Mato Grosso
Governo do Estado entrega 1.950 pistolas Glocks a policiais penais de Mato Grosso
A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) adquiriu 1.950 pistolas Glock, nos modelos 17 e 19, para policiais penais de Mato Grosso. O investimento de R$ 3.820 milhões padroniza as pistolas Glocks para todos os policiais penais da ativa no Estado.
Nesta quarta-feira (16.7), o governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato realizaram a entrega das pistolas aos policiais penais, representados pelos diretores de seis unidades do Sistema Penitenciário.
A Glock 9mm é uma pistola de fabricação austríaca, uma das armas curtas mais modernas do mundo e usada por diversas forças de segurança brasileiras.
O governador Mauro Mendes pontuou os avanços obtidos no Sistema Penitenciário, destacando que a realidade estrutural mudou radicalmente com os investimentos realizados para melhorias, e agradeceu a atuação dos homens e mulheres que atuam no sistema de justiça e segurança pública.
“A maioria de nossos profissionais da segurança pública exerce um trabalho dedicado, silencioso, abnegado e, muitas vezes, colocando em risco a sua própria vida. São nossos policiais civis, militares, policiais penais, investigadores, escrivães, pessoas que estão distribuídas nas nossas unidades em todo o Mato Grosso quem verdadeiramente opera no dia a dia da segurança. A eles, nossos parabéns!”
Com outras 727 pistolas adquiridas anteriormente, a Sejus ampliou a capacidade bélica para a Polícia Penal, somando 2.677 Glocks na totalidade, e contemplando agora todos os policiais penais em atividade nas unidades prisionais e gerências especializadas da instituição.
“A entrega de armamentos e coletes não é apenas um ato simbólico, é a materialização de um novo tempo, de valorização de quem está na linha de frente. Quero agradecer os investimentos do governo para a Polícia Penal, e a Secretaria de Justiça como um todo. São equipamentos, como as pistolas e coletes, que contribuem para a segurança das nossas unidades, dos nossos profissionais. A aquisição das Glocks, além de padronizar, coloca nossos policiais penais com um dos melhores armamentos do mundo”, pontuou o secretário ao agradecer também o trabalho Polícia Penal para a segurança penitenciária.
Policiais de três unidades prisionais do interior já realizaram a ambientação para uso da nova pistola e receberão as armas, que serão distribuídas pela Coordenadoria de Armamento e Logística da Polícia Penal.
Duas unidades do Sistema Penitenciário, a Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, e a Penitenciária Major Zuzi Alves da Silva, de Água Boa, já estão 100% equipadas com a Glock.
Novos coletes
Além das pistolas Glocks, a Sejus adquiriu 1.787 coletes balísticos também destinados à Polícia Penal. Com a aquisição, um investimento de R$ 3,732 milhões em segurança operacional, a secretaria atende a todos os policiais penais com o equipamento de proteção individual.
A entrega foi realizada durante o primeiro semestre a 100% dos servidores das unidades prisionais e, ainda, às gerências especializadas, coordenadorias e corpo da guarda da Secretaria de Justiça. Os coletes são equipamentos essenciais durante escoltas de presos, monitoramento de unidades prisionais, entre outras ações.
O secretário de Justiça reforçou que as duas aquisições integram o projeto de valorização do trabalho do policial penal e destacou o papel dos profissionais no programa Tolerância Zero Contra as Facções Criminosas, dentro das unidades prisionais.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Governo do Estado lança Guia de Integridade para fornecedores e prestadores de serviço
O Governo de Mato Grosso, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MT) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) lança, na terça-feira (9.12), o Guia de Integridade nas Contratações Públicas para Fornecedores e Prestadores de Serviços, material criado para ajudar empresas a vender para o Estado de Mato Grosso com mais segurança, transparência e responsabilidade. A ação integra a programação da 1ª Semana Mato-Grossense da Integridade, promovida pela CGE, e será realizada às 8h45, no auditório do órgão, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá (MT).
Com linguagem simples e prática, o guia apresenta passos essenciais para que fornecedores entendam as regras, expectativas e condutas éticas em cada fase da contratação pública, desde o planejamento até a execução dos contratos. O conteúdo também destaca benefícios de programas internos de integridade e traz orientações claras sobre relacionamento com o poder público, prevenção de riscos e comunicação com o Estado.
O lançamento contará com palestra técnica do auditor Anderson Escobar (CGE), um dos autores do material, que vai explicar os principais pontos do guia e como aplicá-los no dia a dia das empresas que participam de licitações ou prestam serviços ao Governo de Mato Grosso.
A programação inclui ainda a participação do empresário Luis Carlos Nigro, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHBRS), que vai abordar “Como a Integridade e os Investimentos Públicos Beneficiam Diretamente a Cadeia de Fornecimento e o Setor de Turismo”.
O evento é voltado a fornecedores, prestadores de serviços e servidores que atuam na área de aquisições e contratações dos órgãos e entidades do Governo de Mato Grosso. Clique AQUI para se inscrever.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Polícia Civil mira membros de facção criminosa envolvidos em homicídio e tráfico de drogas
A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (4.12), a Operação Parvus II, para cumprir dois mandados de prisão, um mandado de apreensão de menor e dois mandados de busca e apreensão em pontos suspeitos de comercialização de drogas em Alto Taquari.
A ação, realizada pela Delegacia de Alto Taquari, é um desdobramento das investigações sobre o homicídio que vitimou Carlos Henrique Silva Oliveira, de 20 anos, em 3 de novembro de 2025.
Conforme as investigações, a vítima deixou sua residência por volta das 21h30 para adquirir entorpecentes e não retornou. Horas depois, familiares receberam um vídeo mostrando sua decapitação, supostamente cometida por integrantes de uma facção criminosa rival àquela que atua na cidade.
As investigações apontam que o jovem teria sido torturado e morto por engano, ao ser confundido com seu irmão, este sim envolvido com uma facção criminosa.
Durante diligências anteriores, o local do crime foi identificado e periciado pela Politec, que encontrou vestígios de sangue humano. O material foi encaminhado para exame de comparação genética com o DNA de familiares da vítima.
Diante dos elementos reunidos, a delegada Michele Castro Reis de Siqueira representou pelas prisões e buscas e apreensões, que foram deferidas pelo Poder Judiciário.
Durante o cumprimento dos mandados nesta quinta-feira (4), um homem de 20 anos foi preso em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas majorado e organização criminosa.
Em sua residência foram apreendidos meio tablete de maconha, quatro aparelhos celulares, uma máquina de cartão de débito/crédito, um rádio comunicador HT e um rolo de plástico filme, materiais que serão submetidos à perícia técnica.
“As investigações prosseguem com o objetivo de identificar e localizar todos os envolvidos no crime”, disse a delegada Michele Castro Reis, responsável pela investigação.
O nome “Parvus”, utilizado na operação, deriva do latim e significa “pequeno” ou “insignificante”, em referência ao motivo fútil que desencadeou o homicídio.
Fonte: Governo MT – MT
-
Destaque5 dias agoCrea-MT divulga edital de convocação para prova do concurso público
-
Destaque6 dias agoCom voto do senador José Lacerda, Congresso derruba vetos do Licenciamento Ambiental
-
Cáceres e Região1 dia agoPolitec confirma 6 casos investigados e 3 mortes por intoxicação de metanol em Mato Grosso
-
Cáceres e Região4 dias agoConfronto com a ROTAM em Cáceres termina com um suspeito morto e duas mulheres feridas
-
Cáceres e Região1 dia agoEm Poconé- Homem é preso por estuprar menina de 8 anos em 2009
-
Cáceres e Região3 dias agoEntre Mirassol e Curvelância : Uno fica destruído após bater de frente com Ranger na MT-250; motorista tem morte instantânea
-
Cáceres e Região1 dia agoOperação Efatá – Polícia Civil cumpre 148 ordens judiciais contra esquema milionário de lavagem de dinheiro do tráfico
-
Cáceres e Região3 dias agoIrmão de suspeito morto em confronto com a ROTAM em Cáceres é esfaqueado em Rio Branco e também acaba falecendo


