Mato Grosso
Governo de MT publica criação do Comitê Integrado e Estratégico de Combate ao Crime Organizado
O Governo de Mato Grosso publicou a criação do Comitê Integrado e Estratégico de Combate ao Crime Organizado (Ciecco), nesta segunda-feira (09.12), no Diário Oficial do Estado. A medida consta no Decreto nº 1.172. A primeira reunião do Ciecco já foi realizada na última segunda-feira (02).
“Precisamos estar cada vez mais integrados para combater o avanço das organizações criminosas, e o Comitê foi criado com essa finalidade. É essa união de esforços entre os Poderes que vai nos ajudar nessa missão de tolerância zero para aqueles que insistem em cometer crimes”, afirmou o governador Mauro Mendes.
O Comitê faz parte do programa Tolerância Zero ao Crime Organizado, lançado no dia 25 de novembro pelo governador Mauro Mendes, e tem como objetivo a promoção de estratégias integradas e políticas públicas com vistas à prevenção e repressão à criminalidade e o combate às organizações criminosas.
O Ciecco é presidido pelo governador Mauro Mendes e composto por representantes da Casa Civil, das Secretarias de Estado de Segurança Pública e Justiça, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Também participam do Comitê como convidados representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas.
Tolerância Zero
O programa Tolerância Zero ao Crime Organizado é composto por um pacote de medidas integradas para reforçar as ações de combate ao crime organizado em Mato Grosso.
Além da criação do Comitê, o Governo de Mato Grosso também anunciou o reforço nas forças de segurança, com chamamento de 394 aprovados em concursos públicos e a criação de quatro delegacias especializadas no combate ao crime organizado.
Também faz parte do programa a criação das Coordenadorias de Combate ao Crime Organizado e de Recuperação de Ativos da Polícia Civil, que irão atuar no enfrentamento à lavagem de dinheiro e na recuperação de ativos para o Estado.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Sema mobiliza sociedade para construção dos planos de gestão da Bacia do São Lourenço
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Comitê de Bacia Hidrográfica do São Lourenço iniciaram a mobilização para garantir a participação da sociedade na elaboração do Plano de Recursos Hídricos e Proposta de Enquadramento da Bacia do Rio São Lourenço, localizada na região sul do Estado. Os dois instrumentos de gestão são ferramentas essenciais para garantir o uso múltiplo, racional e sustentável da água.
Para garantir o envolvimento da sociedade, foi criado um site (www.prh-p5.com.br) com informações sobre a importância e área de abrangência da bacia hidrográfica, cronograma de atuação e detalhes sobre os produtos que serão elaborados para a gestão da Bacia do Rio São Lourenço. Foi disponibilizado ainda canal de acesso via whatsapp (66) 99999-6957. Acesse aqui o vídeo explicativo sobre o assunto.
O superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Luiz Henrique Magalhães Noquelli, destaca que os instrumentos de gestão devem ser concluídos até 2026 e que ao longo do seu desenvolvimento serão realizados diversos eventos para apresentação dos estudos elaborados e para recebimento de contribuições.
“Precisamos trazer os usuários, o poder público e a sociedade civil como um todo para a discussão da gestão de recursos hídricos para garantirmos o uso múltiplo, racional e sustentável das águas, prevenindo crises e conflitos hídricos e promovendo a saúde humana, bem como a proteção e recuperação dos ecossistemas aquáticos, em benefício das gerações presentes e futuras”, ressaltou.
A presidente do Comitê da Bacia do São Lourenço, Milly Siqueira Almeida, explicou que a base hidrográfica do São Lourenço possui características marcantes e abrange 14 municípios.“O principal contribuinte da bacia é o Rio Vermelho, um rio turvo que possui bastante sedimento. Já o Rio São Lourenço mesmo, de onde ele nasce, na região de Campo Verde, Jaciara e Juscimeira é extremamente claro, de águas cristalinas. E quando os dois se encontram, o São Lourenço com o Rio Vermelho, já é característica de pantanal”.
Segundo o consultor socioambiental, Flávio Ribeiro Rocha, a elaboração do plano de recursos hídricos e da proposta de enquadramento da Bacia do Rio São Lourenço foi dividida em cinco etapas: levantamento de informações, diagnóstico, prognóstico, enquadramento e plano de ações.
Dos 12 Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) já instalados em Mato Grosso, três (CBH Sepotuba, CBH Cabaçal e CBH Alto Paraguai Superior) já estão com os planos de bacias hidrográficas aprovados e outros dois, CBH Alto Cuiabá e do CBH São Lourenço, estão em desenvolvimento. Existem ainda os CBHs do Alto Rio das Mortes, Alto Araguaia, Arinos, Jauru e o Baixo, Médio e Alto Teles Pires.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Cartilha lançada pela Sejus aborda de forma lúdica os perigos e a prevenção às drogas
A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) lançou, nesta semana, um material destinado ao público com uma abordagem lúdica para falar sobre os perigos das drogas. A cartilha ‘Drogas, tô fora!’ foi distribuída, inicialmente, às crianças atendidas pelo Programa Rede Cidadã, da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
A cartilha tem versões impressa e online (Confira aqui). O material foi elaborado por servidores da Secretaria Adjunta do Sistema Socioeducativo e de Políticas sobre Drogas, da Sejus, e é voltada para crianças de até 12 anos.
A história é contada por personagens carismáticos da fauna regional – o jacaré Joca, a onça Oscar, a arara Amora e a capivara Clara. Juntos, eles explicam, de maneira divertida e educativa, como se manter longe das drogas e fazer boas escolhas para o futuro.
Além da narrativa, a cartilha traz atividades interativas, como jogos e ilustrações para colorir, promovendo o aprendizado com brincadeiras e estimulando o diálogo entre crianças, educadores e famílias sobre o tema da prevenção.
A secretária adjunta do Sistema Socioeducativo e Política sobre Drogas, Lenice Barbosa, explica que a iniciativa da cartilha surgiu da ideia de um dos servidores, que já trabalha com ilustrações e animações, e de outros profissionais da secretaria que observaram a necessidade de um material mais lúdico para atrair a atenção de crianças e adolescentes sobre o tema tratado.
“O retorno que recebemos das crianças, nesta primeira interação com a cartilha, foi muito positivo. Os desenhos trazem essa reflexão, com a separação do que é lícito e o que não é, além das brincadeiras, para que possam aprender sobre um tema sensível, se divertindo”, observou a gestora.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região6 dias ago
Policiais militares se passam por civis, roubam oficina e são presos em operação em Cáceres (Vídeo)
-
Cáceres e Região7 dias ago
Cáceres recebe recurso federal para manter novas turmas em creches públicas
-
Cáceres e Região7 dias ago
Criminoso tenta matar 3 pessoas em praça de Cáceres a tiros e facadas; ele foi preso
-
Cáceres e Região7 dias ago
Colisão fatal na BR-070 em Cáceres: Homem de 29 anos morre em batida entre carro e carreta
-
Cáceres e Região4 dias ago
Vereadora denuncia ameaça feita por esposa de colega e requer segurança da presidência da Câmara em Cáceres
-
Cáceres e Região7 dias ago
Ministro Carlos Fávaro lança Rota da Banana em Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias ago
Em Cáceres mulher mata marido a facadas após agressões em noite de bebedeira
-
Cáceres e Região3 dias ago
Fechamento da rodoviária – Vereador defende rescisão contratual da prefeitura com a concessionaria do terminal