Nacional
Governo espera decisão favorável à continuidade das obras da Ferrogrão no STF
Pode sair nos próximo dias uma nova (e, espera-se, favorável) decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a suspensão da construção da Ferrogrão, uma ferrovia planejada para escoar a produção de grãos do agronegócio pelos portos do Norte do Brasil.
A obra, estimada em R$ 28 bilhões, está suspensa, por força liminar, desde 2021, e é defendida por produtores rurais como uma solução para reduzir custos e melhorar a logística do transporte de grãos, especialmente no estado de Mato Grosso.
No início de setembro o Ministério dos Transportes apresentou ao STF um novo estudo com ajustes no traçado da ferrovia, de forma a minimizar os impactos no Jamanxim. A proposta é que a ferrovia siga a faixa de domínio da BR-163, evitando o perímetro do parque. Além disso, o governo se comprometeu a realizar audiências com comunidades indígenas e destinar R$ 715 milhões em medidas de compensação ambiental.
O projeto, lançado em 2014, ainda não saiu do papel por ter sido questionado no STF por uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) impetrada pelo PSOL. O partido e grupos ambientalistas acusam falta de transparência e dados concretos por parte dos responsáveis, especialmente no Parque Nacional do Jamanxim, no Pará.
A decisão do ministro Alexandre de Moraes, que concedeu a liminar que impede a construção, é aguardada para este mês, após a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentar seu parecer.
O governo acredita que, com os ajustes e compromissos assumidos, o projeto da Ferrogrão poderá avançar, trazendo melhorias para a logística do agronegócio e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região Norte. No entanto, a falta de consenso entre diferentes setores da sociedade ainda gera incertezas sobre o futuro da obra.
A Ferrogrão, que terá 933 km de extensão, conectará a região de Sinop (MT) a Miritituba (PA), onde as cargas serão transferidas para barcaças e enviadas aos portos da região Norte, como Barcarena e Santarém. O projeto é visto como uma peça-chave no chamado Corredor Norte, que atualmente depende principalmente da BR-163.
Entre os benefícios apontados pelo governo estão a redução de R$ 7,9 bilhões anuais em perdas de transporte e uma significativa diminuição na emissão de CO2, com a ferrovia podendo evitar a liberação de 3,4 milhões de toneladas de dióxido de carbono ao ano, ao longo dos 69 anos de concessão.
Fonte: Pensar Agro
Mato Grosso
Plataforma de monitoramento de incêndios do Corpo de Bombeiros de MT vence prêmio nacional
A plataforma de monitoramento de incêndios florestais via satélites do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso venceu em 1º lugar geral e 1º lugar por estado no Prêmio de Boas Práticas 2024 – Segurança Pública, do Consórcio Brasil Central. O resultado da premiação foi divulgado nesta terça-feira (10.12).
“Parabenizo o Corpo de Bombeiros por esse reconhecimento mais do que merecido. São iniciativas como essa que contribuem para que o Governo de Mato Grosso se torne cada vez mais eficiente, focando em estratégias que realmente dão resultado”, disse o governador Mauro Mendes.
“Esta plataforma representa o comprometimento do Governo de Mato Grosso no combate aos incêndios florestais. Investimos e desenvolvemos uma plataforma única, essencial para uma ação mais eficiente contra o fogo por reunir dados em tempo real. Somos referência no combate aos incêndios florestais e este prêmio é mais uma prova disso”, disse o comandante-geral dos Bombeiros, Flávio Glêdson Bezerra.
O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) foi o responsável pelo desenvolvimento da plataforma, que reúne imagens captadas por vários satélites qualificados e gera dados em tempo real, como focos de calor, direção do vento, umidade do ar e precipitação de chuvas.
Além disso, há o indicador de predição de fogo, que aponta áreas de risco de incêndio florestal a partir do cruzamento de dados meteorológicos e reincidência do fogo. Desta forma, o Corpo de Bombeiros intensifica o monitoramento in loco dessas regiões para garantir uma resposta mais rápida contra o fogo.
“Existe um Corpo de Bombeiros antes e depois desta plataforma. O nosso trabalho melhorou muito porque conseguimos ter uma dimensão real da situação de incêndios florestais no Estado. Direcionamos melhor os recursos, garantindo eficiência no combate”, disse a comandante do BEA, tenente-coronel BM Pryscilla de Souza.
Por vencer em duas categorias, a equipe responsável pela plataforma receberá R$ 40 mil, além de um pacote de viagem com acompanhante para qualquer destino do Brasil, no valor de R$ 15 mil, certificado de reconhecimento e placa de homenagem.
Outros vencedores
Outros dois projetos de Mato Grosso foram vencedores no prêmio do Consórcio Brasil Central. São as iniciativas “Modernização no Tratamento de Cartas Precatórias: Um Projeto Integrado para Eficiência e Segurança” e “Mutirão de Conciliação Ambiental do Estado de Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente”, ambos submetidos pela Polícia Judiciária Civil.
O Prêmio de Boas Práticas reconhece projetos inovadores desenvolvidos por servidores públicos de Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. Os projetos vencedores foram definidos a partir da análise de uma equipe especializada do Centro de Liderança Pública (CLP).
No primeiro trimestre de 2025, uma cerimônia de premiação será feita para homenagear os vencedores.
Fonte: Governo MT – MT
Cáceres e Região
Projeto “Ah, se eu fosse Marinheiro” inspira jovens em Cáceres
O projeto “Ah, se eu fosse Marinheiro”, realizado pela Agência Fluvial de Cáceres no dia 27 de novembro, proporcionou a 57 jovens da Guarda Mirim uma imersão nas atividades da Marinha do Brasil. Desde palestras até oficinas práticas e uma navegação a bordo da Escola Flutuante “Piquiri”, a experiência buscou inspirar novas gerações com a disciplina e a rotina naval.
Oficinas práticas e vivências
A programação começou com uma palestra sobre as formas de ingresso na Marinha do Brasil e as diversas atividades realizadas pela Força. Em seguida, os jovens participaram de oficinas práticas que exploraram habilidades essenciais na rotina naval, como nós e voltas, mecânica básica e combate a incêndios.
Essas oficinas permitiram que os participantes aplicassem os conceitos apresentados, experimentando na prática a disciplina e os conhecimentos necessários à atuação em um ambiente militar e náutico.
Navegação: o momento mais esperado
O ponto alto do projeto foi a oficina “Jovem Inspetor”. Os participantes tiveram uma introdução teórica sobre as funções de um Inspetor Naval e, em seguida, embarcaram na Agência Escola Flutuante “Piquiri” para uma experiência de navegação prática.
Durante a atividade, os jovens realizaram simulações de inspeções a bordo, sob a supervisão da equipe da Agência Fluvial de Cáceres. “Foi o momento mais aguardado por eles”, destacou o Capitão-Tenente (AA) Magno Luis de Moura, Agente Fluvial de Cáceres. A experiência proporcionou aos jovens a oportunidade de vivenciar a rotina de navegação e aplicar os conhecimentos aprendidos ao longo do dia.
Inspiração e valores para o futuro
O projeto “Ah, se eu fosse Marinheiro” buscou não apenas apresentar a rotina naval, mas também inspirar os jovens participantes a refletirem sobre a importância da disciplina, do trabalho em equipe e da dedicação. A iniciativa reforça o compromisso da Marinha do Brasil em promover ações sociais que aproximem a sociedade de sua missão, ao mesmo tempo em que semeia valores fundamentais entre as novas gerações.
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