Mato Grosso
Governador apresenta potencialidades de MT para embaixador de Israel
O governador Mauro Mendes recebeu o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, e apresentou o grande potencial de produção de Mato Grosso.
A reunião ocorreu nesta terça-feira (13.11), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
O governador enfatizou a força de Mato Grosso como produtor de alimentos durante sua agenda.
“Mato Grosso, é um gigante produtor e exportador de alimentos, com potencial de aumentar ainda mais sua capacidade e contribuir com a produção mundial. O Estado, com mais de três milhões de habitantes em uma área de 904 mil km², destaca-se na produção de carne, soja, milho, algodão e gergelim. Além disso, Mato Grosso preserva mais de 60% de sua área, demonstrando um compromisso com a sustentabilidade”, declarou.
Mauro Mendes, ressaltando a importância de Israel como parceiro estratégico, destacou a abertura do Estado para o mercado internacional e a busca por novas parcerias comerciais.
“Somos um Estado com um potencial enorme para investimentos, principalmente nas áreas de biocombustíveis, armazenagem, indústrias e concessões de rodovias. Temos a menor taxa de desemprego do país e investimos fortemente na qualificação profissional, criando um ambiente propício para o desenvolvimento e a geração de empregos. O Estado já possui um relacionamento comercial duradouro com Israel, que pode ser expandido ainda mais com novas oportunidades de negócios”, afirmou.
Em 2023, Mato Grosso se destacou como o principal exportador brasileiro para Israel, impulsionado por produtos como soja, seus derivados, milho e carne bovina. Essa parceria crescente abre portas para novas oportunidades de colaboração em setores estratégicos em ambas as regiões.
O embaixador agradeceu a oportunidade de visitar Mato Grosso e demonstrou interesse em fortalecer os laços entre Israel e o Estado.
“Acreditamos que o comércio entre Israel e o Brasil tem um potencial enorme para crescer. O Brasil é um importante fornecedor de produtos como soja e carne para Israel, enquanto o Brasil importa fertilizantes de Israel. A diversificação do nosso comércio, incluindo áreas como tecnologia, inovação e turismo, trará ainda mais benefícios para ambas as nações”, enfatizou.
Daniel Zonshine também destacou o grande potencial turístico de Mato Grosso como atrativo para os israelenses.
“O Estado de Mato Grosso possui um grande potencial para receber visitantes israelenses, e as iniciativas de encontros entre comunidades, empresas e demais áreas de interesse são um passo fundamental para fortalecer ainda mais a nossa relação”, completou.
Também estiveram presentes no encontro o Assessor de Agronegócios e Água da Embaixada de Israel no Brasil, Ari Fischer, e a Assessora da Unidade de Assuntos Internacionais da Casa Civil, Bruna Moraes de Aquino.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Sema intensifica fiscalização nas regiões do Manso e Porto Cercado
A Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), com apoio das 1ª e 3ª Companhias Independentes e 9º e 10º Batalhões da Polícia Militar, intensificou o patrulhamento fluvial nas regiões de Nobres, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães e Poconé.
A ação, que começou na quarta-feira (11.3) e se estendeu até esta terça-feira (18.3), resultou na apreensão de 130 munições, um kit de carregamento de cartuchos, três armas de fogo, duas redes de emalhar, utilizadas para pesca predatória, e uma espingarda de pressão, na região de ilhas no Lago do Manso. Uma pessoa também foi conduzida à delegacia de polícia para prestar esclarecimentos.
Além das apreensões, as equipes de fiscalização também realizaram várias abordagens para orientação aos moradores sobre a legislação vigente no Estado de Mato Grosso, com foco na Lei da Pesca.
Já na região do Porto Cercado, no município de Poconé, a fiscalização foi realizada às margens do Rio Cuiabá no início da última semana e resultou na apreensão de 18,25 kg de pescado irregular. A ação buscou coibir a pesca predatória e fiscalizar a documentação de pescadores.
Durante a inspeção em um rancho, a equipe encontrou exemplares de Pacu abaixo do tamanho permitido por lei, armazenados por um morador local, que não possuía registro de pescador amador ou profissional. O pescado foi apreendido e lavrado o auto de infração, gerando multa de R$ 13.650,00. O pescado apreendido foi doado a APAE de Poconé.
Denúncia
A pesca ilegal e outros crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou whatsapp), pelo e-mail [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão ou Fale Cidadão da CGE ou em uma das regionais da Sema.
Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Projeto oferece cursos gratuitos de cerâmica artesanal, violão e violino
Estão abertas as inscrições para a segunda edição do projeto “Saberes, diálogos entre cultura, educação e política”, que oferece cursos gratuitos de cerâmica artesanal, violão e violino em Cuiabá. A ação realizada pelo Instituto Brasil conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).
De acordo com os organizadores, o projeto busca ampliar a visibilidade de profissionais capacitados e promover mudanças em cenários marcados por desigualdades.
“A iniciativa se justifica por seu potencial cultural, econômico e político, oferecendo soluções práticas para desafios regionais”, afirmam.
Estão sendo disponibilizadas 10 vagas para as oficinas de violino e 10 para de violão para crianças. Além delas, o projeto oferece 10 vagas para oficina de cerâmica para idosos e 10 vagas para oficina de cerâmica para crianças e adolescentes com idade de 8 até 15 anos.
As inscrições são gratuitas e os interessados devem se inscrever aqui. A seleção prioriza crianças de famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa, cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), em situação de risco ou atendidas por serviços de assistência social, como CRAS e CREAS, entre outros critérios.
Já na oficina de cerâmica para idosos terão prioridade aqueles com renda mensal de até um salário-mínimo por pessoa, beneficiários de programas sociais como Bolsa Família ou BPC, e aqueles que vivem sozinhos e outros.
Algumas oficinas já tiveram suas aulas iniciadas, como a de violão, violino e cerâmica artesanal para idosos, no entanto, interessados podem se inscrever mesmo assim.
Além das formações, o projeto inclui o podcast “Saberes: diálogos entre cultura, educação e política”, que será lançado quinzenalmente, com episódios de 30 a 40 minutos. O programa terá entrevistas com especialistas e abordará temas como cultura, educação e política, com ênfase no papel da mulher na sociedade. A produção contará com equipes especializadas em som, iluminação e cinematografia, além de profissionais de comunicação responsáveis pela divulgação nas redes sociais.
A partir do dia 24 de março, novas turmas serão abertas nos seguintes locais: Bairro Poção (cerâmica para idosos), Bairro Bela Vista (violão) e Bairro Duque de Caxias (violão). Oficinas de costura também serão oferecidas em breve.
A ação conta ainda com apoio via emenda parlamentar.
Para mais informações: @instutobrasilmt
Cronograma das Oficinas:
– Cerâmica Artesanal (crianças e adolescentes): de 19 de março a 24 de abril de 2025.
Local: Associação Flor Ribeirinha – São Gonçalo Beira Rio
– Musicalização (violão e violino): de 18 de março a 10 de abril de 2025.
Local: Pastoral da Criança – Bairro Novo Paraíso I e II.
– Cerâmica Artesanal (idosos): de 17 de março a 15 de abril de 2025.
Local: Associação Mato-Grossense Pró-Idosos – Bairro Poção
*Sob supervisão de Cida Rodrigues
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região5 dias ago
Agropecuária Grendene em Cáceres está sendo vendida ao empresário Júnior da Friboi
-
Cáceres e Região7 dias ago
Mulher chegada de área de garimpo em Angola na África é internada com malária no Hospital São Luiz em Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias ago
Sema abre concurso com salário de até R$ 9,9 mil e 122 vagas em dez cidades: Cáceres é uma delas
-
Cáceres e Região6 dias ago
Lambança: Prefeita Eliene veta seu próprio projeto de lei do RGA e gera polêmica em Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias ago
Adolescente grávida é achada morta no quintal de casal que tentou registrar bebê em Cuiabá
-
Cáceres e Região5 dias ago
Polícia Civil prende seis faccionados envolvidos em homicídio em São José dos Quatro Marcos
-
Cáceres e Região5 dias ago
URGENTE: Caminhão tomba na Serra do Mangaval, na BR-070, próximo a Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias ago
Cáceres: Justiça Militar absolve policiais acusados de tortura em abordagem policial