Estadual

Governador busca expandir comércio com Emirados: “Eles precisam de alimentos e MT é o maior produtor”

Published

on

Em agendas nos Emirados Árabes Unidos, o governador Mauro Mendes tem buscado expandir as relações comerciais de Mato Grosso com aquele país.

Nesta segunda e terça-feira (04 e 05.11), o governador Mauro Mendes faz audiências com empresários, diretores comerciais e representantes de fundos estrangeiros em Abu Dhabi, capital do país, em busca de parcerias comerciais em prol de Mato Grosso.

De acordo com Mauro, o estado tem muito a ganhar por meio dessa aproximação com os Emirados Árabes Unidos.

“É impressionante ver o desenvolvimento que esse país tem alcançado a partir da riqueza do petróleo, atraindo negócios, empresas e grandes investidores do mundo inteiro. Tenho me dedicado a uma série de encontros com empresários e representantes comerciais, em busca de novas parcerias para o estado. As conversas têm sido bastante positivas e promissoras”, afirmou.

O governador destacou a grande demanda por alimentos no país, impulsionada pelas condições climáticas que dificultam a produção interna no Oriente Médio.

“Os Emirados Árabes buscam alternativas para garantir o abastecimento da população. Mato Grosso, por sua vez, possui uma capacidade de produção de alimentos imensa, com potencial para crescer ainda mais nos próximos anos. Essa convergência de interesses nos coloca em uma posição estratégica para fortalecer essa parceria, beneficiando ambos os lados”, explicou.

Leia mais:   Governo de MT nomeia 94 candidatos aprovados no concurso público da Polícia Civil

Atualmente, Mato Grosso é o 6° maior exportador brasileiro para os Emirados Árabes, representando 7,15% das exportações brasileiras para o país.

As exportações do estado aos Emirados abrangem uma variedade de produtos, como carne bovina, ouro, milho, óleo de soja, legumes, carne suína, sementes e frutos oleaginosos.

“Temos uma grande oportunidade com esse país, que tem grande interesse em comprar alimentos, e nós somos a região do planeta com maior potencial de produzir e vender essa produção” pontuou Mauro.

Entre as agendas do governador, estão um encontro com o embaixador do Brasil em Abu Dhabi, Sidney Romeiro, e agenda com o diretor de relações governamentais da Al Dhara, importante empresa do setor agrícola, além de outras reuniões com autoridades do país.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Destaque

Governo de MT nomeia 94 candidatos aprovados no concurso público da Polícia Civil

Published

on

O Governo de Mato Grosso nomeou 94 aprovados no concurso público de ingresso na Polícia Civil de Mato Grosso. A nomeação faz parte do pacote de medidas integradas de combate ao crime organizado e defesa ao cidadão mato-grossense Tolerância Zero.

A Portaria nº. 2024.10.299 da PJC MT, que trata do ato de nomeação para os cargos de delegado, escrivão e investigador de polícia e outras providências, foi publicada no Diário Oficial do Estado nº 28.888, de 27 de novembro de 2024. As instruções para o ato de posse dos nomeados está na Portaria assinada pela delegada-geral, Daniela Maidel, e publicada do D.O.E. no dia 11 de dezembro.

A entrega dos documentos será realizada entre os dias 16 a 20 de dezembro de 2024, das 08 às 12 e 14 às 18 horas, mediante agendamento, em observância à instrução normativa nº 13/2023 da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.

O agendamento deverá ser realizado entre os dias 12 a 16 de dezembro de 2024 pelo e-mail: [email protected] e as dúvidas poderão ser dirimidas pelo telefone (65) 3613 – 5661, da Gerência de Provimento, Manutenção e Monitoramento.

Leia mais:   Governo de MT nomeia 94 candidatos aprovados no concurso público da Polícia Civil

A entrega dos documentos será realizada na Coordenadoria de Gestão de Pessoas, na sede da Polícia Civil, em Cuiabá. O termo de posse somente será confeccionado após a entrega dos documentos necessários.

Entre as providências, o candidato nomeado deverá submeter-se a avaliação médica pericial, antes do fim do período de entrega dos documentos. Outras informações podem ser obtidas na página https://www.mtprev.mt.gov.br.

O candidato nomeado que não apresentar a documentação exigida, durante o período estipulado, terá a publicação de ato tornando sem efeito sua nomeação.

O Termo de Posse será assinado pelo candidato nomeado e pela Delegada-Geral em cerimônia na sexta-feira, dia 27 de dezembro de 2024, às 16h, na Acadepol.

O empossado deverá comparecer ao local da solenidade com duas horas de antecedência, traje passeio completo preto. Após a posse, os novos servidores iniciam o curso de formação técnico-profissional da Academia da Polícia Civil, com duração de aproximadamente cinco meses.

O não comparecimento à cerimônia acarretará publicação de ato tornando sem efeito a sua nomeação. Na cerimonia de posse será permitida somente para os nomeados e demais autoridades.

Leia mais:   Seduc altera prazo de apresentação de documentos para confirmação de matrículas

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Estadual

Ambulatório de Atenção à Transexualidade já realizou mais de 300 atendimentos

Published

on

O Ambulatório de Atenção à Transexualidade do Centro de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou 313 atendimentos desde a inauguração da unidade especializada, em agosto deste ano.

Ao todo, foram realizadas 92 consultas para clínico geral, 88 atendimentos pela enfermagem, 62 consultas com psicólogos, 58 atendimentos com serviço social, 11 consultas com endocrinologista e duas com urologista.

Todas as pessoas atendidas foram acolhidas no ambulatório e passaram pelo atendimento de enfermagem, clínica médica, psicologia e serviço social. O acesso ao serviço se dá por meio do Sistema de Regulação.

A estudante de psicologia, Janelucia, de 68 anos, é uma mulher trans e recebeu atendimento com clínico geral, psiquiatra e psicológico, além de realizar diversos exames na unidade. Ela avalia que o atendimento dos profissionais da unidade foi essencial para que ela tivesse confiança em dar continuidade ao tratamento.

“As pessoas na área da saúde, em sua maioria, ainda não estão habilitadas para nos tratar no nosso gênero, e isso não acontece aqui. Eu gostei que todos no ambulatório tratam a gente da forma correta. Agora a gente tem tranquilidade para consultar, principalmente na área psiquiátrica e psicológica. Eu gostei bastante”, afirma.

Leia mais:   Número de reeducandos com emprego em MT salta 513% em mais de cinco anos

Os pacientes que realizaram os exames solicitados pelo ambulatório do Cermac, e que foram considerados clinicamente aptos para a terapia com hormônio, já estão sendo atendidos pelos médicos endocrinologistas e urologistas, quando há critérios médicos que indiquem a necessidade de avaliação desse especialista.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, reforça a importância do serviço para uma assistência integral à saúde das pessoas transexuais em Mato Grosso.

“Esse ambulatório é fruto do comprometimento e da dedicação do Governo do Estado com a saúde da população de Mato Grosso, e também com a comunidade trans, que até então não era atendida da forma como merece. Esse ambulatório é sinônimo de inclusão e respeito às pessoas”, declara o secretário.

Sobre o ambulatório

O Ambulatório de Atenção à Transexualidade é resultado de um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões do Governo de Mato Grosso.

A unidade atua como referência estadual no atendimento a pessoas em processo transexualizador pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e oferece assistência multidisciplinar com profissionais de diversas áreas, como: enfermeiro, psicólogo, assistente social, além de médico clínico geral, endocrinologista e urologista.

Leia mais:   Última reunião da FPA discute plano de participação da ALMT na COP 30 e balanço do ano

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana