
Em casa, as equipes brasileiras geralmente tentam impor sua força e confirmar os três pontos. O Grêmio não é diferente. O bom rendimento dentro da Arena, porém, não tem se repetido contra o adversário deste domingo, às 16h: o clube gaúcho ainda ainda não conseguiu vencer o São Paulo dentro de seu novo estádio.
São três partidas desde a abertura da Arena pelo Campeonato Brasileiro. E o Grêmio foi superado duas vezes pelo clube paulista nos últimos anos, com um empate no primeiro jogo de ambos, em 2013. Além disso, as últimas quatro partidas na competição foram vencidas pelo São Paulo ? o último triunfo gremista foi em 2013, no Morumbi, em vitória por 1 a 0 para o Tricolor gaúcho, então comandado por Renato. A meta é quebrar esse tabu e voltar a vencer.
LEIA MAIS
> Kannemann é atração no último treino do Grêmio
> O que faz de Negueba o substituto de Giuliano
? Vamos enfrentar um grande adversário, com jogadores de toque de bola, meio parecido com o nosso estilo, mas temos que ganhar ? disse Maicon. ? A gente tem que ter muita atenção, marcar forte, se deixar eles jogar, ficam tocando a bola o jogo inteiro. E vamos ter dificuldade. Temos que fazer o que estamos fazendo, pressionar, marcar forte, para impor o nosso ritmo e vencer o jogo.
> Relembre os jogos entre Grêmio x São Paulo na Arena



O desafio também pode se estender para Roger Machado. Desde que assumiu o Grêmio, o técnico ainda não conseguiu vencer o clube paulista. Em 2015, perdeu no Morumbi por 2 a 0, em uma atuação ruim gremista. Depois, na Arena, também foi superado pelo time de Juan Carlos Osorio.
A vitória é importante para que o Grêmio consiga embalar uma sequência na reta final do primeiro turno do Brasileirão. Depois do São Paulo, o time gremista enfrenta rivais tidos como mais ?fáceis?, que rondam a zona de rebaixamento: América-MG, Santa Cruz e Botafogo. É a chance de uma arrancada para tentar diminuir a distância para o líder Palmeiras e o vice Corinthians.
A escalação gremista sofrerá mudanças. Sem Marcelo Oliveira, suspenso, o jovem Iago, 21 anos, assume a lateral esquerda. Wallace Reis, recuperado de lesão, volta a formar dupla com Pedro Geromel na zaga. No ataque, Miller Bolaños fica com a vaga de Luan, enquanto Jaílson permanece ao lado de Maicon, substituindo Walace. Por fim, Negueba entra no lugar de Giuliano, vendido ao Zenit, da Rússia, na última semana.
>> GRÊMIO X SÃO PAULO – 16ª RODADA
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Data e horário: domingo (24/7), às 16h.
Time provável: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Wallace Reis e Iago; Jaílson, Maicon, Negueba, Douglas e Everton; Miller Bolaños.
Pendurados: Douglas, Edilson, Jailson, Marcelo Grohe e Marcelo Hermes
Transmissão: TV Globo para SP, SC, PR, MG (menos Juiz de Fora), GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, CE, MA, PA (menos Santarém) e DF (com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba) e Premiere e Premiere HD (com Luiz Alano e Mário Marcos).
Arbitragem: Heber Roberto Lopes (SC-Fifa), auxiliado por Nadine Schramm Camara Bastos (SC-Fifa) e Helton Nunes (SC).
Confira todas as notícias do esporte gaúcho em www.globoesporte.com/rs