Atlético-MG neste domingo (24), em Belo Horizonte, pela 28ª rodada do Brasileirão. O galo venceu por 2 a 1 e pôs fim a longa série do auriverde sem derrotas longe de casa.

O Dourado continua com 35 pontos, em décimo lugar na tabela de classificação. O Galo, por sua vez, chegou aos 59 tentos e é mais líder do que nunca.

A mil por hora, assim começou o início do jogo entre Cuiabá e Atlético-MG no Mineirão. Logo aos 2 minutos, Nathan Silva, contra, inaugurou o marcador em recuo infeliz para Everton, que viu a bola entrar lentamente no gol. Aos 4, Hulk, dentro da pequena área, deixou tudo igual após jogada ensaiada de escanteio.

O time mineiro conseguiu a virada com Jair, que completou de cabeça para as redes após assistência de Guilherme Arana.

No início da etapa final, Hulk marcou o terceiro para o Atlético, mas o gol foi anulado após a arbitragem pegar um toque de mão do atacante. Daí em diante o Atlético continuou pressionando, mas sempre parando nas defesas seguras do goleiro Walter.

À medida que o relógio foi passando, o Atlético deixou o Cuiabá mais a vontade para trabalhar com a bola e passou a contar com os contra-ataques. O Dourado martelou, porém não conseguiu criar chances claras de gol.

O próximo compromisso do Cuiabá no campeonato brasileiro é contra o Red Bull Bragantino no dia 1º de novembro, na Arena Pantanal, às 19h30 (de MT.

Comentários Facebook
Continue Reading

Mais Lidas da Semana