Mato Grosso
Governo de MT concede benefícios fiscais e fomenta setor de materiais de construção
O Governo de Mato Grosso anunciou, nesta segunda-feira (3.2), a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da cesta básica para materiais de construção no estado. A medida se deu em decreto assinado pelo governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, no Palácio Paiaguás.
O objetivo do decreto é tornar a tributação mais competitiva em Mato Grosso e estimular o setor, garantindo preços mais acessíveis para consumidores e empresas do ramo, além de fomentar a formalização das empresas.
“Queremos fomentar esse setor, aumentar a formalidade e, acima de tudo, criar as melhores condições para que a construção de habitações avance em Mato Grosso. Isso significa não apenas ajudar as famílias a realizarem o sonho da casa própria, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico, gerando empregos e atraindo mais mão de obra para o nosso estado”, disse.
Com essa medida, as operações internas envolvendo telhas cerâmicas e tijolos cerâmicos (não esmaltados nem vitrificados) terão a base de cálculo reduzida para 41,18% do valor da operação, o que resulta em uma carga tributária final de 7%.
A nova regra também impacta a comercialização de areia natural e artificial, brita, pedrisco com pó, rachão britado e pedra marroada. Para esses produtos, a base de cálculo será reduzida para 17,65% do valor da operação, resultando em uma carga tributária final de 3%.
O secretário Rogério Gallo apontou que o decreto tem como foco a redução de custos para o setor – um dos que mais geram empregos em Mato Grosso.
“Estamos falando de materiais básicos para construção e, sobretudo, da construção civil, que é um dos setores que mais empregam. Nosso objetivo é tornar ainda mais barato construir em Mato Grosso, facilitando o acesso a materiais essenciais para a construção civil. Em um estado como o nosso, que ainda possui um déficit habitacional devido ao rápido crescimento populacional impulsionado pelo forte desenvolvimento econômico, essa medida se torna ainda mais essencial para o desenvolvimento do estado e para a geração de empregos”, avaliou.
Gallo explicou que o benefício fiscal entrou em vigor a partir de 1º de fevereiro e que estará vigente até 31 de dezembro, podendo ser prorrogado.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Seciteci forma 34 técnicos em Enfermagem em Alta Floresta
A Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizou, na noite desta quinta-feira (13.02), a cerimônia de formatura de 34 técnicos em Enfermagem. A solenidade foi realizada na Escola Técnica Estadual de Alta Floresta (ETEC), onde o curso foi ofertado.
A cerimônia contou com a presença de familiares e amigos dos formandos, a equipe da ETEC e todos os professores que ministraram as aulas para a turma desde 2022. Os docentes receberam uma homenagem pelo trabalho prestado.
O diretor da Escola Técnica Estadual de Alta Floresta, Miguel Júlio Lorin, ressaltou a importância do curso para Alta Floresta. “A nossa região está se desenvolvendo. O município está construindo o Hospital Regional, o que tem aumentado muito a demanda por mão de obra nesta área. Além disso, tivemos alunos de outros municípios, como Carlinda e Paranaíta, que agora também já estão inseridos no mercado de trabalho”, afirmou Miguel.
O formando Alan Douglas Rodrigues celebrou a conclusão do curso após três anos de formação. “Hoje é um dia muito especial. Estamos concluindo essa fase e entrando no mercado de trabalho. É um motivo de muita alegria para todos nós alunos. É um sentimento de realização e gratidão à escola por todo apoio que nos fez chegar aqui”, contou.
Escolas Técnicas Estaduais
Por meio das 17 ETECs administradas pela Seciteci, o Estado tem oferecido cursos técnicos na modalidade concomitante intercomplementar com o Ensino Médio para jovens matriculados em escolas parceiras, assim como cursos na modalidade concomitante para jovens de 17 anos ou mais que estejam cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio em qualquer instituição de ensino, além da modalidade subsequente para jovens e adultos que já tenham concluído o Ensino Médio, mas que desejam obter uma certificação técnica.
Os cursos oferecidos pelas ETECs são estrategicamente pensados para atender os arranjos produtivos de cada região mato-grossense. Em Alta Floresta, o foco é voltado ao bioma amazônico, como cursos técnicos em Agroindústria, Agricultura, Agroecologia, Agronegócio e Agropecuária, além de cursos técnicos de interesse da economia regional, tais como Técnico em Enfermagem, Análises Clínicas, dentre outros.
*Com supervisão de Téo Meneses.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Evento promove integração entre população e forças de segurança em Rosário Oeste neste sábado (15)
A Secretária de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) participa, neste sábado (15.05), do evento “Cultura Pela Paz – 7º Quero Mais Cultura”, em Rosário Oeste (103km de Cuiabá). Com expectativa de público de cerca de 600 pessoas, o evento será gratuito e acontecerá das 16h às 21h30 no Clube Social da cidade.
A ação, idealizada pelo Instituto Leverger em parceria com a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança do Estado de Mato Grosso (Feconseg), tem o objetivo de fortalecer o vínculo entre a comunidade e as forças de segurança pública, além de promover cultura e lazer.
A programação inclui exposições e atividades interativas promovidas por diversas unidades de segurança pública, como: Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Polícia Comunitária, Polícia de Trânsito, Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros Militar.
Uma das atrações de destaque será a presença do mascote “Bom Dog”, do programa “De Cara Limpa Contra as Drogas”, desenvolvido pela Polícia Civil. Além disso, o evento contará com um show especial da dupla de humoristas Nico e Lau, além do plantio de mudas de árvores.
O coordenador da Polícia Comunitária, Major PM Kawahara, ressaltou a importância da iniciativa. “Nosso principal objetivo é aproximar a população das forças de segurança, especialmente jovens e crianças, para que conheçam nosso trabalho de forma leve e interativa”, afirmou.
O evento visa proporcionar momentos de lazer, aprendizado e interação, reforçando a importância da cultura e da segurança para o bem-estar da comunidade.
Confira a programação completa:
• 16h00 – Concentração dos Moto Clubes / Abertura da exposição da Força de Segurança
• 16h30 – Rolê dos motociclistas pela cidade
• 17h00 – Plantio de mudas de árvores
• 18h00 – Exibição de filme de Nico e Lau (20 min)
• 18h30 – Sorteio de brindes
• 18h45 – Fala de autoridades e parceiros
• 19h15 – Apresentação cultural local
• 19h30 – Sorteio de brindes
• 20h00 – Show com Nico e Lau
• 21h30 – Encerramento
O evento visa proporcionar momentos de lazer, aprendizado e interação, reforçando a importância da cultura e da segurança para o bem-estar da comunidade.
*Sob supervisão de Fabiana Mendes
Fonte: Governo MT – MT
-
Destaque4 dias ago
Mato Grosso corre risco de apagão por excesso de energia solar em rede de transmissão
-
Cáceres e Região6 dias ago
Conselho Superior determina designação de dois defensores para atuar em varas criminais de Cáceres e Sinop
-
Cáceres e Região5 dias ago
Tio e sobrinho desaparecem após encapuzados os tirarem de dentro de casa em Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias ago
Dobra o numero de mortes por chikungunya em Mato Grosso em menos de um mês
-
Cáceres e Região4 dias ago
Governador Mauro Mendes sinaliza positivamente para regulamentação de Cáceres como cidade-gêmea de San Matías
-
Cáceres e Região4 dias ago
Brasileiros e bolivianos se reúnem em Cáceres para debater problemas relacionados a estudantes de Medicina na Bolívia
-
Cáceres e Região5 dias ago
Doze motoristas são presos por embriaguez ao volante durante blitz da Operação Lei Seca em Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias ago
Tolerância zero – Cargas de drogas avaliadas em mais de R$ 53 milhões são apreendidas em janeiro