Cáceres e Região

Governo de MT publica Decreto que regulamenta o funcionamento das lojas francas (free shops) em Cáceres

Published

on

Free shops em Cáceres terão isenção de ICMS e repasse de 5% ao fundo social: Decreto regulamenta o funcionamento dos free shops em Cáceres, cidade gêmea que faz fronteira com a Bolívia

Por: Isadora Sousa/VGN

O governo de Mato Grosso publicou o Decreto nº 1.684, que regulamenta o funcionamento das lojas francas (free shops) em Cáceres, a 217 km de Cuiabá, município considerado cidade gêmea por fazer fronteira com a Bolívia. O texto, publicado em segunda edição extra do Diário Oficial de Mato Grosso (IOMAT) dessa sexta-feira (26.09), concede isenção do ICMS em operações realizadas pelas lojas francas.

Entre as isenções, estão: saídas de produtos industrializados fabricados em Mato Grosso e vendidos diretamente aos free shops; importação de mercadorias pelas próprias lojas; vendas de produtos nacionais ou estrangeiros a pessoas físicas em viagem internacional, pagas em moeda nacional ou estrangeira.

A isenção vale apenas para operações de comercialização. Mercadorias destinadas ao uso próprio, ativo imobilizado ou consumo dos estabelecimentos não são abrangidas pelo benefício.

Para usufruir da isenção, as lojas precisam estar instaladas em Cáceres; ser credenciadas pela Secretaria de Fazenda (Sefaz-MT); possuir autorização da Receita Federal para atuar como loja franca; manter regularidade fiscal; registrar mensalmente os valores dos benefícios usufruídos na Escrituração Fiscal Digital (EFD); integrar meios de pagamento com documentos fiscais eletrônicos (NF-e e NFC-e).

Leia mais:   Produtores de pequena escala comercializam R$ 1 mil em 20 minutos de feira

Se descumprirem as condições, os estabelecimentos podem ser descredenciados do regime e obrigados a recolher os tributos retroativamente.

O decreto também determina que os free shops recolham 5% do valor das vendas isentas de ICMS para o Fundo de Apoio às Ações Sociais de Mato Grosso (FUS/MT). O pagamento deve ser feito até o dia 20 do mês seguinte à operação. Em caso de atraso, há multas adicionais e possibilidade de suspensão do benefício. Quem acumular três meses de inadimplência perde o direito de operar no regime por dois anos.

Os valores arrecadados pelo FUS/MT serão destinados a projetos sociais nos municípios da região, sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

O regime vale apenas enquanto durar a autorização da Receita Federal para a loja atuar como duty free. Caso a permissão federal seja suspensa ou cancelada, o benefício estadual também é automaticamente encerrado.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Cáceres: Polícia Militar apreende armamento e prende homem por crime ambiental às margens do Rio Paraguai

Published

on

Militares receberam denúncia de que suspeito construiu casa irregular, em Área de Preservação Permanente; policiais recolheram pescado irregular
Wellyngton Souza | PMMT

PM-MT

Policiais militares da 1ª Companhia Independente de Proteção Ambiental apreenderam, nesta sexta-feira (3.10), quatro armas de fogo, 72 munições e prenderam um homem em flagrante por crime ambiental, em Cáceres (220 km de Cuiabá).

Durante o patrulhamento em decorrência da Operação Fauna, com objetivo de fiscalizar ações de pesca predatória no período da Piracema, os policiais militares receberam informações de que um homem havia construído uma casa de madeira, às margens do Rio Paraguai, em uma Área de Preservação Permanente, em uma região conhecida como Porto Conceição.

As equipes se deslocaram até o local, porém o suspeito não estava na residência. Em buscas pelo imóvel, foram encontrados um freezer e uma geladeira, contendo diversas espécies de pescado, do tipo, pacu, piraputanga e cabeça de pintado, ambos fora da medida, contrários às legislações estaduais.

Os policiais também localizaram carnes de caça, como jacaré e capivara. Em um dos cômodos, as equipes flagraram três armas de fogo, sendo uma garrucha, uma pistola, uma espingarda e diversas munições. Diante do flagrante, as equipes abordaram uma testemunha, que alegou conhecer o proprietário da casa há poucos meses.

Leia mais:   Produtores de pequena escala comercializam R$ 1 mil em 20 minutos de feira

Em rondas pela região, as equipes localizaram e abordaram o suspeito conduzindo um veículo. Questionado sobre os armamentos encontrados no imóvel, ele confessou que portava mais um revólver no carro e que não continha nenhuma documentação dos órgãos competentes sobre os armamentos.

O suspeito e todo material apreendido foram conduzidos à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Tiro atravessa corpo e mata menor de 17 anos em Cáceres na última sexta (03/10)

Published

on

Reprodução

Yuri Lima Silva, 17, morreu após ser baleado, no campo de futebol do bairro Joaquim Murtinho, em Cáceres (225 km ao oeste de Cuiabá), na noite de sexta-feira (3). Tiro que atingiu a vítima entrou pelas costas, atravessou o corpo e saiu na altura da barriga. Casal é suspeito do crime.

De acordo com as informações apuradas pelo Gazeta Digital, a Polícia Militar foi acionada por volta das 21h20 para atender uma ocorrência envolvendo disparos de arma de fogo no Campo do Areal.

Quando chegaram, encontraram o jovem caído em uma rua. Ele estava ferido e com uma perfuração na altura das costas com saída na barriga. Consciente, contou que estava debaixo do pé de manga com um rapaz quando chegou um casal.

O suspeito sacou a arma e atirou contra esse rapaz, porém, ao correr, Yuri acabou sendo atingido. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Leia mais:   Hospital Regional de Rondonópolis zera fila de cirurgias de urgência da região Sul

Polícia informou que Yuri não tinha passagens criminais. A segunda vítima não foi encontrada. Caso segue sob investigação.

 

Por Gazeta Digital

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana