Brasileirão Série A

Garçom e artilheiro: Juan e Kleber têm participação em 54% dos gols do Coxa

Published

on

O meia Juan e o atacante Kleber são dois dos principais nomes do Coritiba na temporada atual. Quando um deles não jogam por lesão ou suspensão, o time costuma cair de rendimento. E os números provam a importância de ambos. Juan tem seis gols e seis assistências no ano (é o líder do elenco neste quesito). Já o Gladiador é o artilheiro do Coxa, com 16 gols marcados – tem ainda um passe para gol. Ao todo, a dupla tem participação direta em 26 gols em 2016.

Como o clube soma 48 gols, contando todas as competições na temporada (estadual, Primeira Liga, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro), Juan e Kleber têm participação em 54,1% deles.

Kleber Juan Coritiba (Foto: Arte/GloboEsporte.com)Kleber e Juan: participação direta em 26 dos 48 gols do Coritiba na temporada (Foto: Arte/GloboEsporte.com)

As primeiras três rodadas do Campeonato Brasileiro ressaltam a importância para o time. O Coritiba tem três gols na competição – dois deles marcados por Kleber Gladiador (um na vitória por 1 a 0 sobre Cruzeiro e um na derrota por 2 a 1 para o Santos) e outro, feito por Alan Santos, com assistência de Juan (no empate por 1 a 1 com o São Paulo).

Todo time precisa de um artilheiro, um jogador que decida, que coloque a
bola para dentro. E ele tem sido fundamental para a gente desde o
começo do ano, sempre marcando 
Juan, meia do Coritiba, sobre atacante Kleber

– Isso é resultado do trabalho bem feito pela equipe toda, né? O time tem procurado uma consistência, tem encontrado uma forma de jogar. Passamos alguns momentos difíceis, perdemos alguns jogadores. Mas a gente está encontrando isso e tem tudo para fazer novamente uma sequência de bons jogos, como no estadual, com a equipe jogando de forma consistente, criando chances de gol e sendo segura na defesa. É uma equipe que tem muita qualidade e tem toda a condição de jogar de igual para igual com toda equipe, seja onde for o jogo. Então, isso é reflexo da qualidade do time – comentou Juan em coletiva na sexta-feira.

O próximo compromisso de Juan, Kleber e companhia será contra o Grêmio, às 18h30 (horário de Brasília) de domingo, na Arena do Grêmio, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. A dupla está garantida entre os titulares. “Garçom” do time, Juan destaca a importância de ter um jogador como Kleber, goleador em grande fase, no ataque:

– Todo time precisa de um artilheiro, um jogador que decida, que coloque a bola para dentro. E ele tem sido fundamental para a gente desde o começo do ano, está sempre marcando, é nossa referência no ataque, é líder dentro e fora de campo. Então, tem sido fundamental para a equipe este ano – comentou o camisa 11 do Coritiba.

O jogo contra o Grêmio, pela quarta rodada, terá transmissão do Premiere e do SporTV e será acompanhado em Tempo Real pelo GloboEsporte.com, com vídeos dos principais lances.

Próximo adversário: Grêmio
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data e horário: domingo, 18h30 (horário de Brasília)
Escalação provável: Wilson; Ceará, Rafael Marques, Juninho e Carlinhos; João Paulo, Alan Santos, Juan e César González; Leandro (Negueba) e Kleber
Desfalques: Amaral e Cáceres seguem em recuperação
Arbitragem: Sandro Meira Ricci (SC) apita a partida, com Bruno Raphael Pires (GO) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) nas bandeiras

Fonte: Globo Esporte

Comentários Facebook

Internacional

Governo publica edital de programa de intercâmbio para estudantes da rede estadual

Published

on

O Governo de Mato Grosso publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (23.01) o edital de seleção de estudantes da rede pública estadual para o programa de intercâmbio MT No Mundo, gerido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Ao todo, 100 estudantes serão selecionados.

O programa tem como objetivo incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e profissional, principalmente em relação ao domínio de uma língua estrangeira, por meio de imersão cultural e desenvolvimento de habilidades, competências interculturais e experiência de estudo.

O intercâmbio terá duração de três semanas e será realizado na Inglaterra. No período, o estudante receberá uma ajuda de custo semanal, no valor de 200 libras esterlinas (cerca de R$ 1,2 mil), para despesas pessoais, como transporte e alimentação. A acomodação será em casa de família no país de destino. A Seduc também providenciará os seguros viagem e saúde para o período do intercâmbio.

Todos os alunos regularmente matriculados no Ensino Médio da rede estadual de ensino já estão automaticamente inscritos para a seleção do programa de intercâmbio

De acordo com o edital, a previsão é que a classificação provisória dos estudantes seja publicada no dia 6 de março, e o resultado final no dia 14 do mesmo mês. O cronograma também prevê o agendamento para emissão dos passaportes entre 29 de março e 5 de maio. A data do embarque ainda não foi definida.

Critérios de seleção

As 100 vagas disponibilizadas serão divididas em dois grupos, que terão critérios distintos para seleção dos estudantes, e deverão obedecer a disponibilidade de vagas por Diretoria Regional de Educação (veja o quadro ao final da matéria). Os estudantes selecionados não poderão ser da mesma unidade escolar.

Para os dois grupos, os requisitos básicos são os mesmos: os estudantes devem ter cursado o Ensino Médio na rede estadual em 2022 e estar regularmente matriculados em 2023. Além disso, deverão ter no mínimo 14 anos no momento do embarque.

Para a seleção do grupo 1 também é exigido que o estudante tenha pelo menos três certificados de conclusão de nível na plataforma EF Education First. A plataforma faz parte do programa Mais Inglês, lançado pela Seduc em 2022, com o objetivo de potencializar o ensino da Língua Inglesa nas 700 escolas da rede estadual.

Os estudantes deste primeiro grupo serão classificados em duas etapas: a primeira consiste na análise dos requisitos, sendo que apenas passarão para a etapa final os alunos que estudam em escolas que onde o índice de acesso mínimo na plataforma é de 70%, e o índice médio de lições feitas pelos alunos na plataforma é de 17 lições.

Na segunda etapa, a classificação dos estudantes será feita com base em cinco critérios: 1) escolas com maior porcentagem de acesso na plataforma EF Education First; 2) escolas com maior índice médio de lições realizadas na plataforma; 3) estudantes com maior média das notas dos 3 certificados mais avançados emitidos pela plataforma; 4) estudantes que estiverem cursando a série mais avançada; e 5) estudantes com maior número de lições individuais realizadas.

Já o segundo grupo será composto pelos 50 primeiros colocados na Avaliação Formativa de Saída de 2022, obedecendo a disponibilidade de vagas por Diretoria Regional. É critério para a seleção do grupo 2 a frequência mínima de 85% em cada disciplina computada pelo SigEduca em 2022. Em caso de empate, a média na disciplina de Língua Inglesa será o primeiro critério de desempate.

De acordo com o edital, caso algum estudante se classifique nos dois grupos, a vaga no segundo grupo será passada para o próximo classificado.

A Seduc entrará em contato com a família dos estudantes selecionados para as orientações relativas ao intercâmbio. Todos os custos relativos à emissão de passaporte, certificado internacional de vacina, reuniões de orientação e embarque e desembarque serão custeados pela Seduc.

Abaixo, confira a distribuição de vagas por Diretoria Regional de Ensino. Já a publicação do edital pode ser conferida aqui.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Entretenimento

Eclipse lunar traz ‘Lua de sangue’ no domingo (15); saiba mais

Published

on

No próximo domingo (15), acontecerá o primeiro eclipse lunar de 2022. Será um eclipse do tipo total, que ocorre quando a Lua cheia se move para a chamada sombra umbral profunda da Terra (parte mais interna e escura). Isso ocorre porque nosso planeta passa em frente à luz solar enviada para o nosso satélite natural.

De acordo com o astrofísico americano Fred Espenak, conhecido por prever eclipses, como a Lua cheia do dia 15 de maio é a chamada superlua, por estar no perigeu, o ponto mais próximo da Terra, esse eclipse será considerado uma superlua de sangue. O fenômeno, que poderá ser visto em todo o Brasil, ocorre quando a luz do sol passa pela atmosfera terrestre, mas desvia pelos comprimentos de onda para refletir de forma avermelhada na Lua.

Diagrama da sombra do eclipse lunar do dia 15 de maio. (Fonte: NASA/Divulgação.)Fonte:  NASA 

Quando acontecerá o eclipse total da Lua no domingo?

Conforme o perfil Astronomiaum no Twitter, nas cidades com fuso horário de Brasília, o eclipse lunar de domingo terá início às 22h32, e terá o seu ápice na madrugada de segunda-feira (16) à 1h11, com o término ocorrendo às 3h51. Além do Brasil, a Lua de sangue poderá ser vista também nos EUA e Canadá, além de partes da África e Europa.

Diferentemente do eclipse solar, que só é observável em uma área relativamente pequena do mundo, os eclipses lunares podem ser vistos em qualquer lugar no lado noturno da Terra. A sua visualização também é mais segura, pois esses fenômenos não necessitam de nenhum tipo de proteção para os olhos, pois são mais escuros do que a própria lua cheia em si.

Para quem mora em grandes cidades, e não pretende viajar para locais com baixa poluição visual para assistir ao eclipse total da Lua no domingo, será possível visualizá-lo através do canal oficial da NASA do YouTube. O telescópio da agência aeroespacial norte-americana irá iniciar a transmissão das imagens do fenômeno a partir da zero hora do dia 16 de maio, no horário de Brasília.

Para assistir, basta clicar no link acima para definir o lembrete e, na hora marcada, acompanhar os detalhes em alta resolução.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/238420-eclipse-lunar-traz-lua-sangue-domingo-15-saiba.htm

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana